Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
clebercmds   Timbó - SC - SC
lord3ddesigner   Goiânia - GO
mauriciod3d   São Lepoldo _RS - RS

Portfólios Ver Mais

Brunomps   Portugal - AC
vandeko1987   São Caetano do sul
Rogerio Coletti   Votuporanga / SP - SP

Luzes Photometricas

Por: Gaucho  

Em: 29/06/2005 11:19

Bom dia pessoal. Estou tendo problemas pra aprender a iluminar uma cena interna c luzes Photometricas. Ja procurei na busca aqui do site e nos tutoriais...mas n consegui nada. Estou usando 4 target point e logico o renderizador Radiosity (Max 5) e o q esta acontecendo e q as paredes q sao brancas estao meio azuladas em virtude do carpete azul q estou usando....como faço pra diminuir esse efeito? N sei se fui claro na explicação...desde ja agradeco a todos q prontamente sempre me ajudaram! Abs Adriano Santa Cruz do Sul-RS
Radiosidade provoca esse efeito ( GI), pode ser simplesmente isso. Qual a configuração das luzes, seria bom vocÊ posatr um wire da cenaassim como ela renderizada
n00b
Esse problema que está acontecendo não tem haver com as luzes fotométricas e sim com a radiosidade, seu tapete está emitindo muito color bleend, tem que diminuir esse valor. Sobre luzes fotométricas tem uma matéria muito boa que o André escreveu, da uma olhada nos tutoriais da 3d1 que está por lá. ;)
Seria isso Vymapel Acho q estou no caminho certo....mas o efeito ta muito forte....as paredes são na verdade brancas!!! Vi alguma coisa em proprieties das paredes...??tem algo a ver?? Abs Adriano
Obrigado Sandro...vou olhar...vi q o Andre vai atualizar os tutos...talvez seja um novo! Abs
To com o Sandro ta mais pra probema de radiosidade do que de iluminação. a não ser que as luzes estejam azuis :D
n00b
o radiosity trabalha em conjunto com os materiais adv lighting override, que possuem controles desses efeito. faça uma experiencia, pegue esse material que vc tem e clique no icone que deve estar em standard como se fosse definir um novo material. se quiser fazer a experiencia sem prejudicar seu material simplesmente duplique ele arrastando pra outra amostra no material editor antes de fazer esse procedimento. na tela dos materiais escolha o material adv lighting override. ele vai pedir confirmação para descartar ou utilizar como submaterial o material ja existente, escolha manter como submaterial. apos isso vc tem a interface do radiosity na mao, pode controlar todos os parametros nesse material, o parametro color bleed vai controlar quanto de cor do objeto passara pros outros via solução de radiosity, abaixe esse valor, recalcule a solução e veja os resultados, deve diminuir a incidencia de verde no render. aqui eu fiz um teste e diminui para 0,5 o color bleed deu pra notar bem a diferença. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Muito obrigado a todos! Ja estou lendo o tuto q o Sandro indicou e vou ver como funciona a dica do aabb2003! Adriano Santa Cruz do Sul - RS
Boa noite companheiros (n sou do PT...so pra esclarecer)...bom..estou postando a imagem apos uma tarde inteira de peleia c o Max. Achei q seria legal pra quem ajudou ver q sua ajuda n foi em vao...pois aprendi um eito hj!! Abs Adriano Santa Cruz do Sul - RS
outra dica tb pra usar o radiosity é usar o architectural material, um shader que vem com o 3dsmax 6 ou o 7. Ele já vem com o controlador de adv lighting override, e algumas "cositas mas" pra cenas iluminadas com radiosidade. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1193, sendo 12 membro(s) e 1181 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, TadeuB79, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.