Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

resident11   Piracicaba - SP
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Weverson M   Guarapari - ES
loskim   Goiânia - GO
Will   Pirapozinho - SP

Portfólios Ver Mais

Pedro Henrique   Pernambuco - PE
JACKEI   Manaus - AM
vicvitin   Curitiba
cretz   Goiânia - GO - AC

HDRI no V-Ray 5

Por: MarcioBottega  

Em: 30/10/2020 16:07

Olá pessoal
Estou usando o 3DS Max 2021 e o V-Ray 5
Não to entendendo porque meu HDRI não aparece como nos tutoriais que vejo por ai.
Deveria aparecer como na imagem 1
Mas sempre aparece como na imagem 2!

O que estou fazendo errado? Uma coisa tão simples!!! :(
* a primeira e segunda imagem NÂO contam! Não consegui apagar!
Essa que valem
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

MárcioBottega.: oi Márcio! Tudo bem? Infelizmente ainda não uso o V-Ray next 5.0 por limitações de hardware da minha máquina, portanto uso ainda o V-Ray 3.60 no 3ds Max 2018...

====================================================================

Porém fiz uma rápida pesquisa na net e vi que realmente a partir do V-Ray Next 5.0 Beta 1, a Chaos Group mudou o nome do V-Ray HDRI para somente "vray bitmap texture", então eles colocaram o mesmo nome do Corona bitmap, pois a HDRI no Corona renderer é inserida com esse shader de corona bitmap... rsrs ^^

Dei uma olhada rápida no site da Chaos Group ( na parte do help do V-Ray Next 5 Beta 1 ) e embaixo dessa opção do "bitmap parameters" que você marcou com o número 2 ( vermelho ) tem a opção de "mapping"  >> mapping type você escolhe a opção "spherical" que é a opção mais correta para usar a HDRI...

** OBS.: Em algumas opções de HDRI é interessante às vezes você habilitar o "ground projection" que fica embaixo do parâmetro de "mapping".

Esses controles permitem dar um "flatten" na parte inferior de um mapa do ambiente em um plano virtual. Isso é útil para renderizar objetos 3d quando você tem apenas um environment map. Essa opção do "ground projection" dá uma ótima sensação como se o objeto 3d estivesse tocando mesmo o piso da HDR...

Portanto se for um objeto que precise passar a sensação/ ilusão de que toca mesmo o piso 3d, é muito importante que habilite essa opção. ( ground projection )

A opção de "ground projection" funciona apenas para environment maps; não funciona se a textura for associada a uma dome light, por exemplo. 

Na 1a. imagem que anexei do help do V-Ray 5.0, ele mostra as opções agora do vray bitmap texture com a opção de "mapping", aonde você muda o mapping type --->> spherical, ok?

Na 2a. imagem mostro uma outra opção importante de se alterar também é o inverse gamma ( por padrão ele vem 1,0 ). Se você diminuir esse valor para 0,95 ou 0,90 ( os valores são bem sensíveis, por isso diminuia pouco a pouco cada valor dos parâmetros da HDRI )...

O color space é controlado através desse parâmetro do "inverse gamma" ( que é o sRGB= standard R,G,B ), a imagem HDR carregada é considerada com o color space de sRGB. Quando você vai diminuindo os valores de inverse gamma, você deixa mais nítido ainda as sombras e os brilhos que a HDRI gera no render final...

** O "inverse gamma" nada mais é do que a correção do gamma da imagem, então por exemplo, se um bitmap foi salvo na HD do seu PC com um gamma= 2,20, o "inverse gamma" dela é 1 / 2,20= 0,4545... para remover a correção de gamma do render final...

O sRGB é o espaço de cores padrão para as fotografias digitais, embora sua gama de cores não seja tão ampla quanto a do RGB

** Me parece que você usou somente um bitmap normal do slate material editor do 3ds Max 2020 ou superior.

Para você acessar as mesmas configurações dos parâmetros de modificação da imagem HDR, você precisa usar o shader --->> "VrayBitmap texture" porque a Chaos group mudou esse nome a partir da versão do V-Ray Next 5 ( antigamente era vrayHDRI )

====================================================================

E por fim o parâmetro de modificação da HDRI que é o "time" que é usado para controlar a animação de texturas., com as opções de: loop, ping-pong e hold.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Valeu Danilo pela força!
Muito Obrigado
Abração!!
Boas Marcio, você resolveu o seu problema com as dicas do Danilo?
Eu faz tempo que não uso o vray mas tenho o 5 aqui instalado, se precisar fala que eu mostro como utilizar uma hdri no vray.

Abraço
Olá Fernando!
Sim resolvi, eu estava usando um bitmap normal, mas tinha que ser vraybitmap!

Valeu!

Abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135151

Últimos membros registrados: cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1, projetos3.

Usuário(s) on-line na última hora: 686, sendo 27 membro(s) e 659 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Carla Franco, Nuno, Ricardo N., Ronaldo, Tomas, cretz, danyarq, cynthh_, hawph, JMDesign, marcelo de moraes, Fabio Amorim, Pedro Juliato, Abilio, renaz, Ronaldo Junior, Thiago, Juarez, Moura, Duda, Renatto, Andrezão de Paula, Elis, Andre Vieira, Gibran Farfud, ricardo duarte, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.