Oi gente, tudo bem?
A dica do Sander foi precisa, é isso ai mesmo!
Você controla na exposição para não deixar estourar a iluminação.
Veja que numa lente de câmera aconteceria o mesmo se não diminuir a exposição e apontar para o sol.
Aplicar a luz no Shader como o Osires disse também é importante, como eu mostro no tutorial, porque sem isso o Shader nem vai identificar o sol e não vai adiantar mudar a exposição.
Mas o Mad Physical Sky não tem um recurso para controlar manualmente o halo do sol, não é fisicamente correto fazer isso, o Mad Physical Sky é mais correto neste ponto, só que isso não importa, o que importa é o visual, então, ter este controle manual é muito bom, porque você pode colocar o sol no tamanho que quiser, mesmo que esteja com uma exposição maior.
O ruim de renders muito presetados é justamente isso, não ter controle de tudo, o Mad Physical Sky é mais correto fisicamente, mas tem menos controle.
Outro recurso legal do Shader Physical Sky do Max 9 é o Haze, para criar atmosfera, apesar que você poderia fazer o mesmo com o Shader Parti Volume, que é um Shader genérico de Volume e permite criar qualquer coisa, só que depende de configuração, o Haze já vem presetado para atmosfera.
Eu fico muito feliz de saber que curtiram o tutorial e o Shader, isso me deixa mais motivado a escrever outros tutoriais, fazia tempo que eu não escrevia nada para o site por causa do novo vídeo curso que estou fazendo, mas curti muito escrever este e essa semana eu escrevi outro que vou postar na segunda.
É sobre o Shader Physical Sky do Max 9, vou explicar como criar céu com nuvens que são influenciadas pelo horário também.
OBS: Façam um teste com o Shader Beam aplicado no sol, assim, terão um controle individual do Volume do sol. :)
Abraços