Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
DanJochims   Goiania-GO - AC
Gilvani   monte verde - AC
leoaks   Brasil - MG

Portfólios Ver Mais

centralmaquete   Aparecida de Goiânia , GO - GO
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
carlosbulow   Florianópolis - AC
Leandro_L   Poços de Caldas - MG - MG

*** Modelagem de Terreno ***

Por: zagocorrea  

Em: 27/01/2007 17:26

OLÁ AMIGOS... COMO EU NUNCA TINHA MODELADO UMA MAQUETE COM TERRENOS ACIDENTADOS ... NÃO TINHA ESSA DÚVIDA ... AGORA BATEU.... COMO FAÇO PRA MODELAR TERRENOS .... COLOCAÇÃO DE CALÇADA NO TERRENO ... MAIS OU MENOS ASSIM:
bom acho q você poderia fazer com editable poly ou na textura talvez.... com textura ou vocêpode usar um mapa de displacement pintado no Photoshop ou qualquer outro programa e para fazer na hora usa um material blend com dois materiais iguais só que em um você poe um displacement uniforme para ficar todo terreno alto, no mask poe um vertex color. depois disso você aplica um vrtex paint no terreno e pinta onde você quer que fique mais alto ou mais baixo (depende da ore=dem dos materiais). so pra lembrar quanto mais divisões seu terreno tera mais preciso sera a pintura do vertex color se existe outra maneira mais facil eu não sei mais essas ai acho q fica bom =D
Oi Zago, tudo bem? Depende muito da situação, no caso de um terreno simples como esse que postou de exemplo, é bem tranquilo pegar um Plane e modelar editando os vértices normalmente. Pode usar Soft Selection para facilitar ou FFD. Mas num caso complexo, o correto é pegar as curvas de nível no AutoCAD, colocar todas no mesmo Layer, exportar para o Max e aplicar o Compound Object Terrain. Ele vai gerar a malha do terreno automaticamente baseado nas curvas de nível e fica muito bom, se as curvas estiverem corretas. Agora, se for um terreno qualquer, inventado, que não precisa respeitar um terreno real que existe, então, pode pintar um mapa de Displace e usar no modificador Displace, assim, vai criar relevo de acordo com os tons de cinza na imagem, branco é alto relevo e preto é baixo relevo. Na 3D1 tem tutoriais sobre o Displace, sobre o Soft Selection, está dentro dos tutoriais sobre Edit Mesh, e tem também sobre o FFD. O Terrain não tem tutorial, mas é super simples, não tem erro, o importante nele é ter as curvas de nível bem feitas e com as distâncias corretas. Abraços
fala grande Andre, blzz?? bom muito interesante essa sua dica heim... mais sem querer abusar da sua boa vontade + ja abusando rrssssss.... num tem um tuto desse assunto ak no site naum??? se tive, tem como vc manda o link pra gente.??? bom meu velho, um forte abraço aí e muito obrigado por ajudar sempre!!!
Oi KK, tudo bem? Sobre o Displace tem tutorial aqui no site, está na seção Tutoriais>3ds max básicos. Mas sobre o Terrain não tem, só que nem precisa, é tudo automático e super fácil de usar. O importante não é no Max, é no AutoCAD, onde as curvas de nível precisam estar corretas e com as alturas certas já, pois normalmente vem num plano, ai tem que selecionar uma por uma e subir para a altura certa. Com essas curvas de nível todas ajustadas corretamente no AutoCAD, é só colocar tudo num Layer só e salvar o arquivo em DWG mesmo. Depois, abre no Max pelo File>Import, as curvas aparecem na Viewport, seleciona elas, entra no painel Creat, acessa o Compound Objects e clica no botão Terrain. Pronto, o terreno é gerado automaticamente com base nas curvas de nível. Eu vou fazer uma FAQ sobre isso e colocar na seção FAQs, estou fazendo várias novas para colocar no site. Abraços
fala galera KK na redpixel, lá tem um video tutorial feito pelo Caroti que mostra certinho o processo do Terrain.. agora aqui no escritorio tbm usamos as cotas do Cad para modelar o terreno, não sei se vc tem essas informações no arquivo do cad que vc vai usar...
ei.. tô quebrando cabeça aqui p fazer isso... fiz exatamente o q vc falou, mas tb n está dando certo... o comando de terrain fica inativo para o meu des. o q eu posso ter feito de errado?! já refiz várias vezes... to a dias tentando.. rsrs por favor, me ajude!!! ps.: n consigo abrir o video tutorial do redpixel... =/
Fala Zagocorrea! Para uma situação como essa, usa o terrain como descrito acima pelo andré. Para fazer o meio-fio, desenhe um perfil e use o comando loft para seguir o caminho. No caso da imagem que vc postou, acho que ajustar um plane é mais rápido para fazer.
Oi Júlia, tudo bem? É muito estranho não estar aparecendo para você o Terrain, certamente tem alguma coisa de errado no seu processo. Todos as linhas estão no mesmo Layer, a melhor opção é colocar tudo no Layer 0 e exportar assim. Você está apenas salvando em DWG e importando o DWG no Max? Porque é para as linhas virem numa boa, mesmo que tivesse em Layers separados era para dar certo, só que você teria que ficar selecionado linha por linha. Veja que o Terrain só vai ficar ativo se você estiver com as linhas selecionadas, deve estar com uma linha selecionada, caso estejam em Layers separados, ou então estar com o objeto contendo todas as linhas selecionado, assim, o Terrain vai aparecer. Se as linhas estiverem em layers separados e selecionar mais de uma, o Terrain não vai aparecer também. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711152.

Total de membros registrados: 138655

Últimos membros registrados: Eleanorbluese, giancpeiter, ELEMARA, naumovk, Carmo Giovani , jeyabo, lluis, Slimjaro.

Usuário(s) on-line na última hora: 384, sendo 6 membro(s) e 378 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jjuniorgoncalves, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Lucasloureiro, Negreiroscg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.