Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

robson cardoso   Londrina/PR - AC
magrelaman   São Paulo - SP
Rodrigo   Salvador, BA - BA
luis martins   Viana do Castelo Portugal - AC

Portfólios Ver Mais

Antonio   Campinas - SP
flovecchio   santos sp - AC
Amaurus   São Paulo - AC
thiagojosepp   Brasília - DF

grafiato

Por: Thiago_tecnologo  

Em: 29/06/2007 10:22

Olá gostaria de saber se tem algum mapa processual do max compátivel com o mental ray que se consiga obter o efeito de grafiato proximo o da imagem em anexo
use o mapa celular que vc pode ajustar ele dessa maneira caso queira caprichar use um mix que aí vai ficar melhor ainda
o valew pela dica, mexi no no celular só almentando o tiling em X e a uma média distância o efeito já ficou legal, gostária de saber se você pode explicar como usar com o mix, se estiver com um tempinho é claro hehehhe
Poxa... Posta aí a configuração do Cellular!! Não consegui chegar nesse resultado aí não... E qual o outro mapa que entraria no mix pra deixar melhor? Abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
Tbm gostaria de saber qual é a conf do seu celular!.. posta ai vai!...
Valorize seu trabalho e suas horas de estudo!Não desvalorize o mercado 3D!!!...
Oi gente, tudo bem? A dica do Luciano foi perfeita e eu fico feliz de ver que está se aprofundando nos estudos de mapas, materiais e iluminação, para resolver tudo por si só, sem depender de nada pronto. Saber compor com os mapas procedurais do 3ds max é muito importante, porque é a forma mais poderosa que existe para texturas e este exemplo do Thiago também é ótimo, porque é uma situação ideal para usar isso. Claro que criar um material perfeito para simular o material real não é fácil, depende de muitos testes até acertar precisamente, mas com a prática dá para chegar mais rápido no resultado, depois só precisa refinar. Os mapas procedurais podem ser esticados e deformados para conseguir o que deseja, os recursos de Low, Mid e High Threshold que aparecem em todos os mapas servem para modificar o aspecto deles. Fora os recursos normais que todo mundo usa. E ainda pode compor com outros mapas para obter resultados mais complexos, o que resulta em infinitas possibilidades. No caso do Grafiato é mais simples, não precisa modificar muita coisa, apenas com os recursos mais comuns do Cellular e com um Noise já dá para chegar perto. Para ficar melhor tem que compor com outros mapas usando o Mix, o Composite, o Mask ou qualquer outro que sirva para composição. Eu fiz um exemplo rápido e sem muitas configurações para vocês verem como á fácil criar algo próximo deste material. Usei o Cellular e o Noise apenas, o Noise para simular a porosidade mais fina. Poderia usar um Dent para "quebrar" mais as bordas dos desenhos formados no grafiato. Mas basicamente apenas troquei as cores do Cellular, estiquei ele um pouco e mudei para Chips com Fractal. O Noise no Cellular do Diffuse é para criar o granulado mais fino. O mesmo Noise foi copiado para o Bump e as cores foram trocadas para preto e branco, esse Noise vai criar a rugosidade mais fina. E fiz cópia do Cellular do Diffuse para colocar no canal Displacement, criando a rugosidade mais bruta. Sem fazer com o Displacement, teria que usar o Mix justamente para compor o Noise com o Cellular no Bump. Mas existem muitas formas de compor, poderia até simular a areia fina com brilhos diferentes do resto usando o Blend e o Speckle. Inclusive, o Speckle seria ótimo para simular esse granulado do grafiato, poderia ficar melhor do que o Noise, é uma questão de testar até acertar bem. Criar materiais é muito gostoso, é quase uma terapia, mas precisa de tempo. Cellular do Diffuse e aspecto na Viewport. Render e menu Maps do material, com o Cellular no Displacement e o Noise no Bump. Abraços
André, que show este teu post! Eu só fui ver hoje sua resposta! Estou procurando usar procedurais sempre que possível, pois além de podermos trabalhar com texturas em qualquer resolução, a utilização de RAM também cai drasticamente! Sem contar que é muito mais prático, pois não precisamos manter uma série de bitmaps junto com o arquivo .max... abração, e valeu por mais esta aula!
Doe medula óssea! Doe vida!
Olá pessoal . Mesmo com tudo isto explicado, não consegui fazer o segundo grafiato, ele não fica com a profundidade do Bump e nem do Displacent.
Otimo Topico pessoal! Andre! muito boa sua explicaçao! q tal fazer algo um pouco mais complexo e passo a passo para um tutorial? eu acho q seria de grandiosa utilidade para o pessoal! assim qe puder irei testar este grafiato..mas muito bom! parabens pela iniciativa do pessoal! abraço
Edward Richards http://edwardcg.deviantart.com
Oi gente, tudo bem? Tirmey, Realmente, concordo plenamente com você, saber usar bem os procedurais é muito importante, ajuda demais e mesmo usando imagens, porque você pode mesclar imagens e procedurais, ai faz o que quiser, é muito bom mesmo. Quem trabalha bem com procedurais pega logo o jeito de usar Shaders no Mental Ray, quem está acostumado a pegar materiais prontos por ai e não se preocupa em estudar criação de materiais, apanha muito na composição de Shaders, porque Shaders são como mapas procedurais, mas eles não fazem apenas um padrão fractal, eles controlam diversos aspectos do render. As coisas que eu mais curto no Max são essas de montar, porque é como brincar de Lego, então, Bones e Rig, Particle Flow e Shaders do Mental Ray são as coisas mais divertidas do programa. Eu fico feliz que você gostou deste tópico, o exemplo foi feito rapidamente, se testar mais fica melhor ainda. O Shader 3D Displacement do Mental Ray permite curvar o Displace em Z, então, se criar uma imagem adequada, pode fazer os sulcos do grafiato entrando mais nas laterais e ficando igual o real. Osires, No caso do Bump pode ser as luzes, o Max precisa de luzes para simular o Bump, pois ele simula com o sombreamento. Então, também não fica legal quando é visto de forma muito paralela, só fica bom mesmo visto de frente. No caso do Displacement, pode ser a quantidade de segmentos no objeto que você está aplicando o material, precisa ser um objeto com bastante segmentos para não ter que modificar o valor do Edge Lenght nas configurações de Displacement do Mental Ray, deixando o render mais demorado e consumindo mais memória. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711588.

Total de membros registrados: 139058

Últimos membros registrados: NowSlimErgebnisPreis, ronniebrod, Andersopaulas, Mitolyn33678, Sehbhu026, Renatocesaras, Elaine Alencar, PabloBarbosa22.

Usuário(s) on-line na última hora: 199, sendo 3 membro(s) e 196 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: ronniebrod, NowSlimErgebnisPreis, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.