Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ronaldo   São Paulo - SP - SP
WDDESIGNER   São Paulo - AC
mauriciod3d   São Lepoldo _RS - RS
cicero andre   rio de janeiro

Portfólios Ver Mais

colisa   Sao paulo - SP
C. Andre   Petrolina - PE
Leo Mattos   Rio deJaneiro - RJ
VFX Daniel   rua das domésticas - SC

importação cad / max

Por: eduardoqf  

Em: 30/01/2007 20:37

Olá pessoal! Quando importo arquivos do cad para o max e os arquivos estão chegando com um número baixo de segmentos formando objetos meio "quadradões", segmentados. Uso max 7 e a config de importação é essa. Já mexi em tudo e nada. :( ajudaê!! obrigado!
Fala Eduardo. Isso deve estar acontecendo pelo fato de o desenho no cad estar muito longe da origem. Faça o seguinte, copie o seu desenho e cole em um novo arquivo de cad, dando as coordenadas 0,0,0. Na hora de salvar, certifique-se que o arquivo eseja em cad2004. Caso ainda não resolva, na hora de importar, desabilite o autosmooth e selecione o reescale para metros, assim o aquivo vem na escala métrica correta. Abraço.
Beleza duardo! Acho que isso está acontecendo pq a quantidade de isolines no cad está baixa! se vc usa uma versão mais antiga que a 2007, digite o comando isolines na linha de comando e aumente a quantidade. Se vc usa o AutoCAD 2007 digite "OP" na linha de comando e procure a paleta 3D MODELING. DE UMA OLHA ONDE VC TEM QUE ALTERA NA FIGURA ABAIXO... UM ABRAÇO! BOA SORTE!!!
Olá pessoal! Obrigado pelas dicas! Este problema não acontecia quando eu trabalhava com o cad 2004. Era só marcar o "surface deviation for 3d solids" em 0,001 e pronto. Importação sem cara de que foi feito no computador :D tudo redondinho. Quando mudei pro cad 2007 percebi esse defeito mas fui levando. Até que precisei fazer umas torneiras e outros objetos menores (puxadores etc...) e aí não deu pra passar ser perceber né? Então: Fiz exatamente o que vcs indicaram e acho que as duas dicas se complementam. Comigo funcionou beleza quando eu aumento o número de isolines para o que será necessário na cena, depois copia e cola num arquivo novo nas coordenadas de origem. Fiz vários testes de importação onde surgiu mais uma dica!!! como exemplo eu fiz um tubo todo curvo no cad onde usei 32 no isolines. na importação, podemos controlar o número de segmentos mudando o valor de "surface deviation for 3d solids". Valores mais altos tipo 1 geram superfícies mais toscas, com poucos lados. Valores mais baixos melhoram a resolução até o número de lados que o objeto foi criado no cad. Assim, se vc quiser melhorar ainda mais o número de segmentos então tem que mudar no cad e importar novamente, ou tentar um meshsmooth, que melhora mas deforma um pouco o mapeamento. Nestes 4 tubos eu modifiquei apenas o valor de "surface deviation for 3d solids". Os dois primeiros da direita pra esquerda estão com os valores de 1 e 0,1. Para os outros dois eu reduzi o valor para 0,05 e 0,001. Apesar dos valores serem bem diferentes os dois últimos atingiram o número máximo de lados que foi gerado pelo cad. Então, por via das dúvidas importe sempre com 0,001. O se possível modelar tudo no max. Um dia eu consigo hehe. vlws!
Oi gente, tudo bem? Eu gosto de acompanhar essas mudanças para não ficar tão por fora do AutoCAD, soft onde iniciei com 3D e onde fiz meu primeiro modelo 3D, mas faz anos que não uso mais e não conheço o 2007, só conheço o que o Heuew me mostrou. :) Mas me explica isso direto, quer dizer que no AutoCAD 2007 não adianta apenas colocar 0,001 no Surface Derivation na janela de importação no Max? Só com isso já não vem direito? Tem que mexer nesse lance de Isolines? Então a Autodesk não esta piorando só o Max, está piorando o CAD também. Porque antigamente a gente tinha que digitar o comando FACETRES e aumentar o valor para 10 antes de exportar em 3DS, assim ia legal para o Max com boa resolução. Nas versões recentes, que abre na boa DWG, é só modificar o Surface Derivation na janela de importação no Max, nem precisa mexer em nenhuma variável do AutoCAD para ficar bom no Max. Agora voltou a ter que ajustar uma variável para ficar bom no Max, é isso? Eu não sei o que anda acontecendo na Autodesk, mas não é nada bom. Abraços
Olá pessoal, bem, quando o assunto foge da esfera do AutoCAD eu fico com pé atrás para responder. Mesmo sendo só import/export... Mas esse tópico me intrigou, pq até agora, nas importações q fiz, não tive problemas. Abaixo, fiz um teste no 2007, salvando na versão anterior, 2004 p poder abrir no Max 7 e deu tudo certo como pode ver abaixo: Não mexi nas ISOLINES(comando) (q ate onde sei, só influi em nível de display) e o FACETRES foi de 0,5 apenas (q vai até 10). E no Max usei o Surface desviation de 0,05. No caso, Vendraminin, as isolines em U e V no quadro do OPTIONS, vão trabalhar a densidade nas duas direções e influenciará só no Smoth do PEDIT quando vc selecionar um 3D Polygon Mesh (ex. um 3DMESH). Agora, não sei dizer se houve essa incompatibilidade nas versões 8 e 9 do Max pois não tive acesso ainda a esses. Mas tente mudar a variável FACETRES pondo para 10 e teste. Não mude as isolines, só fará o desenho ficar carregado para se trabalhar.
Olá pessoal! Os testes anteriores foram feitos sem mexer no facetres. Acho que a opção do Hewew fica mais leve mesmo. Testei aqui com o facetres no 10 e isolines no 4 (padrão) e ficou bem legal. André, pode ficar aliviado que isso a autodesk não mudou (ainda hehe) vlw as dicas!
Oi gente, tudo bem? Eu agradeço muito por vocês me deixarem por dentro das diferenças no AutoCAD 2007. Não quero perder essas coisas, porque são importantes para o trabalho com o Max. Abração e obrigado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 697, sendo 1 membro(s) e 696 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.