Oi Adriane, tudo bem?
É um prazer ter você aqui no fórum, como pode perceber, são raras as mulheres.
Tem também a Priscila, que está aprendendo bem rápido, tem a Lígia, a Jéssica e a Laura, que são as que participam mais ativamente.
Eu espero que você participe bastante independente do render que escolha para trabalhar, vai encontrar bastante informações sobre os dois aqui.
Mas eu aconselho o uso do Mental Ray, apesar de mais difícil que o V-Ray.
Por isso que você não conseguiu resultados melhores com o Mental Ray no início se comparado ao V-Ray, é por isso também que o V-Ray ficou popular em maquete eletrônica, pois os usuários querem resultados bons sem ter que aprender muito.
Mas isso é só no início, se já conhece bem o V-Ray, ai tudo bem, fica com ele que é melhor.
Mas se vai ter que começar aprender um render agora, vale a pena investir no Mental Ray, mesmo levando mais tempo para aprender.
Porque terá muitas vantagens depois, como compatibilidade total com os recursos do Max, não terá problema com versão de plug-in quando migrar para uma versão mais nova do Max, evita problemas em gera no programa se reduzir ao máximo a instalação de plug-ins.
E quando estiver sabendo bem de Mental Ray, vai conseguir resultados muito mais realistas do que o V-Ray, pois realmente será uma foto, não vai ficar com esse aspecto que toda imagem do V-Ray fica.
Um bom exemplo é a cena da loja de roupas feita pelo Zulmar, a cena fica uma foto mesmo, não tem como distinguir de uma imagem real.
Só que no começo é mais difícil, leva mais tempo para aprender e não consegue resultados bons logo de cara.
Outra vantagem do Mental Ray é o tempo, com experiência, você consegue imagens em um terço e até um quarto do que conseguiria no V-Ray.
As suas imagens estão boas, você está indo muito bem, se gosta de artes gráficas como eu, nem vai ver passar esse tempo que leva para aprender, vai ser uma diversão.
Vou te dar umas dicas sobre a cena externa e você faz uns testes para ver.
Coloca uma luz Sky Light na cena, diminui o Multipler dela para 0,5.
Coloca uma MR Area Spot apontada para a cena num ângulo de mais ou menos 45 graus em relação a câmera, como já fez na sua cena, a sombra está na direção certa e é vista pela câmera.
Diminua o Multipler dela para 0,7 ou 0,6 se ficar muito claro.
Agora, abra a janela de render e acesse a ficha Indirect illumination.
Habilite o Final Gather, coloque 128 no Samples e 2 no Bounce.
Na ficha Rendering, coloque 16 no item Maximum logo no primeiro menu. Ao lado tem uma listinha com o nome Box, troque para Mitchel.
Renderize a cena e veja, é mais ou menos por ai.
Se quiser deixar as sombras mais claras, aumente o valor da Sky Light e diminua o valor da Spot, caso fique muito claro.
Se quiser deixar as sombras mais escuras, faça o oposto, diminua a Sky Light e aumente a Spot.
Para sumir completamente as manchas e a cena final ficar suave, aumente os Samples, com 256 deve ficar suave, no máximo 512.
Com isso feito, poderá fazer outros testes, como aumentar a área da luz, para deixar a sombra suave, isso é feito aumentando os valores de Width e Height no menu Area Light Parameters.
Abraços