Oi gente, tudo bem?
Marco>
É muito estranho, você tem certeza que está aplicando os mapas corretamente.
No canal Diffuse deve ter o mapa com a árvore colorida, no canal Opacity deve ter a imagem em branco e preto representando o canal Alpha, no lugar do preto ficará transparente, no lugar do branco ficará opaco.
Se salvou a imagem em TGA 32 bits, para ter o Alpha integrado, tem que ver se salvou corretamente, desabilitando o Split Alpha e o Compression, deixando apenas o Pre-multipled.
Estando com isso certo, precisa ter certeza que habilitou corretamente as opções de Alpha no mapa Bitmap.
Faça o teste com uma imagem separada no canal Alpha, a imagem branco e preto.
Se der certo, então, o problema está na configuração do material com o Alpha embutido na imagem ou no salvamento da imagem com o Alpha.
Jean>
Eu fico muito feliz de saber que consegui ajudar um pouco.
Mas nessa questão de renderizar RPC pela vista Top já complica um pouco, porque eles não têm a imagem dessa vista, só do 360 graus ao redor.
Mas em alguns CDs de RPC tem imagens para gerar a sombra da árvore, acho que são mais comuns nos CDs antigos.
Essa imagem é um mapa de opacidade, uma imagem preto e branco para aplicar num Plane e simular a sombra da árvore no chão com o sol do meio dia, entende?
Com uma imagem como essa, que é praticamente a árvore de cima, mas em preto e branco, você poderia usar o PhotoShop para pintar e criar folhagens dentro, mas não sei se vai ficar legal.
Acho que o melhor é renderizar árvores 3D de verdade pela vista Top.
O Max tem umas árvores 3D que vêm junto com ele, também tem alguns programas gratuitos e Scripts que geram árvores e tem o OnixTree, que é o mais usado entre o pessoal que trabalha com maquete.
Abraços