Primeira msg

Por: Pedroca  

Em: 28/09/2006 12:58

Bom dia, quase boa tarde... Sou novo por aqui e essa é minha primeira mensagem. Sou cirurgião-dentista e comecei a mexer no 3DS há mais ou menos uns 6 meses, nas minhas horas livres, e acabei me fascinando pelo negócio. Ultimamente tenho feito umas maquetes mas estou longe de chegar perto do que já vi aqui no forum. Gostaria que quem pudesse me desse sugestões de como melhorar a sala abaixo, sei que deve estar cheia de defeitos mas estou me esforçando para aprender a pegar o jeito do negócio na raça mesmo. Se alguém puder colocar críticas agradeço desde já. Um abraço a todos. Obs: estou com dificuldades de colocar as imagens aqui no forum, qdo clico em prever esta tudo bem mas quando envio não aparecem, se alguém puder me ajudar... http://img172.imageshack.us/img172/2092/cosultorio02pb1.jpg
Pedroca, blz cara? Agente faz o seguinte cara, agente te dá umas dicas pra vc sobre cg e vc nos dá umas dicas contra dor de dente blz? :D Brincadeira cara, seguinte, a primeira coisa que reparei, é que o background está recebendo sombr da iluminação interna, e isso num pode. Voce provavelmente aplicou o background em um plano, como textura. Faça diferente, vá no editor de materiais, escolha um dos slots q não tenha nenhuma textura ainda, e então vá no get material,vai abrir outra janela, duplo click em bitmap, escolha essa imagem q vc quer por de plano de fundo dê OK. Agora tecle "8", vai abrir a janela "Environment and Effects. Arraste a imagem q vc colocou no editor de materiais para o Environment map da janela Environment and effects. Aparecerá uma janela escrito copy e instance. selecione instance. Agora vá no menu superior>views>viewport background, e em background source clique em "use viewport background" Lá em baixo, nessa mesma janela, em "apply source and display to" vc pode escolher entre aplicar esse background em todas as vistas ou apenas na vista que estiver selecionada, faça essa escolha e dê ok. Tudo isso foi para jogar a sua imagem de fundo no campo background, assim a imagem não recebe influência das luzes da cena. Existem outras maneiras de se fazer isso, mas esse lance q eu te falei é importante e muito usado. Para ajustar a imagem no background, caso vc tenha dificuldades, vale muito a pena vc dar uma lida nos tutoriais de materiais da 3d1, vc vai aprender muita coisa lá.
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Falando um pouco mais da sua cena, Ajuste as luminárias, estão disproporcionais com o tamanho das coisas na cena Como o background demonstra estar dia, coloque uma iluminação que venha de fora para dentro do consultório Eu aumentaria o tamanho dos ladrilhos do chão. Ladrilhos de chão costumam ser maiores que os de parede, e causam uma melho impressão. Qualrender vc tá usando?
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Boa tarde Alberto Em primeiro lugar gostaria de agradecer sua consideração em responder a msg e principalmente aos conselhos. Tenho notado aqui no fórum que o pessoal é bem gente fina e se ajuda muito, é uma pena que neste país, sem falar na minha quase ex-profissão de "dentista", as pessoas ainda não aprederam que é assim que todos conseguem crescer, mais uma vez te agradeço. Com relação a dor de dente o melhor remédio é não chegar a ter dor de dente, então escova e fio dental ainda são as melhores soluções rsrsrsrs... Com relação a imagem o que eu tenho ainda bastante dificuldade é com relação a ilumunação e materiais. Eu estou estudando o Guia autorizado do 3DS mas com relação a essas partes ele é muito conceitual e não explica muito como chegar a determinados ajustes para os diversos tipos de cena, apesar que eu também sei que tenho que "comer muito feijão" ainda para aos pouco ir aprendendo a dominar esse comandos. Quanto ao render eu estou usando o que tem no software, mental ray, mas tenho visto que muita gente aqui usa o V-ray. Para mim as vezes ainda é dificlil conseguir assimilar todas as diferenças das opções que o programa de dá, acho que o tempo ajuda. Mais uma vez te agradeço muito Grande abraço e sucesso...
hehe tamos aí cara, mas os que realmente merecem o mérito são os pioneiros da CG, pq ralaram muito mais e tiveram a boa vontade de dispor os estudos e o aprendizado que conquistaram sozinho para todos nós. Esses sim são feras. Quanto ao render, eu acho q vc tá certo, cara, o mental ray é um p...ta render, faz tudo o que os outros fazem e muito mais, se bem q esse muito mais não é simples de se aprender. Até a pouco tempo atrás, vc não encontrava praticamente nada sobre o mental ray na internet, pensei diversas vezes em comprar o vray, mas pensei bem e resolvi apostar no mental ray. Estou gostando muito dele, consegui dar o primeiro passo na caminhada da era dos renderizadores rs. Agora o André, chefão da 3d1 rsrs, tá começando a dispor algumas informações valiosas do mental ray, e já se vê pessoas querendo abandonar os renderizadores comerciais para aprender mental ray. Mas dá uma olhada nos tutoriais da 3d1, tem muita coisa boa que vai te ajudar a entender melhor. Iluminação é dificil, mas eu acho que materiais é mais ainda, e precisa de muito estudo, tentativa e erro, pra conseguir pegar o embalo. Boa sorte pra nós!
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Dr. pedroca... hehehe e serio vc e cirurgião-dentista?!?!?! haaaaaaaa muda de area... Dr. hehe cara bricadeira
Oi Pedroca, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que goste e que participe bastante. Se você está tendo dificuldade com iluminação e materiais, você está o mais normal possível, porque todo mundo sente dificuldade justamente nisso. Iluminação não é fácil mesmo, a primeira coisa que precisa ter em mente é que não se usa apenas as luzes do local. Se você for tirar uma foto profissional de um ambiente para sair numa revista, vai usar uma burduada de equipamentos de iluminação, refletores imensos que puxam a maior energia. Tudo para iluminar de acordo, se colocar luz de um lado, tem que colocar um pouco do outro, para não deixar escuro, e assim vai, é um trabalho difícil na realidade. Em 3D temos muitas vantagens, mas ainda é difícil, porque na realidade eles conseguem ver em tempo real o resultado, a gente não, temos que renderizar e as vezes esperar horas por isso. Livros sobre iluminação para fotografia podem ajudar muito. A criação de materiais é uma questão de conhecer bem os recursos dos materiais e observar muito bem o mundo real. O legal depois que começa a trabalhar com 3D é que você passa a ver coisas que antes nem percebia, reflexos, refrações de materiais que são lindas e acontecem em tempo real na nossa frente. :) Vendo como acontece no mundo e sabendo os recursos dos materiais, fica fácil reproduzir. Sobre render, eu acho que é importante aprender bem sobre luzes e materiais no render padrão do Max, porque é super rápido. Tudo que aprender nele, poderá usar em outros renders, se escolher o Mental Ray então, poderá usar exatamente tudo da mesma forma. Quando chegar neste ponto, só precisará aprender a configurar o Mental Ray, porque o resto você já sabe. Entre V-Ray e Mental Ray, não terá diferença nenhuma no resultado final, poderá chegar no mesmo resultado com os dois, mas no V-Ray tem que usar muitas coisas próprias dele em vez das coisas padrões do Max, como luzes, materiais, sombras, entre outros. Dá uma lida nos tutoriais sobre luzes aqui no site, tem sobre luzes Standard e Photometrics, estão na seção Tutoriais, clicando no botão do menu. Abraços

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