Oi Sherlock, tudo bem?
A modelagem ficou ótima, parabéns.
Agora é só uma questão de melhorar os materiais da cena, iluminação e configuração de render.
O problema das manchas pretas serrilhadas é causado pelos materiais com certeza absoluta.
Você montou algum material de uma forma que o Mental Ray não aceita bem.
Algumas gambiarras que podem ser feitas nos materiais e são aceitas pelo render padrão, não podem ser feitas no Mental Ray que é um render fisicamente correto.
Um exemplo bem comum é o uso de um mapa Falloff no canal Reflection do material Standard, usam o Falloff e colocam um Raytrace em cada cor do Falloff para criar o efeito de Fresnel.
Isso não dá certo no Mental Ray, mas dá certo se pegar um material Raytraced e aplicar o falloff no canal Reflect dele, sem precisar colocar dois mapas Raytrace dentro do Falloff.
Além do resultado ficar muito melhor, mesmo no render padrão, é mais correto essa composição e não vai gerar estes artefatos.
Se tiver algum material assim, com certeza é esse material que está gerando as manchas.
Veja os demais materiais da cena.
Se quiser, posta aqui a configuração dos que você acha que estão gerando o problema e eu te falo se são eles ou não.
Pode ter certeza que o modelo não está gerando essas manchas, não importa onde modelou, quando chega no Max é um Mesh comum como qualquer outro.
O que gera problemas são faces sobrepostas, mas isso gera problema em qualquer renderizador, até no Scanline. Só que não forma machas assim, são diferentes.
Essas manchas eu aposto que são por causa de algum material.
Me fala primeiro como fez os materiais de água e vidro, deve ser eles.
Abraços