Oi gente, tudo bem? Tirmey, Realmente, concordo plenamente com você, saber usar bem os procedurais é muito importante, ajuda demais e mesmo usando imagens, porque você pode mesclar imagens e procedurais, ai faz o que quiser, é muito bom mesmo. Quem trabalha bem com procedurais pega logo o jeito de usar Shaders no Mental Ray, quem está acostumado a pegar materiais prontos por ai e não se preocupa em estudar criação de materiais, apanha muito na composição de Shaders, porque Shaders são como mapas procedurais, mas eles não fazem apenas um padrão fractal, eles controlam diversos aspectos do render. As coisas que eu mais curto no Max são essas de montar, porque é como brincar de Lego, então, Bones e Rig, Particle Flow e Shaders do Mental Ray são as coisas mais divertidas do programa. Eu fico feliz que você gostou deste tópico, o exemplo foi feito rapidamente, se testar mais fica melhor ainda. O Shader 3D Displacement do Mental Ray permite curvar o Displace em Z, então, se criar uma imagem adequada, pode fazer os sulcos do grafiato entrando mais nas laterais e ficando igual o real. Osires, No caso do Bump pode ser as luzes, o Max precisa de luzes para simular o Bump, pois ele simula com o sombreamento. Então, também não fica legal quando é visto de forma muito paralela, só fica bom mesmo visto de frente. No caso do Displacement, pode ser a quantidade de segmentos no objeto que você está aplicando o material, precisa ser um objeto com bastante segmentos para não ter que modificar o valor do Edge Lenght nas configurações de Displacement do Mental Ray, deixando o render mais demorado e consumindo mais memória. Abraços