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Erro zoom viewport

Por: jaderpalma  

Em: 14/07/2007 18:08

Por favor pessoal, preciso de uma ajuda. A viewport não está exibindo os objetos corretamente ao dar zoom. Veja esse exemplo: o teapot tem 0,2m de raio.
problema e a comfiguracao da viewport, eu tenho esse problema tambem mas eu naum ligo so e na pespectiva.
Isso só acontece com quem trabalha em escala real usando metros. O max não é um programa de CAD, como o pessoal sempre fala aqui. É só trabalhar no sistema padrão do programa que isso não acontece mais. Trabalhando em escala real usando metros, este é apenas um dos problemas que vai ter. Leia este tópico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777&start=15
Múcio
Oi Jader, tudo bem? Este é um assunto meio polêmico, mas eu não entendo o porque, já que é muito fácil de perceber. Tudo no Max vem ajustado para escala real em polegadas, não em metros, e como ele não é um programa técnico, é um programa artístico, ele não ajusta estes valores padrões de acordo com a unidade que você escolher trabalhar, então, só dá certo perfeitamente se trabalhar em polegadas. Mas como ele é um programa artístico, não pensaram que iriam querer usar ele como um programa técnico, medindo tudo. Ele foi feito para modelar um rosto, por exemplo, então, não precisa medir um rosto todo para modelar, vai olhar e modelar, como um artista faz. Se você colocar em qualquer outra unidade, que não seja a unidade genérica padrão, todos os valores padrões de todos os recursos do programa não ficarão adequados, então, vai precisar configurar muito mais parâmetros em todos os recursos para obter o mesmo resultado que alguém obteria trabalhando num tamanho próximo do padrão. Porque não existe outra unidade no Max, então, ele muda o tamanho (escala) do objeto de acordo com a unidade escolhia tendo polegadas como base da conversão, então, apenas muda o tamanho dos objetos no mundo padrão do programa, pois o mundo padrão nunca muda. Percebendo isso fica claro como água entender essa questão de unidades no Max. A unidade mais próxima no sistema métrico é centímetros, mas neste caso vai ficar maior do que seria o ideal, é melhor do que ficar muito pequeno, que é o caso de usar metros, porque dá menos problema se for grande demais do que pequeno demais. Fica mais fácil de perceber se usar a porta que o Max cria no painel Creat>Doors, veja o valor da espessura do batente, é 2 por padrão e sempre será 2 independente da unidade que escolher. Então, qual seria o tamanho correto de um batente no mundo real, quanto ele sai para fazer o arremate na parede? São 5 centímetros, certo? O valor 2 quando escolhe trabalhar em metros significa 2 metros, então, quando cria a porta nessa escala nem se parece com uma porta, vai ter que ajustar todos os parâmetros dela para ficar adequado. O valor 2 quando escolhe trabalhar em centímetros significa 2 centímetros, então, o batente seria pequeno demais, ou seja, a escala da porta está grande demais para o mundo padrão do programa. Agora se o valor 2 fosse polegadas, daria os 5 centímetros que é o correto no mundo real, entende? Neste tópico eu explico isso e um dos exemplos mais clássicos é justamente este que você mostrou, ele está lá no tópico também, o link é: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777&start=15 Abraços
boa explicação! vlw

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