Oi Márcio, tudo bem?
Agradeço o Byboca por te ajudar, pois eu nunca usei o Lumion.
Mas se o problema for no 3ds max, tem outra coisa que pode afetar o tamanho além da unidade.
Se você aplicar o Scale num objeto ele não será escalonado de verdade, ele receberá um fator de escala que o programa usará para multiplicar o tamanho do objeto.
Então, mesmo que tudo esteja visualmente na escala certa, se tiver algum objeto que foi feito em outra escala e diminuído para ficar correto com a escala atual do projeto, pode ser que esteja eliminando o fator de escala na exportação deste objeto e ele apareça muito maior do que estava no Max.
Selecione o objeto que está dando problema, ative o ícone do Scale e clique com o botão direito em cima dele.
Vai aparecer a janelinha do Transform Type-in e deve estar com o valor 100 em todos os campos dela.
Se tiver qualquer valor diferente pode ser isso o problema.
Para resolver precisa aplicar Reset-X-Form e colapsar o objeto ou converter em Poly.
O Reset-X-Form fica no painel Utilities, o último do lado direito, aquele das engrenagens, que antigamente era um martelinho.
Por isso que um determinado objeto pode dar problema enquanto que outro objeto do mesmo arquivo funcionou direito.
Agora, de acordo com as imagens que postou, você está trabalhando em polegadas e exibindo os valores em centímetros.
O ideal é que trabalhe exatamente na mesma unidade que estiver usando no Lumion.
Então, se estiver com centímetros no Lumion, mude o System Units Setup do Max para centímetros também.
Caso contrário, os objetos vão chegar no Lumion 2.5 vezes maior do que deveriam como o Byboca disse.
OBS: Não pode mudar o System Units Setup depois que tiver qualquer objeto na cena!!!!!!!
Mude sem nada na cena e dai abra o arquivo do projeto, vai aparecer uma mensagem perguntando se deseja manter a escala do arquivo (File) ou do sistema (System), escolha a opção System e ele vai converter a unidade do projeto para a unidade que você definiu no System Units Setup.
Isso é muito importante!!!!!!!
Abração e tudo de bom.
André Vieira