Oi Marco, tudo bem?
Você viu no primeiro vídeo do curso que eu falo que, depois de conhecer bem o Mental Ray, poderá modificar para a unidade que usa.
Porque já saberá como configurar o Mental Ray e saberá como encontrar os valores corretos de cada parâmetro para ajustar o render a escala da sua cena.
Mas no vídeo curso eu faço todos os exemplos no tamanho de mundo padrão do 3ds max, que é muito maior do que um projeto em escala real usando metros, então, se não fizer os testes e estudar usando as unidades genéricas do programa e as coisas no tamanho de mundo padrão, nada vai funcionar da forma que está explicado nos vídeos.
O Mental Ray é muito sensível com esse lance de unidades, e na verdade, não é bom trabalhar com unidades reais no Max mesmo que não usasse o Mental Ray, mesmo no render padrão ou em qualquer outro render, porque tudo será mais difícil.
Se pesquisar sobre isso aqui no fórum vai ver muitas mensagens falando destes problemas.
Porque tudo no Max vem configurado de acordo com o tamanho de mundo padrão, então, se trabalhar em metros terá que modificar muitos parâmetros em praticamente todos os recursos do programa, parâmetros que normalmente não seriam modificados, porque as configurações padrões são adequadas, mas são adequadas apenas com os objetos no tamanho padrão de mundo do Max.
Posso dar muitos exemplos, por exemplo, quando aproxima a câmera os objetos são cortados na Viewport, tem que usar o Clipping manual da câmera, que é muito chato de trabalhar com ele ligado.
Ou então o problema com as sombras, que ficam distantes dos objetos, tem que mudar o Bias, só que estes parâmetros nunca precisam ser mudados se os objetos estão no tamanho padrão de mundo do Max.
O ideal é que nunca trabalhe em metros, porque no mínimo vai facilitar muito a sua vida e evitar muito problemas.
O Max é um programa artístico, não é um programa de CAD (Computer Aided Design), ele não oferece facilidades com medidas como um programa de CAD oferece, ele não foi feito para trabalhar com medidas, ele é um programa artístico, foi feito para trabalhar no olhometro, na proprorção artística apenas.
Porque ele foi feito para modelar um personagem por exemplo, que não usa medidas, é feito artisticamente.
O pessoal de CAD começou a usar para fazer maquetes, mas quando chega nele tem que esquecer medidas.
Se está importando o projeto do AutoCAD, a melhor opção é aumentar ele umas 10 vezes quando importar, assim, vai ficar mais próximo do tamanho normal do mundo do Max.
Se colocar o programa em unidades genéricas e Inches, que é a forma que o Max trabalha internamente, pode importar o seu arquivo do AutoCAD e medir alguma coisa que você conheça a dimensão, verá que no Max terá a mesma medida, só que estará em unidades genéricas.
Se tem um Box com 1x1 metro no AutoCAD, vai chegar no Max com 1x1 unidade genérica.
Então, não tem conflito nenhum, mas mesmo assim, ficará minúsculo comparado com o tamanho padrão de mundo do Max, seria melhor que fizesse em cm então no AutoCAD, porque 1 metro seria igual a 100 unidades genéricas no Max, vai ficar imenso, mas é melhor um troço imenso do que minúsculo, terá menos problemas.
Abraços