Instalar Plug-Ins no Max

Por: marcelo prado  

Em: 06/03/2007 09:24

Olá amigos. Talvez eu seja o único mané aqui que ainda não usou o rederizador Vray e resolvi visitar o site da Chaos Group para saber mais. Ali consegui uma versão demo do render e antes de instalar gostaria de esclarecer algumas dúvidas, because my english is not so good! Encerrada a validade do demo ele vai se desinstalar sózinho sem deixar arquivos mortos ou, pior, vivos no meu sistema? Suponho que o arquivo compactado que baixei da página da Chaos seja um auto-instaler, mas ainda assim gostaria de saber como instalar um plug-in no Max, já que soube que há muitos outros. E se eu não gostar, como remove-lo sem deixar pedaços ocupando espaço no hard disck? Alguem aí com boa vontade pode me ajudar a compreender melhor o assunto?
Olá Marcelo! Não precisa dizer que vc é um mané por que não usa o vray :? . Se vc usa o max há pouco tempo, é melhor não se preocupar com plugins, pois quase tudo pode ser feito no max sem plugins e a estrada e loooonga atá vc se sentir seguro no max hehehe!!! Sobre renderizadores, o max vem com um renderizador bem mais robusto que o vray desde a versão 6. É o Mental ray. Dizem que é mais complicado que o vray, mas complicado por complicado eu já acho o max bastante!! E se começar pelo mental ray não vai precisar de mais nada depois, pois ele é ideal para todas as situações (maquete, animação, personagens.........). Aqui no site tem muitas dicas e tutoriais sobre o MR, além do cd com 10 horas que vídeo-aula que tem feito muito sucesso. Mesmo assim, respondendo à sua pergunta: A instalação do vray é simples. Vc executa o arquivo de instalação do vray e antes de iniciar o max vc executa o arquivo vray server. Que se encontra ou na pasta do 3dmax instalado ou na pasta chaosgroup em "arquivos de programas" - "arquivos comuns". Sobre arquivos "mortos", eu não sei te informar, mas não acho que isso deva se transformar em uma preocupação, pois a maioria dos plugins são bem pequenos para esse hds de hoje. Espero ter ajudado!! abrs!!
Obrigado Eduardoqf, na verdade uso o mental ray desde a versão 6 (hoje uso a 8) e me dou muito bem com ela. Sou um devorador de tutoriais, mas não obtenho resultados realistas como os que vejo em cenas renderizadas c/ o V Ray. E é claro, eu sei que a técnica de iluminação é o que conta. Mas curiosamente, as cenas mais legais e os tutoriais mais recentes são V Ray. E sei também que se o processo é lento, é preciso experimentar o que se apresenta no caminho para aproveitar melhor a jornada.
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Olá Marcelo! Nesse sentico concordo com vc. Não custa nada conhecer as novidades (mesmo que não sejam tão novas assim hehe). Vi em algum tópico que uma das dificuldades que os usuários encontram com o MR, além das configurações serem mais amplas é a questão dos shaders serem mais complexos. Por isso o vray faz tanto sucesso para maquete, que é uma área onde não se utiliza todo o potencial do max nem do MR (isso para imagens still). Eu particularmente estou fazendo o inverso: comecei com o scanline e passei direto para o vray e consigo resultados até legais. Porém quando vejo imagens feitas pelos feras do MR vejo que poderei ir além. Não vejo a hora de aprender o MR (leva tempo), mas...existe sempre uma recompensa. abrs!!
Legal Eduardqf, è importante ter essa referencia de quem já experimentou os dois, MR e VR. E é bom saber que o recurso que tenho em mãos pode ser melhor se eu aprofundar conhecimentos e souber usar direito. Tenho dificuldade em obter imagens bem definidas no MR. É muito mais rápido que o sacanline, mas a imagem não vem tão vibrante e quase sempre apresenta serrilhados. A propósito, tem algum anti-alias na configuração do MR que corrija esse problema? abração.
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Oi Marcelo, tudo bem? Eu assino em baixo de tudo que o Eduardo disse, eu teria falado praticamente a mesma coisa, mas acho que não conseguiria ser tão direto e conciso. O V-Ray é um ótimo render para maquete eletrônica, fez muito sucesso graças a sua facilidade, pois trás tudo o mais mastigado possível para um render do tipo Biased, só renderizadores do tipo Unbiased são mais simples e fáceis de usar do que o V-Ray, como o Maxwell e o Fryrender por exemplo. Só que o tempo de render destes renderizadores Unbiased é absurdo, não vale a pena, só vale a pena para quem não entende nada de render, não quer entender e quer fazer imagem realista. Mas tudo que é muito automático também é muito limitado, então, só faz aquilo que tem ali já pronto para você usar. O Mental Ray está em outra categoria, ele é o melhor render do mundo, foi usado em praticamente todos os filmes que você viu nos cinemas nos últimos 10 anos, todo ano o filme que ganha o Oscar de efeitos visuais foi usado o Mental Ray, e todos os outros concorrentes também. O Mental Ray só não é usado nos filmes de animação da Pixar, porque eles têm o outro super render que existe no mundo na atualidade, o poderoso Renderman, mas eles são praticamente os únicos que usam, a grande maioria dos estúdios usam o Mental Ray, inclusive a toda poderosa ILM do mestre George Lucas. Então, nem tem termos de comparação. Posso falar ainda de outros renders que usei por alguns anos, como o Brazil Render, que é ótimo, é melhor do que o V-Ray em muitos aspectos, principalmente em animação, que é onde o V-Ray peca mais, na questão de Cartoon o Brazil Render é incrível. Ainda tem o Final Render que era muito bom na época do Max 4, mas hoje é cheio de problemas, se queimaram tanto no Max que agora estão se dedicando mais ao pessoal do Maya, porque eles não passaram pelo que os usuários de Max passaram com o Final Render, como eu por exemplo. Mas em todos estes renders, tudo vem pronto para você usar e só pode fazer aquilo. No Mental Ray as coisas não vem prontas para você, porque em vez de oferecer recursos prontos ele oferece componentes para montar recursos, dessa forma você pode fazer tudo que imaginar e o que não imaginar também. Mas falando assim parece que ele é um bicho de 7 cabeças, não é verdade, ele é muito mais fácil de configurar do que o V-Ray na minha opnião, porque no V-Ray todo mundo usa Presets, então, a pessoa não sabe configurar a cena, ela usa uma configuração pré definida, fica bom e gasta o maior tempo de render. Se fosse configurar cada um dos trocentos parâmetros do V-Ray, não iria conseguir bom resultado. No Mental Ray não tem preset, no Max 9 tem mas tem que fazer de conta que não tem, porque são poucos parâmetros para configurar, sabendo fazer isso, você sempre consegue o melhor resultado com o menor tempo possível. O difícil seria então a montagem de materiais, já que não vem nada pronto, mas é ai que entra a Autodesk, pois todos os recursos padrões do Max são convertidos para Shaders do Mental Ray na hora do render, então, não precisa aprender nada diferente nos materiais, basta conhecer os recursos padrões que vai obter cenas realistas. Em qualquer outro render que for usar, terá que aprender tudo de novo na questão de luzes e materiais, porque todos eles adicionam novas luzes e materiais no Max, você só deve usar esses materiais para evitar problemas e obter os melhores resultados. No Mental Ray vai precisar conhecer 3 ou 4 Shaders dele para compor com materiais Standard e obter efeitos que seriam impossíveis no render padrão, como metal escovado e vidro jateado, por exemplo, então, eu acho que é mais fácil. Até este ponto é o que todo renderizador faz, dai para frente o Mental Ray faz coisas que os outros nem sonham, eu poderia ficar horas aqui falando destas coisas para você. A partir deste ponto que é a parte difícil, mas não precisar chegar nisso para fazer tudo e um pouco mais do que os outros fazem. Agora, a primeira coisa que precisa aprender no Mental Ray é o sistema de Anti-Aliasing, nenhum render profissional é só clicar em render e boa, obtém a imagem com qualidade final igual o Scanline. Qualquer render profissional tem que configurar um monte de parâmetros e fazer vários testes até obter o resultado final. O Anti-Aliasing é o primeiro que deve saber, é a primeira coisa que explico no vídeo curso de Mental Ray aqui do site. Pelo que você disse, eu acho que apenas colocou o Mental Ray como render mas não conhece nenhuma configuração sobre ele. O Anti-Aliasing fica na ficha Renderer no menu Sampling Quality, você deve colocar 16 no Maximum, mudar o filtro para Mitchell e colocar 0.02 nos valores de RGBA no grupo Contrast, assim, vai renderizar sem serrilhado nenhum com certeza absoluta. Abraços
cacilda Andre, que aula, Cara! Esse foi o golpe de misericórdia no que havia de dúvida sobre que render usar e já vou logo me concentrando no MR que é o que interessa mesmo. E vc acertou em cheio, não configuro nada no MR por absoluta ignorância sobre a matéria. Agora tenho aí uma abertura para entrar p/ valer no MR e pretendo aproveitar bem a dica, estudando mais sobre o assunto. obrigado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711152.

Total de membros registrados: 138655

Últimos membros registrados: Eleanorbluese, giancpeiter, ELEMARA, naumovk, Carmo Giovani , jeyabo, lluis, Slimjaro.

Usuário(s) on-line na última hora: 296, sendo 8 membro(s) e 288 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, jjuniorgoncalves, Starter, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Negreiroscg, Sergio1987, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.