modelando e renderizando aeroporto - problema

Por: franciscorefosco  

Em: 03/06/2007 14:47

oi pessoal estou me formando em arquitetura e meu projeto final eh um aeroporto (soh o terminal de passageiros). estou modelando ele no autocad 2008 e vou renderiza-lo no max 9. eu nao sei modelar NADA no max. mas estou tendo um problema grave. bom, vou postar as imagens pra explicar melhor, mas o que acontece eh o seguinte, a cobertura do aeroporto eh uma estrutura tensionada e tecido. para modelar isso, usei no autocad os comandos LOFT, 3DEDGE e 3DSURF (deu o maior trabalho modelar isso la no cad e ainda ficaram varios erros, se alguem souber uma forma mais facil, por favor me falem). entao levo para o max, e começam os problemas. 1 - eu uso o MENTAL RAY, esse eh o primeiro problema, pois quando começo a renderizar ele acusa um erro e fecha o MAX (ver imagens). 2 - entao eu usei o SCANLINE, ele completou o render, mas nao reconheceu as formas organicas.(ver imagens) OBS: reparem que o CAD reconhece e renderiza as formas organicas (ver imagens) entao por favor, se alguem tiver uma soluçao pro meu problema, agradeço muito. quem sabe se alguem me explicar como modelar isso no 3D max, mas lembrem que eu nao sei nada sobre modelagem do max, entao qquer dica teria que ser mais detalhada... : )
Tenta aitivar o Force 2-sided na ficha Render > Options Se funcionar seu modelo esta indo para o Max com algumas faces invertidas e a forma correta de ajustar isso covertendo seu modelo em editable poly/mesh; selecionando as faces invertidas e clicanddo em Flip (ficha: Edit Polygons).
eu ja tentei habilitar o 2-sidedna ficha render. nao deu. tb ja tentei converter em editable mesh, poly e nao deu. mas nao tentei esse de selecionar as faces invertidas e dar FLIP. vou procurar la. valeu cara!!! mas de qquer forma, pq o MENTAL RAY da esse pau?
Oi Francisco, tudo bem? São vários os problemas, o primeiro pode estar relacionado com a forma de modelar no AutoCAD. O AutoCAD é ruim para modelar essas coisas mais "orgânicas" em 3D, no Max você faz até vendado, mas precisa conhecer um pouco do programa, caso contrário, mesmo sendo simples acaba ficando complicado. Eu vou tentar te explicar uma forma bem fácil de fazer, mas antes, a outra dica é sobre o Render, não use o Mental Ray sem conhecer o mínimo dele, porque terá mais problemas do que soluções, se pegar para estudar o Mental Ray, vai fazer isso durante meses até ficar seguro com ele e poder usar num projeto para valer, porque não é igual o Scanline, que você clica em render e pronto. Tem que ajustar os recursos do Mental Ray para ele calcular a iluminação de forma realista. Fora isso, qualquer render profissional vai dar problema se a malha do objeto tiver sobreposta, com duas faces ocupando o mesmo lugar, isso pode estar acontecendo na sua modelagem. Faça o render no Scanline, aprenda o Max no Scanline, os recursos de materiais e de luzes, vai ser bem mais rápido, quando estiver sabendo, ai estuda o Mental Ray, é o modo mais fácil. Por fim, ainda tem o problema de versão, Quando estiver com a versão mais recente do AutoCAD, é bom salvar o DWG numa versão anterior, porque o Max pode não ler direito o DWG de uma versão mais recente que ele. Use o formato DWG para abrir no Max, não exporte em 3DS, também use a opção AutoCAD Drawing para importar o DWG no Max, não use a opção Legacy AutoCAD. Agora a modelagem da tenda "orgânica". No AutoCAD você criou linhas nas arestas da tenda e usou surface para conectar essas linhas com uma malha 3D, certo? Então está facinho, exporta apenas as linhas para o Max, sem a malha, no Max as linhas serão tratadas como linhas nativas dele. No Max você terá vários recursos para fazer isso, o mais fácil é aplicar o modificador Surface, você precisa ter a tenda em forma de arame desenhada com as linhas, se já tem as das arestas e não tem a que forma o contorno na base, cria essas 4 linhas também no AutoCAD antes de importar no Max, já que conhece ele melhor. Tendo essa armação de arame com 4 linhas definindo as arestas e 4 linhas definindo a base, quando aplicar o modificador Surface a tenda será criada automaticamente, no máximo vai precisar clicar no Flip Normals. Ainda poderia criar com Nurbs, usando o U Loft, iria clicar na primeira linha e dar a volta até a última, gerando a malha da tenda, muito parecido com a forma que fez no AutoCAD, mas no Max é um pouco mais complicado. Tenta com o Surface para ver se sai. E renderiza no Scanline no começo dos estudos. Dá uma lida nos tutoriais básicos de Max aqui no site, em pouco tempo você vai ter pego as manhas de luzes e materiais. Abraços
Oi Andre, mto obrigado pela resposta. tentei pelo SURFACE modify, e tive alguns problemas, pq estava usando SPL do AUTOCAD (SP line, nao eh nem line nem polyline.. eh uma linha torta.. tive que usar por causa do UCS do cad que eh complicado). ai quando fiz a forma com polyline deu certo (mas nao consegui fazer a forma exata que precisava). entao o que fiz foi salvar o arquivo do cad em formato 2007 (estaca salvando em 2004) e o 3d max reconheceu dessa vez. entao esse meu problema foi resolvido. sobre o render MENTAL RAY, eh verdade, eu nao conheço o renderizador mto bem. mas trabalhando em cima de um arquivo que tu colocou no site para download, ja configurado, consegui fazer essa imagem, http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22856&highlight= ja os testes que eu estava fazendo (os print screen la em cima) com o modelo da cobertura do aeroporto e o mental ray nao estavam configuradas (apenas havia selecionado o renderizador). agora falta importar o arquivo da cobertura do aeroporto para o teu arquivo para estudo e ver se da certo ou se vai dar pau tb. mas acho que vai dar certo. agora, tu acha errado eu fazer isso? consegui algumas cenas na internet, de mental ray, e sempre uso elas como base para os renders que eu vou fazer. ja tentei por mais ou menos um ano fazer as minhas proprias cenas, e sempre ficava ruim... dessa forma consigo fazer imagens melhores... cara, agradeço muito, e parabens pelo site, eh demais. depois de conhece-lo minha vida de 3D mudou : ) serio!!
Oi Francisco, tudo bem? Que loucura, funcionou melhor no formato do AutoCAD 2007 do que do AutoCAD 2004? Era para ser o oposto, porque as vezes a versão do AutoCAD é mais nova do que a versão do Max, mesmo sendo a última versão do Max, ai ele não consegue ler arquivos DWG do AutoCAD mais novo. Mas eu fico feliz que resolveu o seu problema. Para essas coisas vale a pena pegar o jeito de modelar ou com Surface (Patch) ou com Nurbs no Max, porque é muito mais fácil e fica perfeito. Sobre o Mental Ray, se apenas trocar o Scanline pelo Mental Ray e renderizar com ele, a cena sairá pior, sairá igual ao Scanline mas ficará serrilhada. Ele é um renderizador cheio de minúcias, como todo render profissional, então, é bom estudar cada recurso aos poucos com cenas simples para depois aplicar pra valer num projeto, porque pode encontrar problemas as vezes difíceis de resolver sem uma certa experiência. Usar uma cena configurada por outra pessoa para estudar como ela fez, isso eu acho super válido, porque você pode aprender ótimos macetes, eu aprendi muita coisa assim. Mas usar a cena de outra pessoa, como tem gente que usa cenas da Evermotion e só colocam as coisas dentro, também feitas e configuradas por outras pessoas, acaba ficando sem saber 3ds max, não conseguirá fazer tudo que quiser, só se tiver coisas feitas pelos outros. O bom é dominar mesmo o programa, para fazer o que quiser, dominar modelagem, para se precisar fazer um móvel personalizado, poder fazer, dominar materiais, para fazer o material que quiser, ir numa loja, ver um material novo e criar ele perfeitamente em 3D quando chegar em casa para colocar na sua biblioteca pessoal. Vai chegar o dia que não precisará criar quase material nenhum, apenas raramente. O mesmo vale para iluminação e configuração do Render, sabendo iluminar e configurar, você sempre consegue os melhores resultados com o menor tempo possível. Consegue resolver os problemas e ambientar a cena da forma que quiser. Por tudo isso que eu te falo, estude como foram feitas as cenas e tente fazer depois sozinho a partir do zero. Pode acreditar que assim vai aprender. Quanto a sua cena, é super simples de iluminar uma cena assim, coloca uma Sckylight, deixa o multipler dela em torno de 0,6. Depois coloca uma MR Area Spot, para simular o sol, diminui o multipler dela para algo em torno de 0,7. No menu Area Light Parameters você pode ajudar a área de luz, para criar sombra suave, mude para Disc na listinha que tem neste menu e aumente o valor no parâmetro Radius abaixo. Clique sobre a setinha que aumenta e olhe na Viewport, vai aparecer um disco indicando o tamanho. Para diminuir o tempo de render, coloque 3 em U e V no grupo Samples dessa luz. Abre a janela Render Scene e seleciona a ficha Indirect Illumination, o Mental Ray deve estar habilitado. Ligue o Final Gather e coloque 64 no Samples. Abaixo, coloque 2 Max Bounces e 7 no Max Depth. Pronto, pode renderizar. Teste a intensidade da Skylight e da MR Area Spot para não deixar estourar a luz e nem deixar muito escura a cena. Quando tiver bom, aumente o Samples para 256 ou 512 se preferir mais qualidade. Para tirar o serrilhado, coloque 16 no Maximum Samples da ficha Renderer. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711208.

Total de membros registrados: 138730

Últimos membros registrados: Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald, ophtalmicav, foreverhempgummiesprice, meghyunz, abslim.

Usuário(s) on-line na última hora: 684, sendo 10 membro(s) e 674 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: vanderabelo, klogg, Elyaquim, Thiago Couto, AlexTerra, Saviel, Elis, Gibran Farfud, marcio.alain, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.