Maquete Eletronica no Max?

Por: C K Zampilis  

Em: 19/10/2006 16:53

Gente, antes de mais nada boa tarde pra todo mundo. Estou trabalhando em uma empresa de iluminacao e eles costumam fazer simulacoes de iluminacao em predios no Photoshop e eu gostaria de fazer isso em 3D, mas eu so trabalho no MAX. É possivel fazer maquete eletronica utilizando somente o MAX?? Eu consegui modelar uma igreja pra fazer uma simulacao, mas tenho dificuldades na hora da iluminacao. Alguem me indica um curso ou tutoriais sobre iluminacao? AGRADECO A AJUDA.
CKZ - Carlos Kley Zampilis - Designer
cara vc consegui sim!! se vc já modelou a igreja o problema vai ser a iluminação pois eu axo um dos itens mais dificeis no max e a makete usa muito isso!! eu aconselho a tu ler os tutos aki do site que sabe eles te iluminam!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
C K Zampilis, tudo certo? Então, o esquema é o seguinte: Pra conseguir efeitos legais, acho que vc tem que estudar GI (global ilumination ou iluminação global). Dá pra ter resultados legais e rápidos com o recurso "light tracer" do render padrão do Max (o scanline). Se partir para os recursos de Gi em outro render (V-ray ou mental) melhor ainda. Sugiro que vc comece lendo tutos de gi e light tracer. Aqui na 3d1 e na parceira redpixel tem bons materiais. Estuda, monta, ilumina e posta aqui que a turma ajuda mesmo! Boa sorte.
Oi CK, tudo bem? Veja só, você pode modelar uma maquete só no Max a título de visualização, e com um bom método de trabalho, poderá fazer com uma boa precisão e velocidade. Mas normalmente projetos técnicos são feitos em programas de CAD, no caso de projeto de arquitetura se usa muito o AutoCAD. Você até pode pegar uma planta do AutoCAD para trabalhar no Max, mas precisa "limpar" essa planta antes para importar só o que você precisa e da forma que você precisa, então, é quase indispensável conhecer o mínimo de AutoCAD. Todos os projetos técnicos dessa empresa que você disse deve ser feito com o AutoCAD. Então, seria melhor fazer o básico da modelagem também no AutoCAD e dar o acabamento no Max. Não sei o quanto você conhece de Max, mas se está aprendendo, te garanto que é muito mais fácil modelar a alvenaria no AutoCAD do que no Max. No Max você coloca portas, janelas, texturas, móveis, iluminação e renderiza. Abraços
valeu mesmo pessoal. essas maquetes da empresa q eu trabalho sao apenas para silular para o cliente como pode ser a iluminacao. nao necessita de precisao exata, mas tem que estar bem ilustrada. nessa caso pelas suas respostas chego a conclusao q so o Max ja me permite fazer isso e qua falta mais conhecimento pra mim em iluminacao e render (nao sei trabalhar com o V Ray). obrigado Roger, Netroger e Andre pelas dicas. outra pergunta. O V Ray ja vem no Max ou tem q comprar separado? um abraco a todos.
CKZ - Carlos Kley Zampilis - Designer
Oi CK, tudo bem? Se você vai modelar direto no Max, faça igual a gente faz no AutoCAD, mas usando as unidades genéricas do 3ds max. Não precisa mudar de unidade, usa a padrão mesmo, se você definir que 1 é igual a 1 metro, basta seguir isso em tudo que vai sair perfeitamente em escala, não em escala de unidades reais, mas em escala. A modelagem é o primeiro passo para obter cenas realistas, a modelagem precisa ser bem detalhada. Depois vem a criação de materiais realistas e o mapeamento correto das texturas. Sem ajustar as texturas para ficarem realistas, o material aprece estranho no objeto, fora de proporção. O material são os parâmetros que definem como a superfície se parece, controlando brilho, reflexo, refração e tudo mais, as texturas são uma parte dos materiais. Depois vem a iluminação, que é uma parte onde o pessoal encontra mais dificuldade, conhecer técnicas de iluminação real para foto e vídeo ajuda muito. Por fim vem o domínio de um render profissional, neste ponto você pode escolher vários, os mais comuns no 3ds max são: V-Ray, Mental Ray, Brazil Render e Final Render. Mas tem vários outros. O V-Ray é um plug-in desenvolvido pela Chaos Group e tem versão gratuita para baixar, mas a versão completa e totalmente funcional é comercial. O Mental Ray que vem integrado no 3ds max desde a versão 6, você acessa os recursos dele no menu Assign Render dentro da janela Render Scene, teclando F10. Neste menu tem que clicar no botão com 3 pontinhos na frente do item Production e escolher o Mental Ray na lista que aparece. As fichas de configuração dele aparecem no topo da janela Render Scene, os Shaders dele aparecem no Material/Map Browser, dentro do Material Editor. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138565

Últimos membros registrados: Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1116, sendo 12 membro(s) e 1104 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: felipefariasss, rafacamposfp, jessicatorres, Jhio Design, SERPA, Luana Chen, Antonio Jorge, Rodrigo, JMDesign, marcio.alain, Alexandre Longo, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.