Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
Bada   Osasco, SP - SP
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Eddy   Toledo - Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

rodrigo bispo   SÃO PAULO - AC
mdpontes   Macapá - AP
luizhmj   Capivari de Baixo - AC
Adams Silva   São Paulo - SP

Dúvidas : Bump , Filter , Railing....

Por: Bisewski  

Em: 12/02/2006 16:11

Hello there... Olá a todos , estou com dúvidas quanto a materiais , realmente ainda não caiu a ficha....eu anda não consigo aplicar dois mapas bump em um unico material....por exemplo poderia simular rachaduras numa parede , eu necessito de uma mapa para a parede e outro para a rachadura....Outro detalhe relacionado a materiais é em relação a um filtro de cor , numa escada pré moldada por exemplo onde é colocado degraus por degraus , um é um pouco diferente do outro , um filtro de uma cor poderia ajudar a não deixar esses degraus com tão parecidos um com o outro, acho que eu teria que fazer um material para cada degrau , até ai sem problemas , mas a questão é que em Diffise eu uso um mapa , e não uma cor...é ai que eu não sei mais me virar... Uma outra questão que tenho muita dúvida é como modelar um railing para uma escada Caracol....Como eu faço um tubo para uma escada caracol simulando um corrimão? Esse tubo tem que ser como uma "mola" para simular o corrimão..., eu acho que consigo modelar isso , mas será que é a única alternativa , por que modelar isso é muito oneroso.... All the best....
Oi Bisewski, tudo bem? É facinho, mas não é no Max que você vai fazer isso, é facinho e economiza render fazendo no PhotoShop, do que compondo no Max com o Composite. Você tem duas imagens em tons de cinza para aplicar no Bump, uma é da parede e outra das rachaduras. É só abrir o PhotoShop, abrir as duas imagens, selecionar a das rachaduras com CTRL+A, copiar com CTRL+C e colar sobre a outra com CTRL+V. Depois, na paleta Layers, você troca o modo do Layer para Multiply, na lista que fica no início da paleta. A imagem está pronta, aplica ela no Bump. Você pode ajustar o brilho e contraste para controlar melhor o tom das rachaduras e da parede. Branco é alto relevo e preto é baixo relevo. Sobre o Filter Color, não tem nada haver com o que disse, não é para variar a cor, é para controlar a cor de objetos transparentes, isso está explicado nos tutoriais da Três D1, já falei para você ler várias vezes. Você pode trocar a cor do mapa habilitando o Enable Color Map, no menu Output do Bitmap, você controla as cores nas curvas do gráfico. Para variar os tons, a melhor opção é o Tiles, mas para piso, na escada não vai ficar legal, mesmo que deligue o rejunte. Sobre o corrimão, você pode trazer do AutoCAD ou criar no Max uma linha de pé em cada degrau, que é o balaustre que segura o corrimão, assim, todos terão a mesma altura , depois, liga o Snap Vertex e pega uma linha, vai clicando em cada ponta das linhas dos balaustres para fazer a linha do corrimão. Entra no Sub Object Vertex, seleciona todos e transforma em Smooth, para ficar suave, habilita o Renderable e pronto, está feito, se estiver no Max 7.5 ou 8, pode fazer o corrimão retangular também, nos Max anteriores só dá para fazer redondo e quadrado com esse recurso. Todos estes detalhes das linhas estão explicados no tutorial Edit Splines. Abraços
Andre , você é um anjo amigo , muito obrigado pela paciência que vc tem comigo viu , por que o negócio é o seguinte , eu tenho todos os seus tutos no meu pc , todos gravados como .doc....O problema é que eu sou meio cabeça dura mesmo viu ...mas muito obrigado....
Oi Bisewski, tudo bem? Se você soubesse como eu fico feliz quando me falam destes tutoriais piratas que roubaram do site e distribuiram pela internet, você nem imagina!!! Fiquei muito tempo sem atualizar os tutoriais por causa destes energúmenos que distribuiram os tutoriais por ai. Por um lado foi bom, porque remeteu muitas visitas para o site, mas é bravo ver seu trabalho distribuido por ai sem autorização. Pelo menos dentro de dois meses eles serão totalmente obsoletos, porque os novos tutoriais estão muito melhores e adequados as versões mais recentes. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138530

Últimos membros registrados: Jardsonl, Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11.

Usuário(s) on-line na última hora: 1361, sendo 4 membro(s) e 1357 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luana Chen, Jhio Design, Jardsonl, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.