Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
joshi   sao paulo - AC
Vinicius Luiz   Teresina - PI
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

Moudy   Rio de Janeiro
mrc2ok3   Ribeirão Preto - SP
krabat   ceara - AC
loskim   Goiânia - GO

Melhor iluminação para ambientes exteriores...

Por: Adriane  

Em: 22/01/2007 18:42

Oi pessoal! Sou novata aqui no site... e ainda com pouca experiência em 3ds max, mas estou lendo uns tutoriais e já aprendi, acredito, que bastante coisa. Estou postando uma imagem do projeto que venho desenvolvendo e nesse caso estou usando o renderizador mental ray. Sei que o v-ray tem efeitos melhores, mas ainda nao consegui instalá-lo no programa. Como posso conseguir efeitos mais realistas utilizando o mental ray? Obrigada Adriane
a imagem, vou tentar inserir...
"Adriane" disse: Oi pessoal! Sou novata aqui no site... ...Sei que o v-ray tem efeitos melhores, mas ainda nao consegui instalá-lo no programa. Como posso conseguir efeitos mais realistas utilizando o mental ray? Obrigada Adriane
8:) Seja bem vinda Adriane! qnto ao v-ray ter efeitos melhores... oq vc quis se referir com isso? :? - Bem, mas levando em conta q vc é novata na area de renderização 3D, vc pode esta um pouco equivocada qnto as qualidades e possibilidades dos softwares. - O v-ray é um bom plugin para renderizações arquitetônicas. - O mental ray é um excelente renderizador voltado para qualquer area de atuação do mundo 3D - ex.: cinema, visualizações de arquitetura etc. Aqui mesmo no forum tem muitos grupos de estudos q vc pode participar se tiver interesse de aprender um ou outro render. Abraço e boa sorte!
DEUS é maior!
Zulmar, muito obrigada pela explicação. O único problema atual é que não estou conseguindo utilizar o v-ray no 3ds max 8. Eu até consigo instalar, mas não consegui renderizar nem um ambiente de teste. Queria aproveitar para parabenizá-lo pelo seu trabalho. É incrível! Obrigada Adriane
E aí, tudo bm com você, talvez vc não tenha carregado o v-ray como render padrão no seu max, faça isso pressionando f10 no max: salve e reincie o max, quando pressionar f10 novamente, o v-ray já estará fucionando Esse artigo auxilia nas configurações da v-ray physical camera: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=19066 Tem esse material de configuração de luzes para cenas externas: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=19248 Instrução com as principais funções do render v-ray: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=14739&highlight=
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV
Oi Adriane, tudo bem? Sinto muito mas você está mau informada sobre o Mental Ray. Porque o Mental Ray é o melhor renderizador do mundo na atualidade, do nível dele só tem mais um, que se chama Renderman e é usado pela Pixar, criadora de Cars, por exemplo. Tudo que o V-Ray, o Brazil Render e o Final Render fazem, o Mental Ray também faz, e muita coisa que o Mental Ray faz, esses outros renderizadores nem sonham em fazer ainda. O Mental Ray é usado em cinema, tudo que viu no cinema nos últimos 10 anos foi feito com o Mental Ray, exceto os filmes da Pixar, pois usam o Renderman. Estes outros renderizadores não são usados em cinema, são usados em maquete eletrônica, que é outro nível. O Mental Ray está começando a ficar disponível agora para os usuários mais comuns, pois até há poucos anos atrás, só era usado em grandes estúdios de cinema e grandes produtoras de vídeo. Certamente ele é mais complexo do que estes renderizadores mais recentes, mas vale a pena, porque oferece liberdade total e compatibilidade total com os recursos do 3ds max. Sobre a sua imagem, seleciona o código que aparece na janela onde você carregou a imagem, como explica logo abaixo da caixa onde você digita o texto. Depois cole esse endereço abaixo do seu texto na mensagem, assim, a imagem aparece na postagem. Vendo a imagem eu posso te ajudar melhor sobre como fazer. Dependendo da cena, você consegue ótimos resultados com facilidade, sem conhecer muito do Mental Ray. Abraços
André, agradeço as informações e com certeza vou prestar mais atenção no mental ray já que ele possui tantas qualidades. Estou buscando um nível mais realístico às minhas perspectivas, portanto tenho que estudar bastante ainda. Abaixo estão os links para as imagens em que estive testanto o v-ray e o mental ray. http://img208.imageshack.us/img208/4681/casajan2007vray11nk6.jpg http://img218.imageshack.us/img218/8246/livingmentalrayki6.jpg http://img442.imageshack.us/img442/2746/casamentalrayvx6.jpg Você poderá ver que as imagens em que utilizei o mentalray estão pouco realistas ainda, claro, por falta de conhecimento meu. Que dicas vc me daria a respeito delas? A que renderizei em vray ficou melhor ao meu ver, mas algumas texturas ainda não estão boas (vidro por exemplo). Bem, agradeço muito seu auxílio e a todos os participantes do fórum. Abraços
Oi Adriane, tudo bem? É um prazer ter você aqui no fórum, como pode perceber, são raras as mulheres. Tem também a Priscila, que está aprendendo bem rápido, tem a Lígia, a Jéssica e a Laura, que são as que participam mais ativamente. Eu espero que você participe bastante independente do render que escolha para trabalhar, vai encontrar bastante informações sobre os dois aqui. Mas eu aconselho o uso do Mental Ray, apesar de mais difícil que o V-Ray. Por isso que você não conseguiu resultados melhores com o Mental Ray no início se comparado ao V-Ray, é por isso também que o V-Ray ficou popular em maquete eletrônica, pois os usuários querem resultados bons sem ter que aprender muito. Mas isso é só no início, se já conhece bem o V-Ray, ai tudo bem, fica com ele que é melhor. Mas se vai ter que começar aprender um render agora, vale a pena investir no Mental Ray, mesmo levando mais tempo para aprender. Porque terá muitas vantagens depois, como compatibilidade total com os recursos do Max, não terá problema com versão de plug-in quando migrar para uma versão mais nova do Max, evita problemas em gera no programa se reduzir ao máximo a instalação de plug-ins. E quando estiver sabendo bem de Mental Ray, vai conseguir resultados muito mais realistas do que o V-Ray, pois realmente será uma foto, não vai ficar com esse aspecto que toda imagem do V-Ray fica. Um bom exemplo é a cena da loja de roupas feita pelo Zulmar, a cena fica uma foto mesmo, não tem como distinguir de uma imagem real. Só que no começo é mais difícil, leva mais tempo para aprender e não consegue resultados bons logo de cara. Outra vantagem do Mental Ray é o tempo, com experiência, você consegue imagens em um terço e até um quarto do que conseguiria no V-Ray. As suas imagens estão boas, você está indo muito bem, se gosta de artes gráficas como eu, nem vai ver passar esse tempo que leva para aprender, vai ser uma diversão. Vou te dar umas dicas sobre a cena externa e você faz uns testes para ver. Coloca uma luz Sky Light na cena, diminui o Multipler dela para 0,5. Coloca uma MR Area Spot apontada para a cena num ângulo de mais ou menos 45 graus em relação a câmera, como já fez na sua cena, a sombra está na direção certa e é vista pela câmera. Diminua o Multipler dela para 0,7 ou 0,6 se ficar muito claro. Agora, abra a janela de render e acesse a ficha Indirect illumination. Habilite o Final Gather, coloque 128 no Samples e 2 no Bounce. Na ficha Rendering, coloque 16 no item Maximum logo no primeiro menu. Ao lado tem uma listinha com o nome Box, troque para Mitchel. Renderize a cena e veja, é mais ou menos por ai. Se quiser deixar as sombras mais claras, aumente o valor da Sky Light e diminua o valor da Spot, caso fique muito claro. Se quiser deixar as sombras mais escuras, faça o oposto, diminua a Sky Light e aumente a Spot. Para sumir completamente as manchas e a cena final ficar suave, aumente os Samples, com 256 deve ficar suave, no máximo 512. Com isso feito, poderá fazer outros testes, como aumentar a área da luz, para deixar a sombra suave, isso é feito aumentando os valores de Width e Height no menu Area Light Parameters. Abraços
André!! esqueceu de mim..... :( mas tudo bem...rs Adriane, é isso aí, seja bem vinda, aki na tresd1 vc vai aprender sempre. abraços
André, agradeço muito sua ajuda.. vou testar e depois coloco aqui a imagem pra vc ver... Vlw Abraço Kaki: Que bom que tem algumas mulheres interessadas como eu... talvez possamos trocar algumas experiências... Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 674, sendo 1 membro(s) e 673 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.