Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafaelm   Rio Claro - SP - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
alej0   Colombia
Lucas Rafael   Parana - PR
mauriciod3d   São Lepoldo _RS - RS

Portfólios Ver Mais

Rafaelart   São Pedro da Aldeia
david1993   cornélio procópio

Dica Autocad - Ao inves do DIVIDE

Por: heuew  

Em: 27/08/2006 21:21

Bem, eu apenas conheco o DIVIDE mas nunca curti usar ele. Nunca tive muito saco em configurar os points q são usados (PDMODE, PDSIZE). Então acabei trazendo do desenho manual uma dica legal. Pra quem não sabe, pode ser legal conhecer, e p quem tem pratica pode ser tao rapido quanto o comando proprio p dividir. Digamos que queiramos dividir a linha superior horizontal d um retangulo... Façamos entao uma linha saindo da quina de qualquer tamanho e qualquer angulo: Façamos copias dessa linha, tantas quantas forem a quantidade de divisão que desejamos: Em nosso caso, vamos dividir em 5: Vamos fazer agora um linha ligando o fim da ultima copia com a quina do retangulo: VAmos fazer uma copia dessa ultima linha e posicionando-a no ENDPOINT anterior: Vamos agora fazer uma linha partindo da intersecção dessa ultima linha com o retangulo ate o ponto perpendicular abaixo: Pronto, essa é a distancia resultante da divisão por 5. Fazendo as copias... Abraços
esse é o metodo de quando se desnhava a mão (ai q saudades q eu naum tenho) :-P :-P eu acho q rola mais o divide, pq vc pode usar um bloco, tipo essa linha mesmo, com o point do bloco em cima e dividir, outra coisa esse método só funciona pra linha reta, se for uma curva, rola mais o divide. acho um saco os point tb, por isso sempre tenho um bloquinho só pra isso.
Murcegão, blz? Alguem tem saudades? heheh, acho q a pior parte era normografar, arghhh, ou ter q raspar o vegetal com gillete... mas, mto bem lembrado, as curvas... de fato, os blocos são uma mão na roda no divide nesses casos, embora nao me lembre de ter precisado dividir uma curva, se ela fosse um pedaço de uma circunferencia, eu usava o array mesmo. Mas me diz, trocando experiencias, que maneira vc mede angulos que não por cotas? Dá pra fazer tranquilo uma rotina em LISP, mas nao sei pq ainda nao vi um comando em q se clicasse em dois segmentos pudesse ter o angulo. Abraços
ii cara, pior q eu só sei usando cota tb :-P :-P no 2006 tem aquele lance de quando vc cria a linha aparece o tamanho e angulo, aí é só sobrepor aquela q já tem mas eu acho mais demorado q cotar eu acho q falto um dist de angulo na cad, num é mesmo??? e outra coisa... eu odeio lisp rsrsrs naum gosto de programação, acho q minha mente é artistica d+ e Lisp é engenharia d+ pro meu gosto :D :D ou, eu mexo com Cad tem uns 10 anos já... qualquer coisa se vc prescisar tamos aí... sobre dividir uma curva, eu uso pra fazer talude, escadas curvas, árvores q seguem uma curva do terreno, coisas q vc sabe a quantidade, mas naum tem saco pra ficar calculando angulo...rsrsr
hehe, de fato, acho q tenho um pe lá na engenharia... o lisp ja me poupou um bocado de trab.. tb mexo no AutoCAD ha algum tempo, a primeira versao ainda era no DOS, R12... to por aqui tb pq comecei a me interessar pelo max, to devorando um livro aqui com seus tutos p poder cair na pratica por contra propria. Mas sabe, sinto falta de um lugar p ta trocando informacoes a cerca do Autocad, assim a gente não se acomoda e aprende sem notar, mas só achei um forum ae de uma empresa q por eqto, foi a melhor opçao para Autcad. Abraço, qq coisa, tamos ae p trocar experiencias. André
Olha... não entendi bem o porquê do tópico, pois não me pareceu dúvida em relação ao DIVIDE do AutoCAD, mas achei uma maneira muito trabalhosa... Muito mais fácil e rápido é desenhar uma linha paralela à face do retângulo a qual se quer dividir e dar o comando DIVIDE na linha e depois mover os pontos (DOTs) para a face do retângulo (conforme imagem abaixo...) Para configurar os pontos para que possam ser vistos, pode ser feito através do prompt de comando digitando DDPTYPE, e pode-se alterar também seu tamanho com as opções Set Size Relative ou Set Size Absolut ( o padrão é Relative 5%)... ou ir em Format / Point Style ( que abrirá a mesma janela do Point Style). Uma dica: pra não ter q digitar DDPTYPE eu abreviei o comando para apenas DDT, através do PGP... na verdade meu PGP é todo reconfigurado para agilizar e abreviar os comandos, pois não uso os ÍCONES no AutoCAD nem no ADT (Architectural Desktop)... Em relação aos ângulos, basta dar o comando DIST nos 2 pontos da reta que no prompt de comando aparecerá as dimensões ( real e projetadas em X e Y ) bem como os ângulos. Para aumentar a pricisão do ângulo medido ( já que o default do CAD é apenas os graus) vá em Format / Units / - da pra ajustar tanto para a Distancia como para os Ângulos em Precision. Caso alguém tenha alguma dúvida em como abrir o PGP e reconfigurar os prompts de comando, ou qualquer outra dúvida sobre o AutoCAd é só me avisar que explico na boa!!!
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Tdo bem Braincancer? Sim sim, eu apenas quis provocar comentarios acerca dessa minha maneira preferida de dividir um segmento. Não foi uma dúvida e sim mas um posicionamento. Configurando as variáveis PDMODE (tipo de ponto) e o PDSIZE (tamanho) vc visualiza tais pontos e com o NOD do OSNAP capturar esses pontos. Tem a opcao de usar um bloco no lugar dos pontos tb, como disse o Murcegão. Com relação ao ângulo, o DIST apenas informa o valor que o segmento faz com o eixo dos xis e caso esteja em 3d tb diz o angulo q forma com o plano XY. Mas um angulo entre dois segmentos vc so consegue usando uma cota para angulos. Abraços
Ah.. blz velho!! Agora entendi o que vc tva falando... hehe!! Para conseguir fazer a leitura de ângulo entre dois segmentos de reta sem usar a cota, use o DIST, mas tem q alterar o UCS (prompt: UCS - "Ob"de object e clicar em cima de uma das linhas) para ficar paralelo a uma delas, ai então é só usar o DIST que se obtem o angulo entre os dois segmentos de reta. No meu caso o atalho para alterar o UCS é "UU" que é bem mais rápido que digitar UCS... rss Abraços!!
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
mas acho q aí q entra o ponto q estavamos conversando... o dist naum mede o angulo entre duas entidades, se for pra mudar o ucs, tudo bem, se for pr acriar um lisp, mas eu acho q tinha q ter um comando específico pra isso, tipo distang, ou algo assim rsrsr, nisso cotar o angulo acaba sendo mais rápido. Eu gosto do divide, quebra um galhão. comando naum usuais: A gente poderia criar uma lista de comando q pouca gente conhece mas q saum ueis as vezes. REINIT - para reinicias o PGP quando se modifica sem reiniciar o CAD MIRRTEXT - quando o texto rebate no mirror CMDDIA - quando some a janela de plotagem (já aconteceu comigo, pala de CAD rsrs) postrem contribuições aí galera. acho q eu tô disvirtuando o tópico :-P abraço
Continuando... DISPSILH - de display silhouette - controla se os poligonos de construção serão mostrados ou não qdo usar o HIDE; SAVE - salva o desenho atual em um local especificado e volta p o local atual, como se fosse fazer um backup. Diferente do SAVEAS que salva em local especificado e vai p esse local. Esse SAVE é digitado na linha de comandos e nao é o mesmo SAVE no menu FILE, esse é o QSAVE; SOLVIEW e SOLDRAW - usados em conjunto para desenhar a partir de solidos, um desenho no plano. ótimo p finalização e apresentação, pois como são feitos com linhas, arcos, circulos, ellipses... não ficam grandes.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1095, sendo 2 membro(s) e 1093 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.