Oi Bisewski, tudo bem?
É facinho, mas não é no Max que você vai fazer isso, é facinho e economiza render fazendo no PhotoShop, do que compondo no Max com o Composite.
Você tem duas imagens em tons de cinza para aplicar no Bump, uma é da parede e outra das rachaduras.
É só abrir o PhotoShop, abrir as duas imagens, selecionar a das rachaduras com CTRL+A, copiar com CTRL+C e colar sobre a outra com CTRL+V.
Depois, na paleta Layers, você troca o modo do Layer para Multiply, na lista que fica no início da paleta.
A imagem está pronta, aplica ela no Bump.
Você pode ajustar o brilho e contraste para controlar melhor o tom das rachaduras e da parede.
Branco é alto relevo e preto é baixo relevo.
Sobre o Filter Color, não tem nada haver com o que disse, não é para variar a cor, é para controlar a cor de objetos transparentes, isso está explicado nos tutoriais da Três D1, já falei para você ler várias vezes.
Você pode trocar a cor do mapa habilitando o Enable Color Map, no menu Output do Bitmap, você controla as cores nas curvas do gráfico.
Para variar os tons, a melhor opção é o Tiles, mas para piso, na escada não vai ficar legal, mesmo que deligue o rejunte.
Sobre o corrimão, você pode trazer do AutoCAD ou criar no Max uma linha de pé em cada degrau, que é o balaustre que segura o corrimão, assim, todos terão a mesma altura , depois, liga o Snap Vertex e pega uma linha, vai clicando em cada ponta das linhas dos balaustres para fazer a linha do corrimão.
Entra no Sub Object Vertex, seleciona todos e transforma em Smooth, para ficar suave, habilita o Renderable e pronto, está feito, se estiver no Max 7.5 ou 8, pode fazer o corrimão retangular também, nos Max anteriores só dá para fazer redondo e quadrado com esse recurso.
Todos estes detalhes das linhas estão explicados no tutorial Edit Splines.
Abraços