Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Thiago Peitl   Marília/SP
Uilian   Santa Maria
mdpontes   Macapá - AP
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

SilvioRibeiro   Embu-SP - AC
sidi   SergioCosta sidi
tobiasbueno   São Paulo

Como fazer uma iluninação em sanca de gesso

Por: Lando  

Em: 04/06/2007 07:17

Olá, a todos, estou todos os dias aqui praticamente 24 horas, mas não sou (ainda muito participativo) por enquanto (só sugando mesmo) aprendendo bastante coisa, e de olho no mental ray, venho solicitar se possível uma dica de como demonstrar uma iluminação em uma daquelas sancas de gesso (ambiente interno) a luz fica embutida porém quero demonstrar aquela claridade, com brilho etc... estou tentando fazer com o glow do video post, porém no mr parece que tem outros recursos, ou seja ainda não sei o q fzer... Atenciosamente
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Os dois primeiros artigos de Mental Ray aqui da 3D1 explica como configurar os Photons e o FG para iluminar, um dos exemplos é a simulação de uma sanca assim, dá uma olhada lá. http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15640 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16300
Múcio
Ok, Mucio, obrigado pela dica, mas talvez ainda não seja isto, o que quero é inserir um objeto, e dar a este objeto propriedades de iluminação, com controle da luz e não pra toda a cena, eu tentei fazer com luzes, porém elas são pontuais, e não transmite a idéia que eu quero, (como se fosse uma linha de luz percorrendo todo um espaço e contínuamente) como se fosse várias fluorescentes ligadas entre si, com as luzes standars, eu não consegui, Atenciosamente,
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Lando, coloca um material Mental Ray e em surface um Glow(lume). Para funcionar precisar do estar com o FG ligado.
Usa uma luz Photometric Linear, ela que é para fazer luz Fluorescentes, ainda tem na listinha de preset a opção Fluorescente para ficar igual a luz real. Aprendi no curso de Mental Ray aqui do site. :)
Ok, obrigado (Supermax,Bernardomb e Mucio) pelas respostas vou testar e posto o resultado, ) Valeu...
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Oi Lando, tudo bem? Se a luz fica atrás do objeto e este objeto é translúcido, ou seja, ele deixa a luz passar mas não é transparente, então, realmente é uma situação mais delicada. Este efeito pode ser feito com Subsurface Scattering no Mental Ray, usando Shaders de SSS ou o Shader Glass da Lume, como eu mostro no vídeo curso de Mental Ray da 3D1, mas não é muito simples de fazer se estiver iniciando. Tem um PLug-in que simula isso com mais facilidade, as vezes, mas também não é muito simples de usar, você pode baixar na seção Plug-ins, se chama TranslucencyMod e está nesta página: http://www.tresd1.com.br/plugins.php?t=12918&&start=45 Usando o Shader Glow, como o Bernando falou, e colocando um mapa para controlar a luminosidade, também daria para simular isso muito bem e eu acho que é a forma mais fácil. De qualquer forma, você pode ler sobre SSS neste artigo: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15585 Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711208.

Total de membros registrados: 138730

Últimos membros registrados: Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald, ophtalmicav, foreverhempgummiesprice, meghyunz, abslim.

Usuário(s) on-line na última hora: 567, sendo 14 membro(s) e 553 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Negreiroscg, Rodrigo, vanderabelo, CNC, Elyaquim, Thiago Couto, AlexTerra, quelpo, ForeverHemp0125, Saviel, Elis, Gibran Farfud, marcio.alain, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.