Oi Eduardo, tudo bem?
Sua pergunta foi bem tranquila, mas o Roger foi obrigado a trancar o tópico pela forma que o raoni postou a mensagem dele, já oferecendo todo tipo de argumento para gerar discussões, pois ele só falou bobagens, então, entram outros usuários para corrigir e acaba gerando uma discusão sem fim, por isso o Roger fez muito bem.
Mas faço questão de responder a sua pergunta, porque tem uma questão importante no que você disse.
A Chaos e a Autodesk nunca foram unidas, sempre foram separadas.
Da forma que você postou eu entendi que você acha que eles são parceiros.
A Chaos é uma ótima empresa que faz ótimos plug-ins, não apenas o V-Ray, eles estão desenvolvendo um projeto de plug-in para criar fogo e fumaça que será uma revolução, tem várias notícias sobre isso aqui na Três D1 e links para vídeos de exemplo deste plug-ins, ele se chama Aura.
Mas a Chaos ofereceu o V-Ray para colocar no Max na versão 5 e a Autodesk não aceitou, um ano depois colocou o Mental Ray, nisso a Chaos partiu para outras áreas, saiu versão para Rhino e outros softs, depois conseguiram coloca-lo no Cinema 4D, e pode ser que a Autodesk não tenha curtido muito.
Mas eu acho que não é por isso que simularam algumas coisas do V-Ray no Mental Ray para atrair iniciantes, eu acho que a Autodesk não está gostando do espaço que o V-Ray esta tomando em maquete eletrônica.
Porque no fundo no fundo, a verdade é que pretendem deixar o Max para arquitetura e visualização e o Maya para cinema e vídeo.
Se o V-Ray ficar muito popular em maquete com o Max, ele ficará com muito poder sobre os usuários que atuam nessa área onde a Autodesk deseja direcionar o soft deles.
Se a Autodesk oferece uma alternativa similar e tão fácil quando o V-Ray para atrair estes usuários e os iniciantes, não vai deixar a Chaos ter tanto poder sobre os usuários do soft deles na área que eles mais dominam, arquitetura e design.
Se o V-Ray estivesse ficando famoso em cinema e vídeo, que não é o caso, tenho certeza que a Autodesk não iria mexer muito com ele, não por enquanto.
O Mental Ray sempre teve fama de complicado, por isso tem menos adesões pelos usuários que criam maquete, pois são usuários de nível bem inferior aos que animam para vídeo e cinema, estes usam o Mental Ray, só que é uma área bem menor né, arquitetura e design é um mercado muito maior, a Autodesk quer que o Mental Ray entre neste mercado, não fique apenas em cinema e vídeo.
Por isso que está se dando este embate com a Chaos, já que ela tem o render mais usado nessa área de arquitetura e design.
A briga vai ser interessante, vale a pena esperar os próximos meses, as próximas versões, para ver o caminho que isso vai tomar.
Abraços