Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

SaavedraCG   Salvador - BA - AC
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ
seiya006   Rio de Janeiro - AC
mse   Novo Hamburgo
Alexandre   Campina Grande

Portfólios Ver Mais

ricardo pavani   Campo Grande - MS - MS
Nabucodonossor   Porto Alegre - RS
Joao Mendes   Rio de Janeiro - AC
William Almeida   São Paulo - SP

Fakeosity pode ser renderizado pelo MentalRay? Como?

Por: Osires Mathoso  

Em: 18/03/2007 18:29

Oi pessoal, Eu li todos os posts do Grupo de Estudo sobre Fakeosity. Fiz bastantes anotações, baixei aquela cena da sala para estudo, anotei a "receita de bolo" que o André fez, baixei os arquivos dele tambem. Agora a pergunta: Eu vou exercitar a colocação de todas aquelas luzes na cena. Eu tenho que renderizar só pelo render padrão ou posso renderizar pelo MentalRay e se puder renderizar pelo MR como faço? Tambem: como faço para abrir um arquivo max no max8 Oque é arquivo Mat e como faço tambem para abri-lo?
Oi Osires, tudo bem? Sim é possivel sim usar o Mental Ray para renderizar uma cena em Fakeosity, mas não sei se tem alguma vantagem, a cena vai ficar igual a renderizada com o Scanline. Para abilitar o Render Mental Ray é só ir em Render Scene dialogue > Commom panel > Assign Render > Production > Clique nos 3 pontinhos (...) e escolha Mental Ray. Arquivos .Mat são do editor de materiais, não lembro ao certo como se abre... Bons estudos!!! ;)
http://www.sfs-studio.com.br
Obrigado Jonathan, Estou devorando este site, leio tudo, aprendo um pouco, outro pouco fico perdido mas vou levando. Agora por exemplo, estou tentando iluminar com fake aquela sala do grupo de estudo. Os arquivos .max, uns abrem direitinhos outros não, mas eu ainda vou descobrir o porque disto, aí com voces. Os arquivos .mat, estes não abrem de jeito nenhum. abraços
Alguns arquivos .Max podem não abrir no 3ds Max 8 por que foram feitos na versão 9. Talvês sejá por isso! Legal que está lendo os artigos dá 3d1, são muito bons mesmo. Já que está estudando sobre luzes, um artigo bem legal é aquele sobre iluminação que o Amon-ra traduziu aqui na 3d1. É exelente!! ;)
http://www.sfs-studio.com.br
O arquivo .mat deve ser aberto no editor de materiais: .Aperta M para abril-lo. .Click em get material. .Click em Mtl library. .Depois aperta Open (para substituir os materiais pelo da biblioteca) ou Marge (para acrescentar os materiais à biblioteca atual).
Jonathan, obrigado, eu vou procurar pelo artigo do Amon-ra. bernardomb, eu vou exercitar da maneira que voce explicou, para aprender abrir estes arquivos. obrigado a ambos.
Oi Osires, tudo bem? Fico feliz de saber que está devorando as informações do site, muita gente já aprendeu com os tutoriais, artigos e mensagens dos leitores postadas aqui, é só ser interessado e esforçado, você pode aprender também. Sobre a questão de renderizar Fakeosity no Mental Ray, veja só, o Mental Ray é um render híbrido, como quase todos os outros, porque a melhor forma de traçar a luz direta é com Scanline, então, o Mental Ray tem um Scanline dentro dele também. Se habilitar os recursos de iluminação indireta, então, ele vai calcular os efeitos de luz para você e poderá usar apenas as luzes nos pontos reais de iluminação. Mas se não ligar os recursos de iluminação indireta, o Mental Ray vai renderizar a cena igual o Scanline padrão do Max. Então, se não habilitar os recursos avançados de iluminação, pode perfeitamente usar Fakeosity com ele. A vantagem neste caso estaria no RayTrace, como o Mental Ray tem um sistema de Raytrace muito mais aprimorado que o do Scanline padrão, usando o Mental Ray com Fakeosity você vai conseguir renders ainda mais rápidos do que no Scanline. Faça um simples teste, renderize um copo de vidro com Raytrace no Scanline e depois no Mental Ray sem iluminação indireta, o Mental Ray será muito mais rápido. Inclusive, num dos capítulos do vídeo curso de Mental Ray da 3D1 eu explico como usar Fakeosity e Photon Map para gerar iluminação com qualidade de Final Gather mas sem ter o tempo de render do Final Gather e sem ter que calcular o mapa em todos os frames. Faz apenas um cálculo de Photons para ter o GI e simula o Final Gather com Fakeosity, assim, fica tão bom quanto Final Gather e com tempo de render abaixo do Scanline. É ótimo para animação de arquitetura, onde apenas a câmera se move. Sobre a pergunta do arquivo MAT, veja essa FAQ abaixo que está explicando em detalhes. Aproveita e dá uma geral na seção FAQs, tem muita informação importante lá que pode te ajudar muito. O link para essa FAQ dos MATs é http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19801 Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711152.

Total de membros registrados: 138655

Últimos membros registrados: Eleanorbluese, giancpeiter, ELEMARA, naumovk, Carmo Giovani , jeyabo, lluis, Slimjaro.

Usuário(s) on-line na última hora: 392, sendo 6 membro(s) e 386 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jjuniorgoncalves, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Lucasloureiro, Negreiroscg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.