Textura de louça

Por: Bruna Soares da Silva  

Em: 03/06/2007 12:08

Ola pessoal estou tentando fazer textura de louça para colocar na cuba de um banheiro mais esta saindo muito artificial sera que vcs poderiam me ajudar
Manda a imagem! Pode ser que não seja nem a a textura e sim iluminação, ou problemas com o reflexo...
Oi Bruna, tudo bem? Que render você usa? Se for o Mental Ray tem um material de louça que eu fiz na seção Texturas, o link da página é http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13942&&start=15 Se você usa o Max 7 ou inferior, ou se não usa o Mental Ray e vai renderizar no Scanline, o material não vai funcionar, mas é bem simples de fazer. Você precisa pegar um material Raytrace e aplicar um mapa Falloff no canal Reflection, ajustando as cores do Falloff para controlar a intensidade do reflexo nas bordas e no centro da esfera de amostra. Porque a louca reflete mais quando é vista de forma paralela do que quando é vista de forma perpendicular. Ajustando as cores do Falloff você consegue este efeito que é conhecido como Fresnel. Depois pode usar apenas a cor da louça no Diffuse, mas o ideal é usar outro Falloff para controlar melhor a cor quando vista de forma paralela e de forma perpendicular. É parecido com a criação de pintura metálica, dá uma olhada nessa FAQ que vai te ajudar: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19803 Abraços
OLa pessoal minha cena é esta gostaria da ajuda de vcs primeiro sobre a louça né que não esta legal não esta com aquele aspecto de brilho gostaria de saber tb por que meu chuveiro fica preto quando coloco o vidro do box ele é cromado não pode ficar assim vcs poderiam tb me ajudar desde ja agradelo a todos abraços
Olá Bruna. Que render vc está usando?
Um Abraço.
Bruna, À princípio existe um problema de iluminação na sua cena. Perceba que no local onde se encontra a cuba, tem pouca luz e está granulado. O ponto de vista com o ofurô em primeiro plano também não ficou legal. Explica melhor sobre a iluminação que vc usou e as configs de render que ficará mais fácil de te ajudar. Sobre o material louça, a dica do André está bem completa. Mesmo assim ainda existem outras possibilidades para este material. abrs!
Oi Bruna, tudo bem? O chuveiro pode ter ficado preto devido ao nível de reflexões e refrações. Isso pode acontecer quando tem muitos objetos de vidro um na frente do outro, inclusive no vídeo curso de Mental Ray da 3D1 eu mostro isso. Mas pode acontecer com um objeto reflexivo atrás de vidros também. Para resolver é bem simples, basta aumentar o valor de Trace Depth, Max Reflections e Max Refractions na ficha Renderer do Mental Ray. Veja que não são os da ficha Indirect Illumination, que tem parâmetros com estes mesmos nomes, são os que estão na ficha Renderer. Lá vai estar com 6, aumente para 8 ou 10 que vai resolver. Abraços
Ola pessoal então na verdade estou utilizando o Vray como renderizador as luzes estou utilizando vraylight uma na porta que é em frente o espelho e outra no teto sobre as configurações utilizei o irradiance map e o light cache utilizei o adptive subdivision e area foi isso se alguem puder me ajudar mais ja valeu pelas dicas tb brigadão a todos e desculpa a demora da resposta
Bruna, Utilizar apenas vraylights pode tornar o render mais demorado, pois para suavisar bem a cena são necessários valores mais altos na subdvs delas e será necessário também aumentar os valores de dark e light do color maping em exponencial. Além de controlar a luz pela intensidade das vraylights e pelos valores do color maping, você ainda pode usar o enviroment. Muda ele para cor azul claro (quase branco) e testa com valores diferentes. Você pode também usar uma direct light com vrayshadow do lado de fora, ou uma vraysun com valores de intensidade mínimos (tipo 0,01). Isso ajudará na suavisação, permitindo diminuir os valores de subdvs das vraylighs e consequentemente o tempo de render. Além disso, usando iluminação externa você pode fazer aquele feixe de luz entrando no ambiente e simulando o sol. Lembre-se que ambientes como banheiros e cozinhas, mesmo sendo menores que salas e quartos, geralmente demoram bem mais para renderizar por causa da grande quantidade de reflexos (paredes reflexivas...). Uma outra maneira de iluminar esse banheiro seria utilizar apenas iluminação interna. Tenta colocar luzes photometricas com mapas IES abaixo das luminárias. aqui uns links pra vc estudar: sobre color mapping: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=20122 sobre o uso de photométricas e IES: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250 vraysun e sky: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=21503 bons estudos!
Valeu mesmo eduardo pela dicas vou estudar por aqui porem sobre a questão do cromado ficar preto quando se ve pelo vidro vc saberia me dizer o que fazer pra arrumar eu quero que o chuveiro apareça cromado mais não esta aparecendo aparece preto brigadão desde ja

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711196.

Total de membros registrados: 138721

Últimos membros registrados: charliejone, leety, CAROLINEPERE, Robertagomespereira, victor.L., gabisejeforg, Israel33, leansculpt.

Usuário(s) on-line na última hora: 263, sendo 4 membro(s) e 259 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: charliejone, leety, Luena, JMDesign.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.