Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Raphael.   Itararé - SP - AC
dami   João Pessoa pb - AC
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Pescinelli   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Lui   Curitiba
Samuel   Brasil/MG - MG
moldes19   Salvador
g2guilherme   Curitiba-PR - PR

Renderizar RPC com o mental ray - É possível???

Por: Xerox  

Em: 15/06/2007 18:35

Olá pessoal, vcs sabem se é possivel usar o Mental Ray para renderizar RPC ??? Muito obrigado pela atenção, um forte abraço a todos!!!
Oi Xerox, tudo bem? Só no Scanline e no Mental Ray que os RPCs renderizam direito, nos outros renders, apesar de aceitar renderizar os RPCs, eles fica desbotados. No Scanline isso não acontece porque os RPCs foram feitos para o Scanline. E no Mental Ray também não acontece porque a Archvision escreveu um Shader exclusivamente para o Mental Ray entender os RPCs. Você precisa entrar lá na Archvision e baixar o plug-in de RPC, o Shader para o Mental Ray vem junto. É gratuito. Abraços
Oi André!! (nao sei se é o André, heheheh) Eu entrei no site da Arquivision, mas eles cobram por esse plugin (899 dolares), vc nao sabe algum lugar que de pra baixar gratuito. Muito obrigado mesmo assim Abração
Oi Xerox, tudo bem? Sou eu mesmo, eu uso estes dois usuários. :) Sobre o seu problema, depende a versão que você está usando, parece que até o Max 8 é pago, mas na versão para o Max 9 é gratuito e vem junto com o Plug-in. Agora, se você usa o Max 8 e para essa versão só tiver o pago, então, sinto muito, não é permitido comentar nada sobre pirataria de softs aqui no fórum. Abraços
Tranquilo andré, vou colocar as pessoas no photoshop ou em "planos", mas muito obrigado assim mesmo. Ah propósito, estou fazendo o curso de Mental Ray de vcs. E só uma palavra para o curso, "espetacular", muito bom mesmo. Espero ,melhorar meus renders, para logo postar pra galera dar uma olhada. Um abraço
Oi Xerox, tudo bem? Então deixa eu te dar uma dica melhor. Se você colocar os RPCs no PhotoShop, eles não vão interagir com a iluminação e efeitos da cena igual acontece quando renderiza pelo V-Ray, por exemplo. Os RPCs vão ficar estranhos, parecendo destacados da cena como acontece nos outros renderizadores. Eu acho que vale mais a pena pegar a imagem do RPC e aplicar num Plane na cena em 3D, assim, a vegetação vai gerar e receber GI, vai interagir com os efeitos da cena, gerar sombras e reflexos realistas, vai ficar bem melhor. Não serve para animação, mas normalmente em maquete não precisa de animação. Para pegar a imagem do RPC é facinho, basta renderizar pela vista Front e salvar em TGA 32 bits, porque assim vai guardar o canal Alpha do recorte junto. Depois, é só aplicar a imagem no Diffuse e no Opacity do material, no Opacity você habilita as opções de Alpha no menu do mapa Bitmap e o recorte é feito automaticamente. Abraços
Oi André, Porque não consigo gerar as sombras quando uso uma imagem num plane como vc explica acima, com o Mental Ray? Marco.
Marco.
andré...........perfeita sua explicação sobre aplicar imagens em planes, principalmente usando a boa qualidade dos rpc's......... isso era uma grande incognita pra mim........... obrigado mesmo.......... ja tinha vasculhado o forum atras de uma forma pra nao precisar recortar as imagens............. agora explorando vc um pouco mais.........hehe........seria possivel renderizar em vista top pra utilizar em humanizaçoes sem o fundo? digamos pra passar direto pro corel (a maioria do pessoal usa o photoshop mas eu nao curto mto) sem precisar recortar antes?? obrigado mais uma vez
Oi gente, tudo bem? Marco> É muito estranho, você tem certeza que está aplicando os mapas corretamente. No canal Diffuse deve ter o mapa com a árvore colorida, no canal Opacity deve ter a imagem em branco e preto representando o canal Alpha, no lugar do preto ficará transparente, no lugar do branco ficará opaco. Se salvou a imagem em TGA 32 bits, para ter o Alpha integrado, tem que ver se salvou corretamente, desabilitando o Split Alpha e o Compression, deixando apenas o Pre-multipled. Estando com isso certo, precisa ter certeza que habilitou corretamente as opções de Alpha no mapa Bitmap. Faça o teste com uma imagem separada no canal Alpha, a imagem branco e preto. Se der certo, então, o problema está na configuração do material com o Alpha embutido na imagem ou no salvamento da imagem com o Alpha. Jean> Eu fico muito feliz de saber que consegui ajudar um pouco. Mas nessa questão de renderizar RPC pela vista Top já complica um pouco, porque eles não têm a imagem dessa vista, só do 360 graus ao redor. Mas em alguns CDs de RPC tem imagens para gerar a sombra da árvore, acho que são mais comuns nos CDs antigos. Essa imagem é um mapa de opacidade, uma imagem preto e branco para aplicar num Plane e simular a sombra da árvore no chão com o sol do meio dia, entende? Com uma imagem como essa, que é praticamente a árvore de cima, mas em preto e branco, você poderia usar o PhotoShop para pintar e criar folhagens dentro, mas não sei se vai ficar legal. Acho que o melhor é renderizar árvores 3D de verdade pela vista Top. O Max tem umas árvores 3D que vêm junto com ele, também tem alguns programas gratuitos e Scripts que geram árvores e tem o OnixTree, que é o mais usado entre o pessoal que trabalha com maquete. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711205.

Total de membros registrados: 138732

Últimos membros registrados: martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald, ophtalmicav, foreverhempgummiesprice.

Usuário(s) on-line na última hora: 579, sendo 12 membro(s) e 567 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, Ricardo Paranhos, Rodrigo, Daniel Monteiro, Claudio Nichollas, madalenapri, TadeuB79, KATIAk, Felipe Duarte, Ronaldo Junior, Thiago Couto, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.