Oi Roberta, tudo bem?
Seja bem vinda, espero que participe bastante aqui com a gente.
Não desanime, porque se está apanhando com iluminação, é a coisa mais normal do mundo, todo mundo apanha, todo mundo apanhou um dia se já manja hoje.
É uma parte mais difícil mesmo, mas nada que o estudo e o treino não resolva.
No começo parece mais difícil do que é na verdade.
No mundo real a luz reflete nos objetos ajudando a iluminar o ambiente, se a luz reflete num objeto vermelho, ela reflete no espectro vermelho e mescla a cor vermelha de leve com os objetos próximos.
Em 3D, a luz "morre" quando atinge um objeto, então, você precisa usar técnicas conhecidas por Fakeosity para simular essa iluminação real, é normal usar diversas luzes virtuais para simular uma única luz real.
Mas é uma tarefa difícil, você pode estudar essas técnicas neste tópico onde tem muita informação sobre isso: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=7327
Agora, existem renderizadores profissionais que permitem gerar todos os efeitos reais de iluminação, o próprio render padrão do Max tem um recurso para isso, chamado Radiosity, mas ele não permite gerar todos os efeitos de iluminação.
Junto com o Max, a partir da versão 6, vem integrado o Mental Ray, que é um dos dois melhores renderizadores do mundo, o outro é o Renderman.
Não é simples e leva um tempo para aprender, mas com ele você poderá criar uma iluminação mais realista na sua cena, quando tiver prática e domínio sobre ele, poderá criar imagens tão reais quanto uma foto.
Neste caso não depende apenas da iluminação e do render, depende da criação de materiais realistas e de uma modelagem bem detalhada.
Nestes links abaixo você pode estudar um pouco de Mental Ray, vai aprender como configurar o GI e o Final Gather para gerar justamente este efeito de iluminação que eu te expliquei, é o principal efeito de iluminação para deixar a cena realista.
Leia os tutoriais nesta ordem que eu estou postando.
http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15640
http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16300
http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16778
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25194
Ainda tem este tópico que é um grupo de estudo sobre Mental Ray e tem muita informação nele: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6743
Vai testando e postando aqui que a gente vai te ajudando.
Mas é importante ler os tutoriais sobre materiais e texturização que estão disponíveis no site, assim como os tutoriais sobre luzes, pois estas coisas são muito importantes para fazer um bom render e no caso das luzes, é pré requisito para estudar o Mental Ray.
Nestes links estão os tutoriais sobre texturização, materiais e luzes.
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14630
Abraços