Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
MCODesign   Ipiranga - SP - SP
efeito3d   São José dos Campos - SP
Daian   Belo Horizonte - MG
Torquato   Florianópolis - SC

Portfólios Ver Mais

rudieriel   Gravataí - RS
conceptart   franco da rocha
Rodrigo   Cuiaba - MT

Lumion começou a importar objetos gigantes

Por: MarcioBottega  

Em: 17/03/2021 00:57

Olá pessoal
Comecei a importar objetos de uma perspectiva que fiz no 3DS Max e agora os objetos começaram a importar enormes!!!!
O que será que aconteceu?
Sou Leigo no Lumion e apesar de ser um programa fácil e muito limitado não existe muitos tutoriais por ai! Só tem o Básico!!
Obrigado
O que posso imaginar é que modelaste no max em cm, tipo 1 metro é igual a 100 unidades.  É possível que o seu lumion esteja configurado em metros, tipo 1 metro é 1 unidade.  Então seu objeto será importado 100 vezes maior.  ou seu max pode estar em polegadas, aí importa 2,54 vezes maior.  Dá uma fuçada, não deve ser nada grave, acho que são as unidades mesmo.
Olá byboca!

Eu estava importando normalmente parte por parte de um prédio na escala conforme imagem 1
Daí fechei o Max abrir outros projetos e agora quando exporto a escla está 100% maior!!   Grrrrrr

Quando abro outro projeto, o Lumion importa no tamanho certo. IOutra imagem (casa)

Não estou conseguindo resolver. :(
a imagem 1 foi 2X :(
Todos meus trabalhos são em centimetros no Max
começou a importar assim gigante
:(   :(    :(
Descobri que o projeto que eu estava imprtando por seu muito antigo a escala esta 100% maior.
Mas como que os primeiros objetos que eu importei no Lumion vieram no tamanho certo. Só depois de um tempo deu "tilt" 
Oi Márcio, tudo bem?

Agradeço o Byboca por te ajudar, pois eu nunca usei o Lumion.

Mas se o problema for no 3ds max, tem outra coisa que pode afetar o tamanho além da unidade.
Se você aplicar o Scale num objeto ele não será escalonado de verdade, ele receberá um fator de escala que o programa usará para multiplicar o tamanho do objeto.
Então, mesmo que tudo esteja visualmente na escala certa, se tiver algum objeto que foi feito em outra escala e diminuído para ficar correto com a escala atual do projeto, pode ser que esteja eliminando o fator de escala na exportação deste objeto e ele apareça muito maior do que estava no Max.

Selecione o objeto que está dando problema, ative o ícone do Scale e clique com o botão direito em cima dele.
Vai aparecer a janelinha do Transform Type-in e deve estar com o valor 100 em todos os campos dela.
Se tiver qualquer valor diferente pode ser isso o problema.

Para resolver precisa aplicar Reset-X-Form e colapsar o objeto ou converter em Poly.
O Reset-X-Form fica no painel Utilities, o último do lado direito, aquele das engrenagens, que antigamente era um martelinho.

Por isso que um determinado objeto pode dar problema enquanto que outro objeto do mesmo arquivo funcionou direito.

Agora, de acordo com as imagens que postou, você está trabalhando em polegadas e exibindo os valores em centímetros.
O ideal é que trabalhe exatamente na mesma unidade que estiver usando no Lumion.
Então, se estiver com centímetros no Lumion, mude o System Units Setup do Max para centímetros também.
Caso contrário, os objetos vão chegar no Lumion 2.5 vezes maior do que deveriam como o Byboca disse.

OBS: Não pode mudar o System Units Setup depois que tiver qualquer objeto na cena!!!!!!!
Mude sem nada na cena e dai abra o arquivo do projeto, vai aparecer uma mensagem perguntando se deseja manter a escala do arquivo (File) ou do sistema (System), escolha a opção System e ele vai converter a unidade do projeto para a unidade que você definiu no System Units Setup.
Isso é muito importante!!!!!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito Obrigado Andre. Ajudou e muito!
Abraço!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1299, sendo 16 membro(s) e 1283 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Rocha, Eduardo Ramos, Anderson Miguel, Gabriel.C, Thiago Couto, Pedro Juliato, skalucard, Carla Franco, Duda, Ronaldo, Paulo Rodrigues Lima, Ricardo Paranhos, Nuno, Eber.Silva, Lisandro, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.