Oi rgfclaro2, tudo bem?
Fica tranquilo que o seu problema está no Sample Range, nunca use 1, no mínimo use 4.
Coloque 4 que vai ficar bom, se quiser melhorar ainda mais, coloque 6 ou 8, ai vai ficar perfeito.
Agora veja só, a sombra Shadow Map é uma sombra super limitada, por exemplo, ela não aceita transparência, então, não vai aceitar a transparência da água da piscina, deixando a água mais escura do que deveria.
Prefira usar a sombra Raytrace, Adv RayTrace ou Area Shadow, são mais demoradas, mas o resultado é bem melhor.
Sobre a questão de unidades no Max, realmente é um problema sério e muitas vezes pessoas com anos de experiência no max não percebem isso.
Não é que não dá para trabalhar em metros ou centímetros, dá, só que será muito mais difícil.
Só quem trabalha com maquete usando metros tem tantos problemas no desenvolvimento de um projeto.
Uma pessoa que faça a mesma coisa sem usar medidas, ou seja, aumentando o projeto para ficar próximo do tamanho padrão do Max, não vai ter nem um décimo dos problemas que você vai ter trabalhando em escala real usando metros.
Porque o que tem que perceber é que o Max não foi criado para trabalhar com medidas, fizeram ele baseado em polegadas e sem a opção de trocar isso, porque nem imaginaram que iriam querer usar o Max como um programa de CAD modelando com medidas em tudo, nem mesmo em polegadas, porque ele foi feito para modelar artisticamente.
Mas eu entendo que quem trabalha com arquitetura tem que modelar em escala, então, não tem jeito, tem que se sujeitar a todos estes problemas, tem que aprender todos estes detalhes para poder ajustar em cada projeto, porque sempre vai ter que ajustar, não dá paras mudar o sistema do Max.
Todos os recursos que usar no programa, vai ter que mudar valores que nunca teria se estivesse trabalhando de forma artística no programa, o Bias é apenas um destes problemas, vai ter milhares de outros.
Portanto, a melhor opção é apenas modelar em escala real usando metros, porque tem que ser assim, mas para texturizar e iluminar não precisa, então, é melhor agrupar tudo e aumentar umas 10 ou 20 vezes, assim, não terá nenhum destes problemas nessa parte do trabalho que não depende de medidas precisas.
Mas pode continuar até o final em escala real, só terá muito mais trabalho e problema.
Para trabalhar com medidas precisas e tudo que vem ajustado por padrão ficar adequado de primeira, só trabalhando em polegadas.
Veja a porta padrão do Max, a espessura do batente tem o valor 2 e na realidade a espessura do batente tem 5 centímetros.
Coloque na unidade que colocar, este valor padrão de 2 na espessura nunca muda e isso acontece em todos os recursos do programa, a porta é um exemplo fácil de entender.
Se trabalhar em metros, 2 será 2 metros, terá que ajustar o parâmetro.
Se trabalhar em centímetros, 2 será 2 centímetros, terá que ajustar o parâmetro.
Mas se trabalhar em polegadas, 2 será duas polegadas, que equivale a 5 centímetros, justamente o valor correto da espessura do batente.
Entende?
Sem falar que quem muda para metros ou centímetros está sendo enganado pelo programa, acha que está trabalhando em escala real usando metros, mas não está.
Tudo fica na proporção, como ficaria se aumentasse o projeto várias vezes sem se preocupar com a escala.
Porque o Max vem definido que uma unidade mede uma polegada, ai as pessoas chegam e muda no Display Units para metros, só para aparecer a letra M depois do número, uma bobeira.
Só que ai você pensa como sendo um metro enquanto o programa pensa que é uma polegada, a pessoa faz tudo na medida e acha que está em escala real, mas o projeto está minúsculo porque 1 metro na verdade mede uma polegada no ambiente do Max.
Então, a pessoa acha que está trabalhando em escala real mas está sendo enganada pelo programa.
Abraços