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Shaderes Vray - Artigo

Por: es Design  

Em: 26/02/2007 20:36

Olá a todos membros usuarios do forum 3D1... http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15350 Estava lendo este artigo sobre shaderes para Metal Ray muito bom feito pelo André. Como estou trabalho Vray gostaria saber se existe um artigo semelhante a esse ..? Desde já agredesço atenção de todos vcs... :D
Fala cara blz!!!! então cara até onde eu sei não existe artigos falando sobre shaders no Vray porque pra fazer um material legal nele basta saber trabalhar com os canais e mapas do proprio max...ao contrario do Mental Ray onde se fazer um shader exige muito conhecimento dos shaders do proprio mental ray.... o que você pode estudar é o help do Vray na parte de Material to te passando o link pra vc dar uma conferida http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/material_params.htm Abraços
Oi EsDesign, tudo bem? Tudo que está nesse artigo sobre Shaders do 3ds max, funciona perfeitamente no Mental Ray, pois ele é totalmente compatível com os recursos padrões do Max. Mas não funciona bem no V-Ray, por ser um render de terceiros e não ter muita compatibilidade com o Max. O V-Ray tem seus próprios materiais e para obter bons resultados, só pode trabalhar com eles, usar materiais padrões do Max pode gerar artefatos indesejados no render. O V-Ray tem apenas alguns poucos materiais, para desenvolver um novo material para ele, tem que ser programador e ter acesso ao SDK do V-Ray. A facilidade do V-Ray está justamente no material, que é fácil de configurar e permite obter os pricipais efeitos sem dificuldade. Por isso o pessoal que trabalha com maquete gosta tanto. Mas bem por isso é super limitado, não permite gerar todo tipo de efeito, mas é possível reproduzir todos os efeitos criados pelos Shaders padrões do Max. Essa questão fica complicada de entender por causa do nome Shader, que é usado para coisas diferentes. Shader no Max são bases de materiais, que você pode configurar para reproduzir um determinado tipo de material real. No Mental Ray é bem diferente, Shaders são componentes do material, você junta vários Shaders para criar um material da forma que desejar. Essa é realmente uma parte bem mais complicada do render, mas não precisa saber disso para criar os principais materiais e para trabalhar com maquete eletrônica, pois poderá usar todos os materiais e Shaders padrões do Max sem o menor problema, da mesma forma que era feito desde o Max 1. Vai precisar no máximo de uns 3 ou 4 Shaders do Mental Ray em conjunto com materiais Standard para criar materiais mais complicados, como metal escovado e vidro jateado. O V-Ray não possui Shaders, o que chamam de Shader no V-Ray são materiais prontos, já configurados para usar, como os que tem para download aqui na seção Texturas do site. É justamente neste ponto que o Mental Ray começa a mostrar a diferença absurda de poder que tem comparado com o V-Ray. Só que quem trabalha com maquete nunca vai notar essa diferença, porque não precisa criar estes efeitos e animar com qualidade de cinema. Essa composição com Shader permite criar o que quiser, no V-Ray você só pode criar o que o material dele deixa, pois não tem como adicionar um novo recurso sem programar em C++. No Mental Ray você pode criar um novo material só compondo com Shaders, pois são componentes para criar novos materiais. No Max 9 a Autodesk usou esse poder do Mental Ray para escrever um material muito parecido com o do V-Ray, que permite criar os principais efeitos sem dificuldade e sem ter que conhecer a composição com Shaders. Mas da mesma forma que acontece com o material do V-Ray, se torna um recurso bem mais limitado, só que é ideal para quem trabalha com maquete eletrônica, pois não precisa aprofundar os conhecimentos no Render para obter o que deseja. Abraços
:D Olá a todos membros presentes do forum 3D1 ... Agradesço a regisrock pela dica é o jeito mesmo help e André Vieira muito obrigado pela aula de Shaders em que me deste ... ;) :D muito obrigado pelas respostas citadas ...

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