Oi Osires, tudo bem?
Fico feliz de saber que está devorando as informações do site, muita gente já aprendeu com os tutoriais, artigos e mensagens dos leitores postadas aqui, é só ser interessado e esforçado, você pode aprender também.
Sobre a questão de renderizar Fakeosity no Mental Ray, veja só, o Mental Ray é um render híbrido, como quase todos os outros, porque a melhor forma de traçar a luz direta é com Scanline, então, o Mental Ray tem um Scanline dentro dele também.
Se habilitar os recursos de iluminação indireta, então, ele vai calcular os efeitos de luz para você e poderá usar apenas as luzes nos pontos reais de iluminação.
Mas se não ligar os recursos de iluminação indireta, o Mental Ray vai renderizar a cena igual o Scanline padrão do Max.
Então, se não habilitar os recursos avançados de iluminação, pode perfeitamente usar Fakeosity com ele.
A vantagem neste caso estaria no RayTrace, como o Mental Ray tem um sistema de Raytrace muito mais aprimorado que o do Scanline padrão, usando o Mental Ray com Fakeosity você vai conseguir renders ainda mais rápidos do que no Scanline.
Faça um simples teste, renderize um copo de vidro com Raytrace no Scanline e depois no Mental Ray sem iluminação indireta, o Mental Ray será muito mais rápido.
Inclusive, num dos capítulos do vídeo curso de Mental Ray da 3D1 eu explico como usar Fakeosity e Photon Map para gerar iluminação com qualidade de Final Gather mas sem ter o tempo de render do Final Gather e sem ter que calcular o mapa em todos os frames.
Faz apenas um cálculo de Photons para ter o GI e simula o Final Gather com Fakeosity, assim, fica tão bom quanto Final Gather e com tempo de render abaixo do Scanline.
É ótimo para animação de arquitetura, onde apenas a câmera se move.
Sobre a pergunta do arquivo MAT, veja essa FAQ abaixo que está explicando em detalhes.
Aproveita e dá uma geral na seção FAQs, tem muita informação importante lá que pode te ajudar muito.
O link para essa FAQ dos MATs é http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19801
Abraços