Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Cidral   Curitiba pr - AC
pablorhino   http://www.tresd1.com.br
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
3dmarco   Blumenau - SC
juliano.lins   Recife-PE - AC

Luzes Photometricas

Por: Gaucho  

Em: 29/06/2005 11:19

Bom dia pessoal. Estou tendo problemas pra aprender a iluminar uma cena interna c luzes Photometricas. Ja procurei na busca aqui do site e nos tutoriais...mas n consegui nada. Estou usando 4 target point e logico o renderizador Radiosity (Max 5) e o q esta acontecendo e q as paredes q sao brancas estao meio azuladas em virtude do carpete azul q estou usando....como faço pra diminuir esse efeito? N sei se fui claro na explicação...desde ja agradeco a todos q prontamente sempre me ajudaram! Abs Adriano Santa Cruz do Sul-RS
Radiosidade provoca esse efeito ( GI), pode ser simplesmente isso. Qual a configuração das luzes, seria bom vocÊ posatr um wire da cenaassim como ela renderizada
n00b
Esse problema que está acontecendo não tem haver com as luzes fotométricas e sim com a radiosidade, seu tapete está emitindo muito color bleend, tem que diminuir esse valor. Sobre luzes fotométricas tem uma matéria muito boa que o André escreveu, da uma olhada nos tutoriais da 3d1 que está por lá. ;)
Seria isso Vymapel Acho q estou no caminho certo....mas o efeito ta muito forte....as paredes são na verdade brancas!!! Vi alguma coisa em proprieties das paredes...??tem algo a ver?? Abs Adriano
Obrigado Sandro...vou olhar...vi q o Andre vai atualizar os tutos...talvez seja um novo! Abs
To com o Sandro ta mais pra probema de radiosidade do que de iluminação. a não ser que as luzes estejam azuis :D
n00b
o radiosity trabalha em conjunto com os materiais adv lighting override, que possuem controles desses efeito. faça uma experiencia, pegue esse material que vc tem e clique no icone que deve estar em standard como se fosse definir um novo material. se quiser fazer a experiencia sem prejudicar seu material simplesmente duplique ele arrastando pra outra amostra no material editor antes de fazer esse procedimento. na tela dos materiais escolha o material adv lighting override. ele vai pedir confirmação para descartar ou utilizar como submaterial o material ja existente, escolha manter como submaterial. apos isso vc tem a interface do radiosity na mao, pode controlar todos os parametros nesse material, o parametro color bleed vai controlar quanto de cor do objeto passara pros outros via solução de radiosity, abaixe esse valor, recalcule a solução e veja os resultados, deve diminuir a incidencia de verde no render. aqui eu fiz um teste e diminui para 0,5 o color bleed deu pra notar bem a diferença. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Muito obrigado a todos! Ja estou lendo o tuto q o Sandro indicou e vou ver como funciona a dica do aabb2003! Adriano Santa Cruz do Sul - RS
Boa noite companheiros (n sou do PT...so pra esclarecer)...bom..estou postando a imagem apos uma tarde inteira de peleia c o Max. Achei q seria legal pra quem ajudou ver q sua ajuda n foi em vao...pois aprendi um eito hj!! Abs Adriano Santa Cruz do Sul - RS
outra dica tb pra usar o radiosity é usar o architectural material, um shader que vem com o 3dsmax 6 ou o 7. Ele já vem com o controlador de adv lighting override, e algumas "cositas mas" pra cenas iluminadas com radiosidade. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707691.

Total de membros registrados: 135300

Últimos membros registrados: ViniBoy777, MBS, Rinte1943, sc900dumps, Harrysapgar, bunta02, Bunta026, jeffshaw.

Usuário(s) on-line na última hora: 618, sendo 27 membro(s) e 591 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Hot, Rodrigosouza3D, Anderson Miguel, Nuno, clastac, cadwillem, look, Moura, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Juarez, gilson antunes, Gabriel, ViniBoy777, Carlos E. Nogueira, modena3d, deathstars, Starter, Roberto Trevelin, Eber.Silva, mastermax, Gabriel.C, Elis, Fernando Cunha, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.