Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
leoaks   Brasil - MG
Inverno   Jandira SP
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

andreviana   Goiânia - Goiás - AC
danilolimatattoo87   Taubaté / São Paulo - SP
LucasCabriotti   Araçatuba-sp - SP

Shader Que Funciona Como Rounded Corner?

Por: macfabiano  

Em: 06/07/2007 21:41

:D Olá pessoal! Minha dúvida é quanto ao Mental Ray. Alguém poderia me ajudar me indicando ou descrevendo como configurar "manualmente" um shader que funcione como ROUNDED CORNER (do Arch & Design do max 9)? Isto é, eu não quero utilizar um material Arch & Design. Só pra contar como cheguei nessa questão: Estou fazendo uma imagem externa que contém molduras brancas com alguns frisos. Os menores desses frisos têm seção de 1 cm e, onde tem sombra, eles não aparecem muito. Acho que não devo ter configurado bem os RAIOS de FG entre outras coisas...rsrs, pois estão com uma diferença absurda, de 250:0,5 entre máximo e mínimo (embora eu esteja fazendo isso no max 9, prefiro configurar os raios manualmente), e foi essa configuração que não provocou manchas e ainda fez aparecer melhor os frisos. Aí, experimentei utilizar um material Arch & Design e ativar ROUNDED CORNER pra ver. Ficou muito bom, mas só onde não tem sombras. Foi um experimento, talvez o caminho não seja este para o caso dos frisos, mas mesmo assim, despertou minha dúvida quanto a um shader que não seja "pré-configurado" e que funcione como Rounded Corner. Abraços e obrigado.
Oi Macfabiano, tudo bem? Não é boa idéia usar o Rounded Corners, porque não fica bom se o raio for muito grande, só fica bom em raios pequenos e a sombra não respeita essa curvatura, é uma ilusão criada com Bump nas quinas. O ideal é modelar realmente a curvatura nas quinas dos objetos, no Max 9 fica ainda mais fácil de fazer isso com o recurso de Segments do Chanfer, permitindo criar cantos arredondados sem problemas. Com certeza absoluta os frisos não ficaram visíveis porque o Radius o Final Gather está grande demais, pode ser que resolva apenas ajustando o Min Radius, mas pode ser necessário abaixar um pouco o valor do Max Radius também. Mas tem como fazer o que você quer, é raro não ter como fazer algo no Mental Ray. Só que é arriscado mexer nisso se não tem experiência, pode ter que reinstalar o Max. Você precisa editar o arquivo de Shaders do Mental Ray para habilitar o Rounded Corner separadamente. O Arch%Design é uma biblioteca especial do Mental Ray, chamado de Mia, porque é um material monolitico, não é um Phenomena, que tem o prefixo Mib. Então, vai precisar editar essa biblioteca especial que se chama Architectural.MI e fica dentro da pasta Mental Ray>Shaders_Standard>Include. Você deve encontrar o GUI do mia_roundcorners e apagar a Tag Hidden que aparece nas declarações do Shader. É bom fazer uma cópia deste arquivo antes de editar, se fizer coisa errada nele, estraga o Mental Ray. Quando abrir o Max novamente vai aparecer o Mia_Roundedcorners entre os Shaders disponíveis para o Mental Ray, use-o no canal Bump do material para fazer o mesmo que ele faz no Arch&Design. Abraços
ô Mestre! Valeu mesmo! vou é configurar os raios, acho que ainda é cedo pra eu mexer naquelas configurações de round corners. Obrigado! :D
Olá André! tudo bem? Estou postando o teste dos frisos. Sugestões e críticas serão muito bem aceitas...rsrsr :D Abraços e obrigado!
Eu acho que as sombras estão claras demais, a luz está um pouco estourada. Tenta diminuir um pouco a intensidade das luzes e aumentar o GI na cena diminuindo um pouco o Decay
Múcio
Olá Mucio, blz? obrigado pela sugestão! vou experimentar diminuir a intensidade da luz até que fique melhor. Só utilizei Final Gather, mas vou fazer outro teste com caustics e gi, ms em outra cena, com a esfera envolvente. abraços! Fabiano.
Oi Mac, tudo bem? Realmente está faltando contraste na cena, as partes em sobra ficam escuras mesmo e as partes em luz ficam bem claras, criando uma diferença bem grande entre essas duas áreas. Pega uma foto real e veja, se tiver câmera digital, tira uma foto de uma fachada e veja, é mais fácil perceber as coisas no começo por meio de fotos. Com o tempo o seu olho ficará treinado e você poderá perceber os efeitos a olho nú. Que luzes você usou na cena? Tem uma SkyLight e uma Spot? Diminua o valor da Sky Light e mantenha o valor da Spot. Se diminuiu o valor do Decay nas configurações do Mental Ray, volte para 2 que é o valor padrão. Abraços
Olá Grande! Obrigado pelas dicas! Neste novo cenário utilizei uma mr sky (multiplier 2) e uma mr sun (intensy 60000). Mais uma vez gostaria de agradecer, pois este fórum tem sido muito útil pra mim. Ainda tenho muito a aprender, pra não dizer que não sei nada ainda rsrsr e, então, críticas e sugestões são extremamente úteis! Abraços! :D
Oi Mac, tudo bem? Viu como melhorou quando as sombras ficaram mais escuras, assenta mais o projeto no chão e não deixa a imagem lavada, vai testando por ai que é o caminho. Abraços
:D Olá Grande! Apliquei tiles no telhado, como o Marco Artacho ensinou e displacement(Shader) no gramado. Mas acho que ainda tem chão pela frente com os ajustes...rsrsr. Há uma mancha no interior da garagem porque essa não é a imagem original. Fui compactando ela no Photo Paint até ficar com o tamanho mínimo...rsrsrs Abraços e obrigado a todos!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711211.

Total de membros registrados: 138739

Últimos membros registrados: MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes, glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86.

Usuário(s) on-line na última hora: 556, sendo 2 membro(s) e 554 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WFortunato3D, MitolynAustraliaReview.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.