Resolvi postar essa dica para quem prefere deixar o OTRACK desligado.
Trata-se de se combinar pontos nos 3 eixos p conseguir um ponto que nao passa por nenhuma entidade. É como se fosse criado um ponto imaginário.
Esse são os Coordinate Filters (.x, .y, .xy, .xz, or .yz). Quando não existia OTRACK essa era uma otima saida, e ao meu ver continua a ser quando temos o espaço 3D.
Vamos exemplificar que fica mais facil o entendimento.
Pense como seria capaz de mover um retângulo sendo que o Base Point(ponto base) fosse o centro dele?
Poderia ser traçado uma linha que passasse na metade da altura e outra na metade da largura, a intersecção seria o centro:
Também poderia ser traçado uma linha que fosse de um canto a outro, ou seja, a diagonal, o meio dessa linha seria o centro:
Essas duas alternativas usam além comando do MOVE o comando LINE. Os filters dispensam outros comandos, veja como acontece:
Executando o comand MOVE ocorre o seguinte:
Select objects:
Selecione os objetos:
Base point or displacement:.X
Ponto onde o usuário deseja agarrar o objeto...
Note que quando o AutoCAD pede um ponto a informação dada foi .X, ou seja foi dito ao AutoCAD que a entrada seria de um ponto no eixo X.
Então usando o OSNAP, pegue o MIDPOINT na linha horizontal inferior (p exemplo) do retangulo
of (need YZ): Aqui ele solicita um ponto. Se o ponto for informado, ele entendera como sendo no eixo Y. Então usando o OSNAP, pegue o MIDPOINT na linha vertical esquerda do retangulo.
O AutoCAD fará o cruzamento dos dois valores e achará o ponto.
OBS.: Se qdo o AutoCAD pedir of (need YZ): for digitado.Y , o programa pedira depois de dado um ponto em Y, um ponto em Z. Isso é mto util p pegar o centro de um objeto em 3D.
Abraços