Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

luciano santo   Guarulhos - SP
Beckman3D   São Luis
Rafaelm   Rio Claro - SP - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Stherno   Vila Velha - ES/BR

Portfólios Ver Mais

Alexei   Jaraguá do Sul
Mauricio Jr.   Uberlandia-MG
Valerio   São Paulo - SP - SP
thiago-df   Brasília - AC

LUZES DE STROBO

Por: woshngton  

Em: 05/01/2021 18:02

Boa tarde pessoal,

Não estou conseguindo ajustar as luzes do strobo. O que consegui foi diminuir a intensidade do feixe, mas onde ele toca fica explodido e o formato do feixe parece um cone e deveria ser reto. Esse dois pontos não consegui fazer alterações. São target directional light, shadow map e volume light.

No caso aí 'strobo' seria essas luzes coloridas e tal né? (pq uma luz desse tipo só seria percebida como é num contexto de animação, a meu ver...).

É correto sim que o formato seja conico nas luzes do tipo spot... Uma questão interessante nesse sentido é que as luzes omnidirecionais dos programas 3d são compostas, na verdade, por algumas luzes spot perfeitamente encaixadas umas nas outras (isso no interior mesmo dos processos, etc..)... 



A luz direcional é pertinente de ser usada apenas pra emular uma iluminação solar/lunar.. Isso é pq existe uma 'ilusão' da Lua e tbm uma 'ilusão' do Sol, e ocorrem tanto por uma questão mental quanto por fatores fisicos/astronomicos... 

A "Ilusão da Lua" é uma questão mais intelectual (um "truque da mente") que faz a Lua parecer muito maior do que realmente é, e, caso não haja outras luzes, iluminar muito mais do que realmente ilumina... essa questão imagino que tenha sido de ajuda pros antigos caçadores e etc... Mas essa ilusão é muito mais uma habilidade do que um fato fisico realmente, e que pode ser amplificada com treino, ou determinados estados mentais, como por exemplo pessoas apaixonadas que veem a Lua muito maior, ou caçadores com adrenalina bombando e tal... 

A ilusão do Sol é um fenomeno muito mais fisico realmente, o Sol parece pequeno por estar muito longe (numa escala humana de distancias), mas parece proximo (quando eu era pirralho, um outro menino falava que o Sol estava a 40 km da Terra heheheh...) devido ao imenso poder dele mesmo (um fato interessante é que o Sol tem mais do que 99.5% da massa de todo o sistema solar), e a iluminação solar parece linear devido a um certo comportamento de fluidos, que as luzes ou photons emitem... devido ao Sol estar muito longe e da natureza expansiva de sua radiancia, há uma ilusão de linearidade na luz solar... no cinema e teatro isso é emulado com o uso de lentes nas luzes, como por exemplo a lente fresnel (se pronuncia 'frenél'), e nos programas 3d com as luzes lineares... 



Mas tá um pouco confusa a cena, talvez vc tenha feito alguns processos antes de outros mais relevantes, mas se o efeito aí é o mais relevante da cena, e vc tava empolgado pra fazer a cena, isso é isso é um erro que não deixa de ser sadio. Como é pra um render de quarto de motel, eu imagino q essa luz seja um 'toque final' pra cena... 

O que eu recomendaria é vc excluir essa luz (ou desligar inicialmente) com volume, e focar na composição da cena inicialmente sem esse efeito... eu recomendaria por exemplo (depois de desligar e esconder, ou deletar todas as luzes) começar com as luzes no teto, a por IES pra gerir essas luzes, as luzes IES dão mesmo umas manchas charmosas de luz nas paredes e chão e são gratis (tem um site de uma associação lá q vc baixa as IES das lampadas das fabricas mesmo) e dá tbm pra vc criar as suas proprias, etc... Aí então, tendo posicionado às luzes, vai testando às configurações de Camera e Render tendo em mente o quarto SÓ com essas luzes acesas e tendo em mente tbm alguma musica do Barry White (XD)... E depois pensa nas outras luzes q não devem ser muito fortes tbm, isso é importante (das luzes estarem fracas) pra o efeito de projeção ser mais crível tbm qdo vc puser (pq se não pode parecer uns "raio de abdução alienigena" ou aqueles scans laser etc. XD heuheu)... 

Também ver um pouco dos materiais, especialmente do espelho, que está a deixar à cena confusa (inicialmente eu achava que a parte direita do quarto era um reflexo da parte principal (do render), mas aí eu ví q n tinha a tv e frigobar e percebí q era outra parte da suíte e tal XD) de tão 'perfeito' q é essa reflexão xd..,  e tbm talvez um bumpzinho e um pouco de brilho nas madeiras tbm pra 'ornar'; a cadeira alí achei muito 'preta' tbm, talvez pôr um pouco de brilho ou pegar uma cadeira com detalhes metálicos, etc... Talvez pegar/fazer um model de 'roupa de cama um pouquinho bagunçada' (tem varios gratis) mas isso é questão de gosto tbm... Uma coisa que eu considero importante tbm pra cenas pequenas é vc não repetir os decores (as decorações), mas isso é coisa de gosto tbm...(ah é e a luz de linha ali na escada tá forte demais eu acho... e é estranho de ter num só dos degraus, mas já vi coisa bem mais estranha em projetos por aí XD)

Ah sobre o efeito né (quase posto quase esqueci aqui XD), a volume light do scanline dá pra vc usar nesse sentido mas, como é um efeito muito mais artistico do que realistico, pode ser um pouco dificil pra deixar realistico (a cada mudança de luz na cena vc teria q alterar tbm à luz com volume)... o que eu ja fiz nesse sentido e tendo resultados bastante satisfatórios foi usar um efeito de fog de ambiente (embora q como a cena seja de interior, na cena mesmo quase n muda nada XD, ou seja a cena n vai ficar 'enevoada'...) e luzes spot com projeção de imagens, mas 'n pode' usar muito volume na luz principalmente em cenas mais claras (só se for coisa tipo ruinas ou uma floresta no nascer do sol coisa assim, etc..) pq senão dá uma aparencia de ambiente 'sujo' ou 'empoeirado' e tal... Mas pensa q isso vai ser o ultimo detalhe mesmo da cena, inclusive vc pode fazer com composição depois (fazer a cena sem esse efeito e depois renderizar SÓ o efeito, pra compor no PS, etc...)...





   
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Obrigado
Quando é assim aperta no coraçãozinho e tal :3 (eu fico superfeliz qdo vejo XÞ...)... Ví q responderam aí li de novo o q eu escrevi (pq geralmente se tece alguma conversa quanto a essas coisas, quando se responde, etc..) antes de ver a resposta heheh, mas acho bacana tbm :), qq coisa aí da um toque...  
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Woshngton, tudo bem?

Creio que o Fox já te esclareceu bem, mas gostaria de completar com algumas dicas.

Você pode controlar até onde vai o efeito volumétrico e a própria luz usando o parâmetro Far Attenuation que fica no menu Intensity/Color/Attenuation da Spot e da Direct.
Quando habilita o Show e o Use no Far Attenuation, ele exibe um Gizmo no facho da luz indicando onde inicia a atenuação e onde termina, que você controla nos valores do Start e do End, como mostra a primeira imagem em anexo, depois do Gizmo do End não tem mais luz e nem efeito volumétrico.
A intensidade da luz e do efeito volumétrico vai diminuindo entre o Gizmo do Start e o Gizmo do End.

Na primeira imagem em anexo eu configurei o Far Attenuation da luz laranja para tocar de leve o piso, iluminando pouco ele, a luz azul está sem atenuação alguma e na luz rosa configurei para terminar antes de chegar na parede.

Porém, o certo é que a luz perca intensidade com a distância e isso faz o efeito volumétrico ficar mais forte perto da fonte de luz e mais tênue quando está distante.

Para conseguir este efeito basta habilitar a opção Inverse Squase no grupo Decay dentro do menu Intensity/Color/Attenuation, como mostra a segunda imagem em anexo.
Agora todas as luzes estão com o Inverse Square e sem Far Attenuation.

Neste caso, mesmo usando a luz Direct para criar um facho cilíndrico, ele vai afinar com a distância ficando parecido com um cône invertido, mas está correto!!!

Ainda é possível afinar mais o facho do que o permitido pelo parâmetro do Falloff, é só aplicar a imagem de um círculo pequeno no Projector Map da luz, dentro do menu Advanced Effects, como mostra a terceira imagem em anexo, você pode fazer o círculo com o Gradient Ramp na opção Radial.
Assim, também é possível projetar outros desenhos com a luz, como uma estrela igual aparece na terceira imagem.

Agora, se quiser um efeito de raio Laser, então, precisa aumentar bastante a intensidade da luz e do efeito volumétrico no Volume Light, além de usar um Gradient Radial para afinar o facho da luz Direct, neste caso não precisa do Inverse Square e nem do Far Attenuation.
O resultado do meu teste com estas configurações está na última imagem em anexo.

Qualquer dúvida sobre o que eu disse é só falar que explico melhor o ponto.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado André, me auxiliou em outro ponto que não citei na mensagem. Valeu mesmo!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707594.

Total de membros registrados: 135216

Últimos membros registrados: LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag.

Usuário(s) on-line na última hora: 1103, sendo 24 membro(s) e 1079 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, _mark0_cefiro, wdesign2006, Henrique Ribeiro, emersonforentin, Geraldo Nunes, Le_Andro, Thiago Couto, mario_3d_design, Celso Borttoloto, Frederico Wagner N. R., Osvaldo Arquiteto, Felipe Duarte, Duda, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Nuno, D2_Unrio, Sergio1987, TadeuB79, Anderson Miguel, Gibran Farfud, mixel.amorim, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.