Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!
MárcioBottega.: oi Márcio! Tudo bem? Infelizmente ainda não uso o
V-Ray next 5.0 por
limitações de hardware da minha
máquina, portanto uso ainda o
V-Ray 3.60 no
3ds Max 2018...====================================================================
Porém fiz uma rápida pesquisa na net e vi que realmente a partir do
V-Ray Next 5.0 Beta 1, a
Chaos Group mudou o nome do
V-Ray HDRI para somente
"vray bitmap texture", então eles colocaram o mesmo nome do
Corona bitmap, pois a
HDRI no
Corona renderer é inserida com esse shader de
corona bitmap... rsrs ^^
Dei uma olhada rápida no site da
Chaos Group ( na parte do help do
V-Ray Next 5 Beta 1 ) e embaixo dessa opção do "bitmap parameters" que você marcou com o
número 2 ( vermelho ) tem a opção de
"mapping" >>
mapping type você escolhe a opção
"spherical" que é a opção mais correta para usar a HDRI...
** OBS.: Em algumas opções de
HDRI é interessante às vezes você habilitar o
"ground projection" que fica embaixo do parâmetro de
"mapping". Esses controles permitem dar um "flatten" na parte inferior de um mapa do ambiente em um plano virtual. Isso é útil para renderizar
objetos 3d quando você tem apenas um
environment map. Essa opção do
"ground projection" dá uma ótima sensação como se o
objeto 3d estivesse tocando mesmo o piso da
HDR...
Portanto se for um objeto que precise passar a sensação/ ilusão de que toca mesmo o piso 3d, é muito importante que habilite essa opção. ( ground projection )
A opção de
"ground projection" funciona apenas para environment maps; não funciona se a textura for associada a uma
dome light, por exemplo.
Na
1a. imagem que anexei do help do
V-Ray 5.0, ele mostra as opções agora do
vray bitmap texture com a opção de
"mapping", aonde você muda o
mapping type --->>
spherical, ok?
Na
2a. imagem mostro uma outra
opção importante de se alterar também é o
inverse gamma ( por
padrão ele vem
1,0 ). Se você diminuir esse valor para
0,95 ou 0,90 ( os valores são bem
sensíveis, por isso diminuia pouco a pouco cada valor dos parâmetros da
HDRI )...
O color space é controlado através desse parâmetro do
"inverse gamma" ( que é o
sRGB= standard R,G,B ), a
imagem HDR carregada é considerada com o color space de sRGB. Quando você vai diminuindo os valores de inverse gamma, você deixa mais nítido ainda as sombras e os brilhos que a
HDRI gera no
render final...** O
"inverse gamma" nada mais é do que a
correção do gamma da imagem, então por exemplo, se um
bitmap foi salvo na HD do seu PC com um
gamma= 2,20, o
"inverse gamma" dela é
1 / 2,20= 0,4545... para remover a
correção de gamma do render final...
O
sRGB é o espaço de cores padrão para as fotografias digitais, embora sua gama de cores não seja tão ampla quanto a do
RGB
** Me parece que você usou somente um
bitmap normal do
slate material editor do
3ds Max 2020 ou
superior.
Para você acessar as mesmas configurações dos parâmetros de modificação da
imagem HDR, você precisa usar o
shader --->>
"VrayBitmap texture" porque a
Chaos group mudou esse nome a partir da versão do
V-Ray Next 5 ( antigamente era
vrayHDRI )
====================================================================
E por fim o
parâmetro de modificação da
HDRI que é o
"time" que é usado para controlar a
animação de texturas., com as opções de:
loop, ping-pong e
hold.Espero ter
ajudado de alguma forma.
Boa sorte.Abraços e
sucesso!
__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...