Oi Francisco, tudo bem?
Que loucura, funcionou melhor no formato do AutoCAD 2007 do que do AutoCAD 2004?
Era para ser o oposto, porque as vezes a versão do AutoCAD é mais nova do que a versão do Max, mesmo sendo a última versão do Max, ai ele não consegue ler arquivos DWG do AutoCAD mais novo.
Mas eu fico feliz que resolveu o seu problema.
Para essas coisas vale a pena pegar o jeito de modelar ou com Surface (Patch) ou com Nurbs no Max, porque é muito mais fácil e fica perfeito.
Sobre o Mental Ray, se apenas trocar o Scanline pelo Mental Ray e renderizar com ele, a cena sairá pior, sairá igual ao Scanline mas ficará serrilhada.
Ele é um renderizador cheio de minúcias, como todo render profissional, então, é bom estudar cada recurso aos poucos com cenas simples para depois aplicar pra valer num projeto, porque pode encontrar problemas as vezes difíceis de resolver sem uma certa experiência.
Usar uma cena configurada por outra pessoa para estudar como ela fez, isso eu acho super válido, porque você pode aprender ótimos macetes, eu aprendi muita coisa assim.
Mas usar a cena de outra pessoa, como tem gente que usa cenas da Evermotion e só colocam as coisas dentro, também feitas e configuradas por outras pessoas, acaba ficando sem saber 3ds max, não conseguirá fazer tudo que quiser, só se tiver coisas feitas pelos outros.
O bom é dominar mesmo o programa, para fazer o que quiser, dominar modelagem, para se precisar fazer um móvel personalizado, poder fazer, dominar materiais, para fazer o material que quiser, ir numa loja, ver um material novo e criar ele perfeitamente em 3D quando chegar em casa para colocar na sua biblioteca pessoal.
Vai chegar o dia que não precisará criar quase material nenhum, apenas raramente.
O mesmo vale para iluminação e configuração do Render, sabendo iluminar e configurar, você sempre consegue os melhores resultados com o menor tempo possível.
Consegue resolver os problemas e ambientar a cena da forma que quiser.
Por tudo isso que eu te falo, estude como foram feitas as cenas e tente fazer depois sozinho a partir do zero. Pode acreditar que assim vai aprender.
Quanto a sua cena, é super simples de iluminar uma cena assim, coloca uma Sckylight, deixa o multipler dela em torno de 0,6.
Depois coloca uma MR Area Spot, para simular o sol, diminui o multipler dela para algo em torno de 0,7.
No menu Area Light Parameters você pode ajudar a área de luz, para criar sombra suave, mude para Disc na listinha que tem neste menu e aumente o valor no parâmetro Radius abaixo.
Clique sobre a setinha que aumenta e olhe na Viewport, vai aparecer um disco indicando o tamanho.
Para diminuir o tempo de render, coloque 3 em U e V no grupo Samples dessa luz.
Abre a janela Render Scene e seleciona a ficha Indirect Illumination, o Mental Ray deve estar habilitado.
Ligue o Final Gather e coloque 64 no Samples.
Abaixo, coloque 2 Max Bounces e 7 no Max Depth.
Pronto, pode renderizar.
Teste a intensidade da Skylight e da MR Area Spot para não deixar estourar a luz e nem deixar muito escura a cena.
Quando tiver bom, aumente o Samples para 256 ou 512 se preferir mais qualidade.
Para tirar o serrilhado, coloque 16 no Maximum Samples da ficha Renderer.
Abraços