Beleza cara, conforme pedidos, aí vai:
Bom, eu uso o Vray em minhas cenas, mas na realidade, não passo de um estudante também, e vivendo e aprendendo, primeiro, eu uso no max a escala de 1unid = 1 mt, então, fiz um plane com 2,0x2,0mts para fazer a demonstração:
depois de revirar a net em busca de texturas de grama que ficassem boas na cena, eu desisti e resolvi fazer a minha, fotografando um jardim gramado, a textura tem aproximadamente 2x2 metros, vocês pode baixar no link, primeiro o mapa de textura, depois o mapa de bump:
http://img329.imageshack.us/img329/716/modelocetrosh3.jpg
http://img407.imageshack.us/img407/3493/modelocetrobumpuc7.jpg
selecione a plane, e nos modificadores, selecione VrayDisplacementMod
Nas propriedades, por default, vem configurado em 3D mapping, altere prá 2D mapping.
Em Common params, clique no botão abaixo de TEXMAP, e selecione a textura de bump fornecida, ou de sua escolha.
AMOUNT: determina a altura que terá o efeito, lembre-se que, como eu utilizo 1unid=1metro, a altura variável de um gramado seria em torno de 0,05 a 0,10 centímetros, eu costumo usar 0,10 conforme a vista, pois o efeito fica melhor, mas varia de caso a caso.
nas propriedade de 2D mapping, o padrão é baixo, trabalhe entre 800 e 1200, mas é conveniente fazer alguns testes prá avaliar.
dê um F10 e renderize uma vista prá avaliar o efeito.
Feito isso, vamos ao material, como disse eu fiz os padrões do meu mapa personalizados, e estão disponíveis no link acima.
Aplique no plane e renderize.
Você pode fazer os seus ajustes, alterando a altura do Displace, mudando a textura, etc. E conforme as dimensões do seu gramado, aplique o modificador UVWmapping.
E então Arlan, eu sei que o V-ray pesa um pouco, mas o realismo da imagem vale a pena, e esse tutorial pode ser útil a você.
Por enquanto é isso,
um abraço e até mais.