No caso aí 'strobo' seria essas luzes coloridas e tal né? (pq uma luz desse tipo só seria percebida como é num contexto de animação, a meu ver...).
É correto sim que o formato seja conico nas luzes do tipo spot... Uma questão interessante nesse sentido é que as luzes omnidirecionais dos programas 3d são compostas, na verdade, por algumas luzes spot perfeitamente encaixadas umas nas outras (isso no interior mesmo dos processos, etc..)...
A luz direcional é pertinente de ser usada apenas pra emular uma iluminação solar/lunar.. Isso é pq existe uma 'ilusão' da Lua e tbm uma 'ilusão' do Sol, e ocorrem tanto por uma questão mental quanto por fatores fisicos/astronomicos...
A "Ilusão da Lua" é uma questão mais intelectual (um "truque da mente") que faz a Lua parecer muito maior do que realmente é, e, caso não haja outras luzes, iluminar muito mais do que realmente ilumina... essa questão imagino que tenha sido de ajuda pros antigos caçadores e etc... Mas essa ilusão é muito mais uma habilidade do que um fato fisico realmente, e que pode ser amplificada com treino, ou determinados estados mentais, como por exemplo pessoas apaixonadas que veem a Lua muito maior, ou caçadores com adrenalina bombando e tal...
A ilusão do Sol é um fenomeno muito mais fisico realmente, o Sol parece pequeno por estar muito longe (numa escala humana de distancias), mas parece proximo (quando eu era pirralho, um outro menino falava que o Sol estava a 40 km da Terra heheheh...) devido ao imenso poder dele mesmo (um fato interessante é que o Sol tem mais do que 99.5% da massa de todo o sistema solar), e a iluminação solar parece linear devido a um certo comportamento de fluidos, que as luzes ou photons emitem... devido ao Sol estar muito longe e da natureza expansiva de sua radiancia, há uma ilusão de linearidade na luz solar... no cinema e teatro isso é emulado com o uso de lentes nas luzes, como por exemplo a lente fresnel (se pronuncia 'frenél'), e nos programas 3d com as luzes lineares...
Mas tá um pouco confusa a cena, talvez vc tenha feito alguns processos antes de outros mais relevantes, mas se o efeito aí é o mais relevante da cena, e vc tava empolgado pra fazer a cena, isso é isso é um erro que não deixa de ser sadio. Como é pra um render de quarto de motel, eu imagino q essa luz seja um 'toque final' pra cena...
O que eu recomendaria é vc excluir essa luz (ou desligar inicialmente) com volume, e focar na composição da cena inicialmente sem esse efeito... eu recomendaria por exemplo (depois de desligar e esconder, ou deletar todas as luzes) começar com as luzes no teto, a por IES pra gerir essas luzes, as luzes IES dão mesmo umas manchas charmosas de luz nas paredes e chão e são gratis (tem um site de uma associação lá q vc baixa as IES das lampadas das fabricas mesmo) e dá tbm pra vc criar as suas proprias, etc... Aí então, tendo posicionado às luzes, vai testando às configurações de Camera e Render tendo em mente o quarto SÓ com essas luzes acesas e tendo em mente tbm alguma musica do Barry White (XD)... E depois pensa nas outras luzes q não devem ser muito fortes tbm, isso é importante (das luzes estarem fracas) pra o efeito de projeção ser mais crível tbm qdo vc puser (pq se não pode parecer uns "raio de abdução alienigena" ou aqueles scans laser etc. XD heuheu)...
Também ver um pouco dos materiais, especialmente do espelho, que está a deixar à cena confusa (inicialmente eu achava que a parte direita do quarto era um reflexo da parte principal (do render), mas aí eu ví q n tinha a tv e frigobar e percebí q era outra parte da suíte e tal XD) de tão 'perfeito' q é essa reflexão xd.., e tbm talvez um bumpzinho e um pouco de brilho nas madeiras tbm pra 'ornar'; a cadeira alí achei muito 'preta' tbm, talvez pôr um pouco de brilho ou pegar uma cadeira com detalhes metálicos, etc... Talvez pegar/fazer um model de 'roupa de cama um pouquinho bagunçada' (tem varios gratis) mas isso é questão de gosto tbm... Uma coisa que eu considero importante tbm pra cenas pequenas é vc não repetir os decores (as decorações), mas isso é coisa de gosto tbm...(ah é e a luz de linha ali na escada tá forte demais eu acho... e é estranho de ter num só dos degraus, mas já vi coisa bem mais estranha em projetos por aí XD)
Ah sobre o efeito né (quase posto quase esqueci aqui XD), a volume light do scanline dá pra vc usar nesse sentido mas, como é um efeito muito mais artistico do que realistico, pode ser um pouco dificil pra deixar realistico (a cada mudança de luz na cena vc teria q alterar tbm à luz com volume)... o que eu ja fiz nesse sentido e tendo resultados bastante satisfatórios foi usar um efeito de fog de ambiente (embora q como a cena seja de interior, na cena mesmo quase n muda nada XD, ou seja a cena n vai ficar 'enevoada'...) e luzes spot com projeção de imagens, mas 'n pode' usar muito volume na luz principalmente em cenas mais claras (só se for coisa tipo ruinas ou uma floresta no nascer do sol coisa assim, etc..) pq senão dá uma aparencia de ambiente 'sujo' ou 'empoeirado' e tal... Mas pensa q isso vai ser o ultimo detalhe mesmo da cena, inclusive vc pode fazer com composição depois (fazer a cena sem esse efeito e depois renderizar SÓ o efeito, pra compor no PS, etc...)...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..