estudo no mental ray

Por: Dayuni  

Em: 29/12/2006 18:10

Oi pessoal Uso o Max já tem um tempinho, mas venho estudando o Mental Ray a pouco tempo e estou apreciando muito os resultados... COM ENORMES RESSALVAS! Em um dos tutoriais que fiz, inclusive postado aqui no fórum (mil perdões ao autor, mas não re-encontrei o tópico para citá-lo corretamente) percebi melhora significativa, no entanto dois problemas surgiram: 1 - a cena tá toda granulada 2 - demorou 1 hora e 20 minutos pra fazer o render final Usei uma mr area spot pra fazer o sol e uma mr area omni em cada janela. Liguei o GI e o FG (depois que ativei o FG o render passou a demorar mais) Alguém sabe o que eu errei? Obrigada desde já, não só por este tópico, mas por estar aprendendo tanto com vocês. Valeu!
Oi Dayuni, tudo bem? Seja bem vinda ao nosso fórum, espero que participe bastante aqui com a gente. Um render profissional como o Mental Ray leva cerca de um ano para começar a se sentir a vontade com ele, é complicado e é normal levar tempo para aprender. Sozinha é ainda mais difícil, pois não existe farto material gratuito sobre ele e mostrando todos os detalhes. São muitos detalhes que precisam ser resolvidos na configuração da cena e cada caso é um caso, não existe valores padrões, muda muito de cena para cena, um único objeto a mais na cena pode mudar toda a configuração. Pois os renderizadores trabalham por aproximação, para ter um render em tempo viável. Os renderizadores Unbiased não fazem essa aproximação, só que leva dias renderizando. O Mental Ray é biased e faz essa aproximação, que deve ser ajustada cuidadosamente em cada cena. Essa mesma cena sua se for agrupada e diminir, as configurações já não servem mais. Sobre tempo de render, vai levar um ano até começar a conseguir temos menores com o mesmo resultado, é normal isso em qualquer renderizador profissional. Você vai conseguir bons resultados nos primeiros seis meses, mas a um alto custo de tempo de render. Levar horas para renderizar uma imagem realista é comum, não é igual no render padrão que clicou e está pronto poucos minutos depois, é normal ficar por volta de 3 horas renderizando, depois que tiver experiência, no começo pode passar de 6 horas renderizando uma cena normal. Isso vai depender muito dos computadores que estão envolvidos no render, se tiver 2, o tempo cairá pela metade, se tiver 10, o tempo será 10 vezes menor. Agora, respondendo as suas perguntas. A sombra está granulada porque usou baixo Samples na Area dela. Não use MR Omni, use MR Spot nas janelas, pois deseja a emissão de luz apenas para um lado. Uma Omni tem o peso de 6 Spots. Sempre deve habilitar o FG para poder suavizar o mapa de Photons, como disse anteriormente, é normal demorar num render com efeitos modernos de iluminação, não é como no render padrão. Só que saber configurar muito bem os Photons e o FG é o que permite o menor tempo de render com a melhor qualidade possível. Mas isso não tem como explicar numa mensagem de fórum, um pouco eu expliquei nos tutoriais aqui do site, só que ainda precisaria de mais uns 10 só para falar de Photons e FG. Abraços
Oi André Obrigada pelas dicas. Vou fazer umas experiências com elas e dou notícias. Você tem razão, os materiais disponível são limitados, por enquanto estão sendo úteis para eu me ambientar, mas sei que a minha hora vai chegar... Espero que chegue mesmo. :D :D Um Feliz Ano Novo a todos Até
Oi gente Prometo não falar mais sobre este meu estudinho, mas só pra dividir com vocês... Troquei as MROmnis pelas MRSpots, diminui o Final Gather de 600 para 100 e consegui 18 minutos de render! Fiquei feliz, mas a primeira, mesmo toda granuladinha, me cativou mais. Até mais pessoal Valeu André
8:) Dayuni: gostei do material do piso! pode dar uma dica p gente? agora qnto a aprender mental ray autalmente eu dou 2 dicas: 1)_ compra logo o curso de mental ray do André aqui no forum em CD-ROM e aprende de cara muita coisa... mas muita mesmo... sem stress.... 2)_ entra no grupo de estudos do mental ray aqui mesmo no Forum da 3d1, em grupos de estudos e posta suas dificuldades e assim vai... abraço, ;)
DEUS é maior!
Oi Zulmar Jr O CD já é meta, só tô tentando ganhar de presente... Dei umas bisbilhotadas no grupo, mas ainda não postei nada. Preciso ler todos os tópicos pra não entrar fazendo pergunta batida que aí não tá certo, né É muito legal e estimulante para os estudos quando um recém chegado posta uma imagem e alguém pergunta sobre algo da cena. O piso foi assim: material mental ray Basic Shaders/canal Surface coloquei "DGS Material (3dmax)" dentro do DGS/ canal Difuse coloquei "Driftwd.jpg" vem no programa (quase certeza) dentro deste último testei valores para Tiling e ficou U=4 e V=1. Obrigada pelas dicas Até
Oi Dayuni, tudo bem? Fico feliz que está melhorando, você pode falar do seu estudo aqui o quanto quiser. O novo teste foi muito bem, foi mais rápido e ficou sem o granulado. Mas entendo porque gostou mais da primeira, porque o efeito de GI ficou mais intenso. Você pode ajustar isso no valor do Decay dos Photons, o padrão é 2, se mudar para 1,8 mais ou menos, a intensidade do GI ficará mais forte sem prejudicar a configuração da cena. Você está indo bem, muita gente não consegue obter uma imagem suave e sem defeitos de GI nos primeiros testes. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711106.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 761, sendo 10 membro(s) e 751 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, MoaMartins, Le_Andro, JMDesign, Daniel Monteiro, Geraldo Nunes, Luis Antonio, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Nicole_felix15.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.