Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
dpi3d   Recife - PE
Raphael Braga   Belo Horizonte-MG - AC
luisgejao   campo grande - MS
Leandro   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

rabellogp   São Carlos - SP - SP
Renato   sao caetano do sul - SP
diegoalex   Patos de Minas - AC
Ed Olliver   Brasil - MA

Preciso de ajuda para o efeito da sombra

Por: rgfclaro2  

Em: 21/07/2007 01:48

Oi pessoal To fazendo essa imagem, mas as sombras estão ficando todas serrilhadas. Não to sabendo como fazer sumir, e deixar as sombras retinhas. To usando somente a luz do sol. Obrigado Regis
um solucao pra isto e vc aumentar a resolucao da imagem nos parametros da sombra, veja o tamnho da saida da sua imagem e coloque o mesmo valor na sombra e aumente bem pouco a suavisao das bordas da sombra e zerar o bias, pois sua sombra esta sendo gerada longe do objeto
Me ajude contribuindo com sua inscrição. [center]Win Free Bitcoins every hour! - www.freebitco.in[/center]
Qual render você está usando? Se for o Mental Ray, então, não deve usar sombra Shadow Map nunca, deve usar só sombra Raytrace. Está parecendo que está com o Mental Ray usando sombra Shadow Map. E nunca zere o Bias, porque pode criar artefatos na sombra, coloque valores pequenos como 0,001, mas nunca zere. Os erros com o Bias só acontecem com que trabalha em escala real usando metros no max, que não é uma boa opção.
Múcio
Gente estou usando o Render default do Max 5, e o sol tá configurado com o Shadow Map, o Bias tá 0,001 (como o Mucio disse), o size 3000, e o Sample Range =1. Será que preciso modificar alguma outra configuração.. Obrigado pela atenção.. Regis
Acabei de ler um artigo do André sugerindo algumas mudanças na escala do Max que podem ocasionar problemas parecidos com esse que estou tendo, ai faço a seguinte observação: André eu sou arquiteto e desenho todos os projetos em metros no AutoCAD e ai configurei o Max para trabalhar com metro também, pois se eu precisasse desenhar algum elemento lá no Max, fica mais fácil de achar a escala.. Entretanto parece que não estou conseguindo tirar esse serrilhado das sombras por causa disso. Não sei se isso é um dos problemas que podem aparecer, como disse no artigo. Agora pra gente que é arquiteto, é fundamental a escala, pois é em função da escala que a gente cria tudo num ambiente. Só que aqui no Brasil a medida padrão é a métrica e não temos como mudar..todo mundo entende em metros. Para isso vc deu a opção de usar o centimetro no Max, ai teria que mudar a minha forma de desenhar para centimetros no AutoCAD ,, para que eu importe em centimetro também no MAX. Por que trabalhar em polegada ninguem merece, e ainda tem o problema que eu, como algumas outras pessoas que já vi aqui no fórum, modelam a maquete direto no Max importando todas as polylines do AutoCAD e para isso a extrusão tem que ser dada na mesma escala que foi importado do autocad. Vc acha essa a melhor opção para nós arquitetos que querem modelar apenas maquetes eletrônica, pois não é de meu interesse e penso que também não é da maioria dos arquitetos que saibam mexer com o 3ds Max, fazer modelagem de rostos ou qualquer outra elemento que não tenha a necessidade de escalas. Aguardo sua resposta Obrigado Regis
Oi rgfclaro2, tudo bem? Fica tranquilo que o seu problema está no Sample Range, nunca use 1, no mínimo use 4. Coloque 4 que vai ficar bom, se quiser melhorar ainda mais, coloque 6 ou 8, ai vai ficar perfeito. Agora veja só, a sombra Shadow Map é uma sombra super limitada, por exemplo, ela não aceita transparência, então, não vai aceitar a transparência da água da piscina, deixando a água mais escura do que deveria. Prefira usar a sombra Raytrace, Adv RayTrace ou Area Shadow, são mais demoradas, mas o resultado é bem melhor. Sobre a questão de unidades no Max, realmente é um problema sério e muitas vezes pessoas com anos de experiência no max não percebem isso. Não é que não dá para trabalhar em metros ou centímetros, dá, só que será muito mais difícil. Só quem trabalha com maquete usando metros tem tantos problemas no desenvolvimento de um projeto. Uma pessoa que faça a mesma coisa sem usar medidas, ou seja, aumentando o projeto para ficar próximo do tamanho padrão do Max, não vai ter nem um décimo dos problemas que você vai ter trabalhando em escala real usando metros. Porque o que tem que perceber é que o Max não foi criado para trabalhar com medidas, fizeram ele baseado em polegadas e sem a opção de trocar isso, porque nem imaginaram que iriam querer usar o Max como um programa de CAD modelando com medidas em tudo, nem mesmo em polegadas, porque ele foi feito para modelar artisticamente. Mas eu entendo que quem trabalha com arquitetura tem que modelar em escala, então, não tem jeito, tem que se sujeitar a todos estes problemas, tem que aprender todos estes detalhes para poder ajustar em cada projeto, porque sempre vai ter que ajustar, não dá paras mudar o sistema do Max. Todos os recursos que usar no programa, vai ter que mudar valores que nunca teria se estivesse trabalhando de forma artística no programa, o Bias é apenas um destes problemas, vai ter milhares de outros. Portanto, a melhor opção é apenas modelar em escala real usando metros, porque tem que ser assim, mas para texturizar e iluminar não precisa, então, é melhor agrupar tudo e aumentar umas 10 ou 20 vezes, assim, não terá nenhum destes problemas nessa parte do trabalho que não depende de medidas precisas. Mas pode continuar até o final em escala real, só terá muito mais trabalho e problema. Para trabalhar com medidas precisas e tudo que vem ajustado por padrão ficar adequado de primeira, só trabalhando em polegadas. Veja a porta padrão do Max, a espessura do batente tem o valor 2 e na realidade a espessura do batente tem 5 centímetros. Coloque na unidade que colocar, este valor padrão de 2 na espessura nunca muda e isso acontece em todos os recursos do programa, a porta é um exemplo fácil de entender. Se trabalhar em metros, 2 será 2 metros, terá que ajustar o parâmetro. Se trabalhar em centímetros, 2 será 2 centímetros, terá que ajustar o parâmetro. Mas se trabalhar em polegadas, 2 será duas polegadas, que equivale a 5 centímetros, justamente o valor correto da espessura do batente. Entende? Sem falar que quem muda para metros ou centímetros está sendo enganado pelo programa, acha que está trabalhando em escala real usando metros, mas não está. Tudo fica na proporção, como ficaria se aumentasse o projeto várias vezes sem se preocupar com a escala. Porque o Max vem definido que uma unidade mede uma polegada, ai as pessoas chegam e muda no Display Units para metros, só para aparecer a letra M depois do número, uma bobeira. Só que ai você pensa como sendo um metro enquanto o programa pensa que é uma polegada, a pessoa faz tudo na medida e acha que está em escala real, mas o projeto está minúsculo porque 1 metro na verdade mede uma polegada no ambiente do Max. Então, a pessoa acha que está trabalhando em escala real mas está sendo enganada pelo programa. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711211.

Total de membros registrados: 138739

Últimos membros registrados: MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes, glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86.

Usuário(s) on-line na última hora: 512, sendo 3 membro(s) e 509 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WFortunato3D, MitolynAustraliaReview, Johnsonbettes.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.