Oi Eduardo, tudo bem?
Realmente depende da situação.
Se for criar uma paisagem 3D realista, cheia de árvores e plantas, então, sem dúvida que a melhor opção é o Vue, como o Tiago disse, ele é ótimo em animação e renderiza com o Mental Ray direto dentro do Max com o VUE XStream.
Mas se for para colocar vegetação numa maquete, eu acho que usar plug-ins ou programas de vegetação é melhor, porque em muitos deles é só escolher e colocar na cena.
O NatFX é o que tem as melhores vegetações, as mais realistas e oferece mais recursos para colocar corretamente na cena, pode cortar um galho por exemplo ou entortar para não atravessar uma parede.
Mas em casos onde tem bastante árvores, pode ficar bem pesado, neste caso eu acho que o Speed Tree se sai melhor, ele cria boa vegetação e leve de renderizar.
Na questão de modelagem no próprio Max, teria o plug-in TreeFactory, que é muito legal, ele permite configurar todos os aspectos da planta durante a modelagem, cria furtos e tudo mais, só que o modelo fica bem pesado.
Agora, certamente é um super exercício modelar "na mão" uma planta no Max, além de aprender muito, ficar fera em modelagem, ainda poderá criar o que quiser sem o menor tipo de limitação, tendo controle total sobre a resolução e o peso de cada parte da planta.
Neste caso pode usar muitas técnicas, desde as mais realistas, com o Hair and Fur, como aplicar texturas com os galhos menores em Planes e distribuir pelos galhos com o Scatter e até mesmo com o Hair And Fur, economizando muitas faces.
E se quiser ainda poderá animar, claro que é mais difícil fazer assim, mas deixa a pessoa fera no Max, pelo menos na questão de modelagem e é muito mais gostoso.
Abraços