Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RaffaPrado   Hortolândia - SP
Erlon   João Pessoa - PB
rafaelboliver   Goiânia - AC
julioras   Curitiba
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC

Portfólios Ver Mais

Raynheardt   São Paulo
fcalves   São Paulo - SP
M. Elias   Rio de Janeiro - RJ
mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC

Shader para céu físico

Por: eduardoqf  

Em: 23/08/2007 16:32

Olá pessoal! Estou tendo dificuldades com o shader madphysicalsky. Quaria saber como controlar o tamanho do sol quando estamos renderizando um por do sol, por exemplo. Já tentei afastar o ponto de luz linkado e nada muda. Tem algum parametro para isso? obrigado!
Falaí Eduardo, Então...eu fiz um teste aqui...entre uma foto e a outra a alteração que eu fiz foi no Exposure do material do madphysicalsky... Certamente vc está jogando um instance do material aplicado no environment em um dos slots....daí é só configurar. No meu caso, na 1ª imagem o Expoure está com 0,15 e na outra está em 0,2. Não sei se é realmente isso q vc quer, mas deve ajudar... Abraço, Sander
eduardo,tudo bem? Eu acho que é assim: abre o material editor seleciona o shader e encontra o botão Sun na parte inferior do menu, clica sobre ele e clica sobre as luzes do Day Light na viewpot. O nome sun aparece no botão e agora o shader identifica a luz. acesse o painel motion e modifique o horario para 18 horas. Abraços
Fala Osires! Cara, é isso mesmo! Acertou em cheio no que eu estava precisando :) Por sinal, estou adorando esse shader! obrigado! :)
Olá eduardo. Eu estava exercitando o tutorial, e estava exatamente nesta parte, então aí ficou fácil explicar. Abraços
Mas será que tem como definir o tamanho do halo do sol no shader Mad Physical Sky igual no shader Physical Sky do Max 9? Eu também gostei do Mad Physical Sky, mas acho que o shader do Max 9 tem mais recursos, lá pode definir o tamanho do halo do sol. Mas o que eu queria saber mesmo é como colocar nuvens neste céu físico, porque nenhum céu é tão limpo quando esse que o Mental Ray, o V-Ray e o Maxwell geram, é sempre um céu super limpo sem nuvem nenhuma!!! Será que alguém sabe como fazer?
Múcio
Cara, até tem ceu limpo sim. Mas também tem como colocar nuvem ai no ceu. Faz com textura, foto mesmo, recorta no photoshop , mapeia num hemisferio e pronto. Tem como fazer com particulas, atmosferic aparatus e até mesmo com malha, fica pesado mais funciona. vlw !!!!
Oi gente, tudo bem? A dica do Sander foi precisa, é isso ai mesmo! Você controla na exposição para não deixar estourar a iluminação. Veja que numa lente de câmera aconteceria o mesmo se não diminuir a exposição e apontar para o sol. Aplicar a luz no Shader como o Osires disse também é importante, como eu mostro no tutorial, porque sem isso o Shader nem vai identificar o sol e não vai adiantar mudar a exposição. Mas o Mad Physical Sky não tem um recurso para controlar manualmente o halo do sol, não é fisicamente correto fazer isso, o Mad Physical Sky é mais correto neste ponto, só que isso não importa, o que importa é o visual, então, ter este controle manual é muito bom, porque você pode colocar o sol no tamanho que quiser, mesmo que esteja com uma exposição maior. O ruim de renders muito presetados é justamente isso, não ter controle de tudo, o Mad Physical Sky é mais correto fisicamente, mas tem menos controle. Outro recurso legal do Shader Physical Sky do Max 9 é o Haze, para criar atmosfera, apesar que você poderia fazer o mesmo com o Shader Parti Volume, que é um Shader genérico de Volume e permite criar qualquer coisa, só que depende de configuração, o Haze já vem presetado para atmosfera. Eu fico muito feliz de saber que curtiram o tutorial e o Shader, isso me deixa mais motivado a escrever outros tutoriais, fazia tempo que eu não escrevia nada para o site por causa do novo vídeo curso que estou fazendo, mas curti muito escrever este e essa semana eu escrevi outro que vou postar na segunda. É sobre o Shader Physical Sky do Max 9, vou explicar como criar céu com nuvens que são influenciadas pelo horário também. OBS: Façam um teste com o Shader Beam aplicado no sol, assim, terão um controle individual do Volume do sol. :) Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138745

Últimos membros registrados: [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow.

Usuário(s) on-line na última hora: 749, sendo 12 membro(s) e 737 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, Roberto Movanni, Leonardo, Claudio Nichollas, Daniel Monteiro, Sergio1987, [email protected], Felipe Duarte, [email protected], Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.