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logarithmic exposure x background

Por: Broks  

Em: 04/08/2007 11:50

Olá pessoal, uso o exposure para fazer minhas maquetes , só que me deparo com um inconviniente desagradável, o background fica como se uma núvem cinza leve estivesse sobre o céu , ou seja o céu perde sua vivacidade de cores . Se eu colocar numa cena que só tem o céu (background) um pedaço de vidro com material raytrace solto no ar , no espaço do vidro ou seja , na sua transparência . o céu fica como deveria estar , uma imagem de background normal como a imagem jpg é na realidade . Como corrigir isso? Quando se usa exposure , a imagem perde contraste , aquela maldita núvem cinza , contornei este problema diminuindo o gama , assim acertei o contraste de todos os objetos da cena , porém, o background ficou na mesma , a correção do gama não atuou sobre o backgroud. Quando uso um RPC , um retângulo em volta do RPC também deixa o céu normal igual ao exemplo que dei do vidro no céu , em volta do RPC , se vê o céu com o mapa normal . Tem jeito pra isso?? valeu!
Oi Broks, tudo bem? Eu não acho uma boa idéia usar o Exposure Control, já expliquei isso para os leitores num tópico aqui. Porque ajustar brilho e contraste direto na cena 3D é no mínimo inviável, já que poderia fazer o mesmo no PhotoShop e ver o resulado em tempo real. Quem usa o Exposure tem os mesmos problemas de quem usa o Color Mapping do V-Ray, o branco nunca mais é branco, por isso que fica cinza como você está falando. Porque usando o Expossure para não deixar estourar a iluminação, você não precisa acertar a iluminação corretamente e não deixa estourar pelo Exposure, mas também, tudo que era branco fica cinza. Então, o certo é saber controlar e configurar bem a iluminação para obter o resultado desejado sem ter que usar o Exposure para arrumar. Agora, se quiser controlar a intensidade da iluminação na imagem, então, vai usar um HDRI em vez do Exposure, porque ai sim terá controle total sobre a iluminação da imagem sem deixar cinza o que é branco, além de poder ver o resultado em tempo real também. Hoje em dia até o PhotoShop aceita HDRI e tem controle de exposição, então, realmente não vale a pena usar o Exposure. Eu fui procurar o tópico que eu expliquei isso para a galera e o tópico foi criado por você mesmo!! O link é este: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=23523&start=15 Abraços
Valeu André , Foi o que eu pensei, não tem jeito mesmo. Na verdade como já exliquei , consegui acertar o problema do cinza corrigindo o GAMMA , ficou perfeito o controle , porém o background não. abraço
Oi Broks, tudo bem? Jeito tem, mas é inviável. É melhor renderizar a imagem em 32 bits floar point, gravar como HDR e ajustar a exposição no PhotoShop, é muito melhor, mais rápido e tem feedback em tempo real. Mas se quiser fazer em 3D com o Exposure, tem jeito, só que não vale a pena. Se você criar um vidro na frente da câmera, tudo vai refratar e o Exposure não vai conseguir filtrar, então, o fundo sairia branco, mas vai aumentar o tempo de render, já que tudo será refratado para aparecer na cena. Abraços

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