Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RResende   Paulínia/SP - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Noemi   Marília - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

d.sodre   Curitiba - AC
erculesc   Ponta Grossa - Pr - PR
RV3D   Presidente Venceslau - SP

Dúvida Shaders do Mental Ray

Por: aleputz  

Em: 11/08/2006 10:55

Olá pessoal, Nossa, o site ficou muito show....já tinha entrado nele algumas vezes e agora ficou bem mais atrativo.....PARABÉNS!!! Bom, minha dúvida é a seguinte, sou meio leigo na questão shaders, dei uma olhada na sessão Shaders do Mental Ray e gostei dos resultados que posso obter com ele....lá explica como direcionar os arquivos dentro do MAX, mas não explica como acionar dentro do programa. Gostaria de saber como utilizar isso dentro do material editor, quais os ítens para utilizar isso. Desde já agradeço!!!
OI Aleputz, tudo bem? Obrigado, fico feliz que gostou do site. Sobre os Shaders, fica muito difícil de explicar porque cada um é de um jeito. Os Shaders aparecem normalmente na lista do Material Map/Browser dentro do Material Editor, normalmente basta aplicar num Slot do Material, as vezes precisa ser um material Mental Ray. Agora, tem alguns Shaders que só funcionam quando aplicados em luzes, câmeras ou parâmetros da janela Renderer. Alguns são bem complexos para montar e configurar, outros são bem simples. Dá uma olhada no tipo do Shader, se for um Shader de Output por exemplo, ele é aplicado no Output da janela Renderer, se for um Shader de Textura, você aplica nos canais dos Material pelo Material Editor. Se falar qual Shader deseja usar, fica mais fácil de explicar. Abraços
Opa André!!! Seguinte...eu vi um shader lá na sessão, o Deriver que dá textura ao objeto de materiais anisotrópicos.....achei interessante usar ele numa composição que estou fazendo. Aí eu salvei o arquivo na minha máquina, extraí os 2 arquivos para as respectivas pastas, a minha dúvida é como achá-los no material editor depois disso. Obrigado desde já!
Oi Aleputz, tudo bem? O Deriver vai aparecer dentro do Material/Map Browser. Se você clicar no Get Material, ele aparece entre os Shaders no Material/Map Browser. Mas ele sozinho não vai fazer muita coisa, para chegar naquele reflexo anisotrópico precisa também do Reflection Utility, depende da composição dos dois no Slot Surface do Mental Ray. Sugiro que você tente usar primeiro o Reflection Utility, pois é mais simples, depois que pegar o jeito dele, fica fácil compor com o Deriver para controlar o Azimut da anisotropia. Abraços
Obrigado pela dica André, vou estudar isso!!! Até mais!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1035, sendo 4 membro(s) e 1031 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Ronaldo, carlosborlin, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.