Sombras estranhas com Mental Ray

Por: marcelo prado  

Em: 31/07/2007 09:58

Olhasó, que sombras são essas que só aparecem qdo renderizo com MR? Com o scanline elas não estam alí, mas com MR surgem na cena! Alguem arrisca um palpite?
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Você já usou o Mental Ray antes? Sabe o básico sobre ele? Porque não é igual o Scanline, que só clica em render e a imagem sai pronta. Que tipo de sombra você está usando na luz? Se está usando Shadow Map nunca vai ficar bom, porque o Mental Ray não aceita bem essa sombra e pela imagem parece que está com Shadow Map. Com o Mental Ray só usa sombra raytrace. Essa é a primeira lição do curso aqui da 3D1, porque se não for com raytrace nada vai funcionar direito.
Múcio
Na modelagem vc encostou as geometrias? Dá a impressão que estão levemente afastadas umas das outras, principalmente a parede dee fundo do box e a platibanda da banheira. Marco.
Marco.
Sobre o que o amigo Mucio falou sobre a sombra Raytrace, no caso acredito que ele quiz dizer ray traced shadows, que eu saiba essa funçao é melhor usada quando for fazer sombra em vidros, pois ele faz a transparencia na sombra quando o material for transparente, o mental ray tem uma sombra própria dele que se chama Mental Ray Shadow map, tente usar ela e fazer uns testes, tbm nao sou expert em mental ray estou aprendendo algumas coisas agora, gostaria tbm de algumas dicas de pessoas mais avançadas em mental ray, se eu estiver errado me corrijam e de preferencia mandem imagens de exemplo. abraços
Somos uma nova geração de artistas.
Sim Mucio, não é a 1ª vez que uso MR na renderização, mas estou na fase de experiências. O MR está habilitado e faço variações na setagem dos parametros do render e do ponto de luz (omnis). As paredes foram extrudadas a partir da planta no Autocad Marcos e, portanto, tem solução de continuidade. Por isso não haveria porque ter sombras nos cantos dessas paredes. Na parede oposta não ocorre sobra alguma. E é essa mesma a sombra que é usada nesta cena, Senno. Tenho usado apenas a Mental Ray Shadow porque qualquer outra apresenta resultados artificiais. De qq forma, agradeço o interesse a boa vontade em sugerir solução.
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Oi gente, tudo bem? Essa é uma questão super elementar no Mental Ray, é a primeira coisa que precisa saber para usar ele, porque muita coisa não vai dar certo se estiver usando qualquer outra sombra que não seja Raytrace, tanto que é o segundo vídeo do curso de Mental Ray da 3D1, é muito importante. Sombra Raytrace só é ruim para os outros renderizadores, porque o Mental Ray faz tudo com Raytrace e é muito mais rápido do que os outros nisso, é mais rápido do que o Scanline, já que o sistema de Raytrace dele é um dos dois melhores do mundo. O que define o aspecto da sombra não é o tipo de sombra como acontece nos outros renderizadores, é o tipo da luz, se a luz é emitida por uma área de luz, vai gerar sombra suave perfeita com Raytrace, só gera sombra dura quando usar uma luz pontual, como as Omnis e Spots padrões do programa. Com o Mental Ray deve-se usar as luzes MR Area ou as luzes Photometrics, porque são muito mais realistas. E sempre com a sombra Raytraced, nunca com outra, nem com a Mental Ray Shadow Map, porque tudo que faz com a Mental Ray Shadow Map também faz com Raytrace, só que com Raytrace será muito mais rápido do que com Mental Ray Shadow Map. Portanto, só existe uma sombra quando estiver usando o Mental Ray, é a Raytraced Shadows. Abraços
Olá André. Obrigado pelo toque. Vou experimentar mudar as luzes e sombras e retorno depois c/ uma imagem para mostrar o resultado.
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Oi Marcelo, tudo bem? A sua cena está ficando muito boa, os materiais, o mapeamento de texturas e as próprias texturas estão ótimas, o problema é apenas na iluminação. Troca as luzes para MR Area Spot e MR Area Omni, muda as sombras para Raytrace e renderize para você ver, vai melhorar muito. Para deixar as sombras mais suaves nestas luzes, acesse o menu Area Light Parameters e aumente o tamanho da área de luz. Abaixo você configura a qualidade em U e V, vem com 5 por padrão, diminui para 3 que deve ficar bom e ganha um tempo de render. Se ficar levemente granulado, deixa assim mesmo, depois que habilitar o Antialiasing do Mental Ray vai ficar suave. Você pode ver como configurar o Antialiasing do Mental Ray assistindo o capítulo gratuito do vídeo curso de Mental Ray que está disponível aqui no site. Abraços

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