Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jeff   ARAPONGAS - PR
renato.conti   Londrina - PR
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Reinaldo   Cuiabá MT - MT
Jhonny   mg. Belo Horizonte . Brasil - MG
Moro.3D   Brazil - SC
kblopsa   Novo Hamburgo RS

Manchas na Malha

Por: Anderson Miguel  

Em: 03/06/2022 05:44

Olá Pessoal.. tudo bem... não estou conseguindo entender pq que aparece essas manchas na estante, e também não estou conseguindo resolver... 
Oi Anderson, tudo bem?

Você já olhou o Mesh da estante com material cinza padrão na Viewport mesmo para ver se não tem problemas na malha, como erros de Smooth, que são comuns nestes casos, principalmente se você tiver chamfrado os cantos para arredondar!

Se for erro de Smooth, a forma mais fácil de corrigir é aplicando o modificador Smooth, habilitando ele e colocando um valor baixo, vem com 30 por padrão, terá que colocar 10 ou 5.
Neste caso o canto arredondado ficará chanfrado, para ficar arredondado tem que aumentar a quantidade de polígonos na malha e depois aplicar o Turbo Smooth ou então, se estiver no Max 2021 ou superior, pode aplicar o modificador Weighted Normals em vez de aplicar o Smooth com 5 no ângulo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ha, muito obrigado André... vou fazer uns testes aqui e depois eu te dou um retorno ok... wink
Oi Anderson, tudo bem?

Eu fiz um exemplo para te mostrar.

Quando tem superfícies retas e cantos arredondados, mas com poucos polígonos, é comum aparecer este problema, como mostra a primeira imagem em anexo.
Mesmo sem materiais é possível perceber a diferença de sombreamento nas faces e quando aplicar materiais vai continuar dando estas diferenças.

A imagem 2 mostra os cantos arredondados, mas foram arredondados na força, sem ter a quantidade correta de polígonos para poder arredondar suavemente.

Se aplicar o modificador Smooth com ângulo baixo, normalmente o ângulo padrão de 30 é suficiente, mas as vezes precisa diminuir mais, você consegue suavizar corretamente as faces para não criar aquelas sombras estranhas, como mostra a imagem 3.

Só que olhando os cantos de perto, vai perceber que não estão mais arredondados, como mostra a imagem 4, porque para arredondar e não criar as sombras estranhas precisa modificar a modelagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André tudo bem.. muito obrigado pelo passo a passo que vc postou pra mim... Eu vou falar aqui pra vc qual foi o processo que me fez chegar na modelagem dessa estante, talvez só ai vc já consiga captar o meu erro rs... Eu iniciei com um Box com as dimensões da estante, depois transformei em Editable Poly, deletei a malha da frente e adicionei o modificador Shell para dar a expessura da estante. Ai depois eu comecei a molelar a comeia, fazendo um outro Box com as dimensões da comeia, transformei em editable Poly, deletei a malha da frente e dei um Shell para dar a expessura, depois eu girei a comeia em 45 graus na comeia e chamei o Array para multiplicar a comeia na largura e comprimeinto e Attachei a comeia com a estante... as primeiras vez que eu fiz isso não deu problema depois começou a dar.. rs
Oi Anderson, tudo bem?

Eu entendi o jeito que você fez e não tem certo ou errado na modelagem, o que importa é o resultado final da malha.
O problema é que ter que ficar deletando faces, aplicando Shell e soldando novamente aumenta as chances de duplicar uma face, soldar errado ou causar algum tipo de defeito.
Então, vou postar um passo a passo mostrando como eu faria essa estante.

1- Primeiro crie um Plane com vários segmentos para a colméia, mas tem que fazer maior do que a área que pretende cobrir, pois vamos jogar fora os cantos.
Dai converte em Editable Poly, acessa o Polygon Modeling no Ribbon menu e clica no Generate Topology, assim, abre a janelinha dele onde poderá escolher a malha em 45 graus.

2- Depois, entra no Sub-object Edge e tecla CTRL+A para selecionar todas as Edges, em seguida, use o Chamfer para criar a espessura da madeira.

3- Troque para o Sub-object Polygon para não perder a seleção das Edges, isso é importante para agilizar, dai ligue o Snap de vértice, habilite o Cut e corte os polígonos clicando nos vértices para ficar só com a parte que interessa.

4- Delete as faces que sobram nos cantos usando o Sub-Object Polygon, dai troque para o Sub-object Edge que ainda estará com a seleção.

5- Remova da seleção das Edges desnecessárias, que são do fundo das prateleiras nas bordas, deixando apenas o contorno das prateleiras que usaremos para arredondar no final, então, para não perder a seleção, coloque um nome na área do Selection Sets e tecle Enter, eu usei o nome borda, como aparece na imagem 5.

6- Troque para o Sub-object Border, selecione o contorno do objeto e use o Scale junto com o Shift apertado para aumentar a borda do objeto e não causar problema na extrusão, depois vamos deletar isso.

7- Selecione todas as faces internas do fundo das prateleiras e use o Extrude para fazer uma pequena extrusão para dentro.

8- Depois, use o sinal de + para criar outras extrusões aos poucos, gerando mais Loops de Edges nas paredes das prateleiras, no final, crie outra extrusão pequena.

9- Volte para o Sub-object Edge, recupere a seleção das Edges pegando o nome que colocou no Selection Sets e use o Chamfer para arredondar os cantos, coloque pelo menos 2 Segments e ajuste o Tension para 0.5.

10- Aplique o modificador Smooth, habilite o Auto Smooth e o Prevent Indirect Smoothing.

Acho que assim acaba sendo mais rápido e mais prático.

Qualquer mínima dúvida que tiver no processo, é só falar que eu explico melhor o ponto.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado André pelas dicas.. vou fazer os testes aqui e depois eu dou um retorno pra vcs ok..  wink

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707699.

Total de membros registrados: 135307

Últimos membros registrados: nivialps, Jose10, amanda.goulart, Timothy, bdsantha, Faith, Lukasmiranda00, ViniBoy777.

Usuário(s) on-line na última hora: 661, sendo 22 membro(s) e 639 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago, Osvaldo Arquiteto, gago, Celso Borttoloto, 3dbp, Ronaldo Junior, amanda.goulart, gola31, claro_lima, Abilio, renaz, emersonforentin, gilson antunes, look, Roberto Trevelin, Alex Bastos , Jose10, Roberto Movanni, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.