Oi Gilberto, tudo bem?
Os principais requisitos que precisa para fazer maquete é criação de materiais, mapeamento de texturas, iluminação e render.
A criação de materiais depende de duas coisas, conhecer bem os recursos de materiais do Max e observar os materiais no mundo real, para ver como a luz se comporta sobre eles e suas propriedades, assim, poderá reproduzir estes materiais com os recursos de 3D.
Aqui na 3D1 você encontra diversos tutoriais sobre materiais, mapas e mapeamentos, o link para essa seção é: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13223
A parte de mapeamento é como você vai ajustar as texturas no objeto, não é difícil, precisa aprender a usar o UVW Map e o Unwrap UVW, que também tem tutoriais aqui no site, estão no link acima.
A parte de iluminação é mais difícil e leva tempo, seria bom ler livros sobre iluminação real para foto e vídeo, porque usando renderizadores profissionais, você pode usar as luzes igual na realidade.
Você encontra diversos tutoriais sobre iluminação neste link: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13224
A parte de render depende de estudar bem e dominar um renderizador profissional, aqui no site você encontra tutoriais de V-Ray e de Mental Ray, além do vídeo curso de Mental Ray que explica todos os recursos detalhadamente.
Abraços