Oi Luiz, tudo bem?
Eu não sei te dizer se o Mental Ray que vem no Viz tem as mesmas funcionalidades do que vem no Max, mas deve ter.
Não sei se é o Mental Ray 3.5 do Max 9 que está no Viz 2008, mas se não for, é o Mental Ray 3.4, que é tão bom quanto o 3.5.
A questão é que não vale a pena usar o Viz se tem o Max, tanto que o Viz sempre foi esquecido e relegado a segundo plano.
Porque a Autodesk tirou coisa demais dele, para poder vender barato e ficar num preço mais compatível com a área de arquitetura, que não tem o mesmo rendimento da área de vídeo e animação.
O básico pode ser feito nos dois, porque quem trabalha com arquitetura não usa nem um décimo do poder do 3ds max.
Só que quando precisa de um efeito melhor, de uma animação mais aprimorada, o Viz te deixa na mão, porque tiraram coisas que não deveriam.
Por exemplo, o Viz não tem sistema de partículas, não sei se colocaram nestas versões mais novas, faz muito tempo que não vejo o Viz na frente, o último foi o 4, se não me engano.
Então, se você precisa fazer uma cascata com partículas, não dá.
Se quiser simular tecido com o Reactor Cloth ou simular um corpo maleável com Soft Body, não dá.
Se quiser criar uma estrutura Bone para movimentar uma luminária, não dá, não tem Bones no Viz.
Então, não vale a pena, vale mais a pena usar o Max, se a diferença de valores entre eles não for um problema para você.
Vale lembrar também que qualquer plug-in do Viz funciona no Max, mas muitos plug-ins do Max não funcionam no Viz.
Abraços