Oi Luiz, tudo bem?
Eu tive a oportunidade de estudar o Final Render por um ano, o Brazil Render por um ano e o V-Ray por dois anos.
O Mental Ray eu uso desde o Max 3, quando saiu a primeira conexão com ele.
Todos são bons renders, dependendo de onde for usar, do tempo que tem para aprender, no investimento que pode fazer, tanto em cursos quanto em soft.
Tudo isso tem que ser levado em conta.
O Final Render só funciona bem em imagem estática, tem muito problema com animação. O Brazil e o V-Ray são muito bons, são rápidos e fáceis de configurar, são rápidos em imagem estática, mas são meio demorados em animação, porque precisa de configurações altas para ficar bom.
O Mental Ray é de um outro nível, é um render muito mais profissional, muito mais antigo, e totalmente multiplataforma. A concepção do render é de outra forma, ele é dividido em módulos shamados de Shaders que permitem fazer o que quiser, até fazer o que ele não foi feito para fazer.
O Mental Ray é ótimo para animação, é rápido e preciso.
O Mental Ray é super simples de configurar, os efeitos básicos têm poucos parâmetros, como GI, Caustics, Motion BLur, DOF. É tudo bem na cara e facinho.
O V-Ray, o Brazil e o Final Render têm uma burduada de parâmetros para configurar, tanto que tem até preset de render para poder configurar, quem é bom mesmo no render configura "na mão" e consegue ótimos tempos de render com ótima qualidade.
O mais complicado no Mental Ray é a composição de Shaders, porque as possibilidades são infinitas.
Conhecendo bem Shaders, mesmo sem escrever, você pode "montar" coisas incríveis.
Mas mesmo sem nada disso, apenas com os parâmetros do render e os materiais padrões que você está acostumado no Max, vai permitir obter imagens fotorealistas, porque o Mental Ray é totalmente compatível com o Max, o pessoal da Autodesk escreveu Shaders para o Mental Ray entender cada material, cada recurso.
Sendo assim, pode sair usando sem muito problema, só precisa aprender as configurações dos recursos básicos do render.
Abraços