Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas   Campos dos goytacazes - RJ
Luiz   São Paulo - SP
Vinicius Luiz   Teresina - PI
mdpontes   Macapá - AP
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES

Portfólios Ver Mais

Kleib   Belo Horizonte
Langue   São Luis - MA - AC
Rocha   Portugal - Internacional
rabellogp   São Carlos - SP - SP

como usar o displace no render padrao para gramas???

Por: Arlan  

Em: 04/01/2007 23:53

como usar displace no render padrão? caros amigos sou arquiteto e trabalho fazendo stands de venda e essa semana surgiu um grande duvida.. grama para o 3d sempre usei .. imagens e nunca me deu problema mas sinto q estou ficando para Trás .. e quero renovar meu conhecimento e li sobre os tópicos sobre esse assunto e infelizmente não consegui de maneira nenhuma usar esse displace para fazer a grama para uma area externa .. tentei usar como o nosso amigo andre falou ussar o displacement approx e não altera nada . ajuda..!! rss :-P
E aí, Arlan, beleza, cara, eu trabalho com o Vray, seria interessante saber se vc também usa o 'dito', se usar, eu posso te passar uma manha que deixa a grama realisticamente real... hehe um abraço, até mais.
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV
cara valeu pela resposta tão rápida, porem o v-ray e show de bola eu sei eu uso só de brincadeira para algumas coisas, mas eu trabalho com stands de venda então as coisas as vezes tem q ser alteradas varias vezes ate chegar ao gosto do cliente e com v-ray eu perco muito tempo sabe como e .. o render dele .. por isso eu utilizo o scanline e por isso to atrás dessa solução com a grama .. mas valeu pela ajuda ... :D :D
O Salomão !! passa ae então cara a manha!!! :-P Obrigado!!
Beleza cara, conforme pedidos, aí vai: Bom, eu uso o Vray em minhas cenas, mas na realidade, não passo de um estudante também, e vivendo e aprendendo, primeiro, eu uso no max a escala de 1unid = 1 mt, então, fiz um plane com 2,0x2,0mts para fazer a demonstração: depois de revirar a net em busca de texturas de grama que ficassem boas na cena, eu desisti e resolvi fazer a minha, fotografando um jardim gramado, a textura tem aproximadamente 2x2 metros, vocês pode baixar no link, primeiro o mapa de textura, depois o mapa de bump: http://img329.imageshack.us/img329/716/modelocetrosh3.jpg http://img407.imageshack.us/img407/3493/modelocetrobumpuc7.jpg selecione a plane, e nos modificadores, selecione VrayDisplacementMod Nas propriedades, por default, vem configurado em 3D mapping, altere prá 2D mapping. Em Common params, clique no botão abaixo de TEXMAP, e selecione a textura de bump fornecida, ou de sua escolha. AMOUNT: determina a altura que terá o efeito, lembre-se que, como eu utilizo 1unid=1metro, a altura variável de um gramado seria em torno de 0,05 a 0,10 centímetros, eu costumo usar 0,10 conforme a vista, pois o efeito fica melhor, mas varia de caso a caso. nas propriedade de 2D mapping, o padrão é baixo, trabalhe entre 800 e 1200, mas é conveniente fazer alguns testes prá avaliar. dê um F10 e renderize uma vista prá avaliar o efeito. Feito isso, vamos ao material, como disse eu fiz os padrões do meu mapa personalizados, e estão disponíveis no link acima. Aplique no plane e renderize. Você pode fazer os seus ajustes, alterando a altura do Displace, mudando a textura, etc. E conforme as dimensões do seu gramado, aplique o modificador UVWmapping. E então Arlan, eu sei que o V-ray pesa um pouco, mas o realismo da imagem vale a pena, e esse tutorial pode ser útil a você. Por enquanto é isso, um abraço e até mais.
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV
Oi Arlan, tudo bem? No Max também é chatinho de fazer igual no V-Ray, tem que aplicar modificador e tal. Faça um teste ai, cria um Plane com bastante segmentos já, uns 10 x 10 por exemplo. Aplica o Modify Disp. Approx e clica no botão High dentro dele, para definir o máximo de subdivisões. Agora abra o Material Editor, pega um material Standard comum, coloca uma imagem de grama no canal Diffuse, como faz normalmente. Depois, clica no botão None do canal Displacement e escolha o Speckle na lista de mapas. Ele é ótimo para isso, apenas clique no botão Swap e pronto, renderize para você ver. Vai ficar tudo pontudo. Você deixa melhor ajustando a resolução do mapa, ou seja, ladrilhando mais o mapa com o Coordinates ou o UVW Map, também melhora aumentando a resolução do Plane, colocando 20 x 20 segmentos por exemplo. A altura você controla no valor di Displacement, está com 100 por padrão, se diminuir, a grama ficará mais baixa. Não vai funcionar bem num objeto importado do AutoCAD, se foi o que você fez, pois a malha do objeto será triangular e com baixa resolução, deixe para fazer o terreno no Max. O Displace fica bom em malha quad com boa resolução. No Mental Ray é muito mais fácil, basta aplicar o mapa Speckle como eu disse no material e aplicar no objeto, pode renderizar que já vai ficar certo. Ainda pode controlar a resolução melhor no menu do Displace dentro da ficha Renderer na janela Render Scene. Abraços
Olá pessoal! Grama é um obstáculo bem chato. Já vi que usar o Hair and Fur é inviável se o gramado for muito grande. Usando o Displace Approx, como o André falou no último post, consegui um resultado bem interessante no render padrão. Só que não usei o Speckle no canal Displacement. Coloquei um mapa feito à partir da própria textura de grama do canal Difuse. Depois de tudo pronto, converti o plane da grama em editable Poly e subi um pouco alguns polígonos para dar impressão de relevo no terreno gramado. Vou bagunçando meu MAX por aqui, modificando e experimentando um monte de coisas em cima do que o pessoal comenta. Um grande abraço a todos!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Oi Marck, tudo bem? Ficou muito boa a extrusão dos fios, você usou aquele mapa padrão que o Cadlongo postou aqui há muitos anos atrás, acho que o primeiro que postou foi até o Sandro Medeiros. E a composição com o fundo ficou legal também, se tivesse grama até a câmera, ficaria 100%. E legal para o pessoal ver como dá para fazer muita coisa boa no render padrão, que muita gente as fezes discrimina o coitado. O maior problema do Displacement do Max é exigir uma malha já com grande resolução, nos outros renders você pode usar malhas bem mais simples. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711105.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 737, sendo 9 membro(s) e 728 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, MoaMartins, JMDesign, Daniel Monteiro, Geraldo Nunes, Jucartoon, Fabio Catelleno, Roberto Movanni, Nicole_felix15.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.