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Como navegar em um modelo como um jogo FPS

Por: ordjonikidze  

Em: 30/07/2007 16:28

Olá, Fiz uma maquete eletrônica de um projeto arquitetônico no 3ds max e gostaria de saber como poderia fazer para navegar na maquete, como em um jogo FPS, como oblivion. Grato, Lucas
Olá ordjonikidze, tudo bem? Seja bem vindo a 3D1! Para criar a navegação dentro da maquete, é necessário utilizar um software de desenvolvimento de jogo, como: Director da Adobe ou o 3D Game Studio da Conitec. Você terá que preparar a sua maquete para ser carregada nestes softwares, ajustando as texturas através da ferramenta Render To Texture. Cada objeto terá que ter apenas uma única imagem representando a textura inteira que deverá ser aplicada no canal Diffuse do material do objeto, antes da exportação dos objetos. Esses softwares possuem uma linguagem de programação própria para a criação da navegação. - Linguagem do Director: Lingo - Linguagem do 3D Game Studio: C-Lite, C-Script. Estes softwares também possuem ferramentas pré-programadas que podem ser utilizadas para criar a navegação de forma mais simples.
Sergio Feitosa
Oi ordjonikidze, tudo bem? Seja bem vindo no nosso site, espero que goste e participe bastante, legal ver um leitor de Campinas aqui, eu moro em Valinhos. Sobre a sua dúvida, para fazer uma aplicação 3D interativa externa ao 3ds max, podendo mostrar em qualquer computador sem o Max e navegar como num jogo, é difícil pacas, tem que usar recursos de programação como o Feitosa disse e os programas que ele indicou são as opções mais fáceis para fazer isso, mesmo assim, não é simples. Nada que com o tempo e estudo você não aprenda, aqui no site mesmo você encontra alguns tutoriais escritos pelo amigo Sunag, eles explicam algumas coisas dessa interação entre o 3ds max o Director e o 3D Game Studio. Agora, se for apenas para navegar no projeto dentro do 3ds max, usando as viewports do programa, então, você pode usar o recurso de Walkthrough, para acessar você precisa clicar sobre o ícone do Pan, na parte inferior da Viewport, precisa estar numa vista de câmera ou de perspectiva. Quando clicar e segurar o ícone do Pan, aparece um ícone com duas pegadas, selecione ele, assim, poderá navegar usando as teclas W, A, S e D, como em muitos jogos, e também as setas, entre outros, poderá usar o Mouse também para mover "a cabeça" e navegar. Abraços
Feitosa e Andre, Obrigado pela ajuda, foi de muita utilidade. Creio que por enquanto vou utilizar o walkthrough mesmo, mas pretendo aprender a criar um jogo, pois gostaria que houvesse gravidade e que não se possa atravessar sólidos. E que houvesse um personagem, e que fosse possível dar zoom out e ver a si mesmo, para que haja uma idéia de escala, assim como pular, subir escadas, etc. Ou então fazer o caminho reverso, e tentar aplicar a maquete dentro de um jogo, como o oblivion. É frustrante saber que qualquer jogo em 1a pessoa oferece uma interface ótima para conhecer e se familiarizar com um espaço virtual e que essa ferramenta não é utilizada pelos arquitetos. Obrigado novamente pela ajuda, Orjonikidze
Oi ordjonikidze, tudo bem? Eu entendo o seu pensamento, o problema é que não vale a pena usar um recurso tão avançado como esse para maquete. O trabalho pode não compensar o valor que o cliente se dispõe a pagar pelo projeto. Porque para criar uma aplicação interativa com qualidade do Oblivion, não é qualquer um não. Mesmo pegando a Engine pronta, o que é crime, teria que ter licença da empresa para usar o Engine em vez de desenvolver uma, mesmo assim teria que manjar de programação. A forma mais fácil de fazer isso é com o 3D Game Studio, mas não vai ficar igual o Oblivion, fica muito bom, mas estes jogos de ponta tem recursos que são exclusivos da Engine. A melhor Engine do mercado atualmente é a da Crytek. Abraços

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