Oi CK, tudo bem?
Se você vai modelar direto no Max, faça igual a gente faz no AutoCAD, mas usando as unidades genéricas do 3ds max.
Não precisa mudar de unidade, usa a padrão mesmo, se você definir que 1 é igual a 1 metro, basta seguir isso em tudo que vai sair perfeitamente em escala, não em escala de unidades reais, mas em escala.
A modelagem é o primeiro passo para obter cenas realistas, a modelagem precisa ser bem detalhada.
Depois vem a criação de materiais realistas e o mapeamento correto das texturas.
Sem ajustar as texturas para ficarem realistas, o material aprece estranho no objeto, fora de proporção.
O material são os parâmetros que definem como a superfície se parece, controlando brilho, reflexo, refração e tudo mais, as texturas são uma parte dos materiais.
Depois vem a iluminação, que é uma parte onde o pessoal encontra mais dificuldade, conhecer técnicas de iluminação real para foto e vídeo ajuda muito.
Por fim vem o domínio de um render profissional, neste ponto você pode escolher vários, os mais comuns no 3ds max são: V-Ray, Mental Ray, Brazil Render e Final Render.
Mas tem vários outros.
O V-Ray é um plug-in desenvolvido pela Chaos Group e tem versão gratuita para baixar, mas a versão completa e totalmente funcional é comercial.
O Mental Ray que vem integrado no 3ds max desde a versão 6, você acessa os recursos dele no menu Assign Render dentro da janela Render Scene, teclando F10.
Neste menu tem que clicar no botão com 3 pontinhos na frente do item Production e escolher o Mental Ray na lista que aparece.
As fichas de configuração dele aparecem no topo da janela Render Scene, os Shaders dele aparecem no Material/Map Browser, dentro do Material Editor.
Abraços