Oi EsDesign, tudo bem?
Tudo que está nesse artigo sobre Shaders do 3ds max, funciona perfeitamente no Mental Ray, pois ele é totalmente compatível com os recursos padrões do Max.
Mas não funciona bem no V-Ray, por ser um render de terceiros e não ter muita compatibilidade com o Max.
O V-Ray tem seus próprios materiais e para obter bons resultados, só pode trabalhar com eles, usar materiais padrões do Max pode gerar artefatos indesejados no render.
O V-Ray tem apenas alguns poucos materiais, para desenvolver um novo material para ele, tem que ser programador e ter acesso ao SDK do V-Ray.
A facilidade do V-Ray está justamente no material, que é fácil de configurar e permite obter os pricipais efeitos sem dificuldade. Por isso o pessoal que trabalha com maquete gosta tanto.
Mas bem por isso é super limitado, não permite gerar todo tipo de efeito, mas é possível reproduzir todos os efeitos criados pelos Shaders padrões do Max.
Essa questão fica complicada de entender por causa do nome Shader, que é usado para coisas diferentes.
Shader no Max são bases de materiais, que você pode configurar para reproduzir um determinado tipo de material real.
No Mental Ray é bem diferente, Shaders são componentes do material, você junta vários Shaders para criar um material da forma que desejar.
Essa é realmente uma parte bem mais complicada do render, mas não precisa saber disso para criar os principais materiais e para trabalhar com maquete eletrônica, pois poderá usar todos os materiais e Shaders padrões do Max sem o menor problema, da mesma forma que era feito desde o Max 1.
Vai precisar no máximo de uns 3 ou 4 Shaders do Mental Ray em conjunto com materiais Standard para criar materiais mais complicados, como metal escovado e vidro jateado.
O V-Ray não possui Shaders, o que chamam de Shader no V-Ray são materiais prontos, já configurados para usar, como os que tem para download aqui na seção Texturas do site.
É justamente neste ponto que o Mental Ray começa a mostrar a diferença absurda de poder que tem comparado com o V-Ray. Só que quem trabalha com maquete nunca vai notar essa diferença, porque não precisa criar estes efeitos e animar com qualidade de cinema.
Essa composição com Shader permite criar o que quiser, no V-Ray você só pode criar o que o material dele deixa, pois não tem como adicionar um novo recurso sem programar em C++.
No Mental Ray você pode criar um novo material só compondo com Shaders, pois são componentes para criar novos materiais.
No Max 9 a Autodesk usou esse poder do Mental Ray para escrever um material muito parecido com o do V-Ray, que permite criar os principais efeitos sem dificuldade e sem ter que conhecer a composição com Shaders.
Mas da mesma forma que acontece com o material do V-Ray, se torna um recurso bem mais limitado, só que é ideal para quem trabalha com maquete eletrônica, pois não precisa aprofundar os conhecimentos no Render para obter o que deseja.
Abraços