Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
leandro nicolaci   São Paulo - AC
Rafael Reis   Rafael Reis - AC

Portfólios Ver Mais

Fabio Mensen   São Paulo - SP
Heryi   brasil
Pavanijjb   Rio Verde Goiás - GO

Teste com Mental ray um dos meus primeiros + duvidas

Por: Dan_Makateri  

Em: 23/08/2007 19:48

Olá pessoal comecei a mexer com mental ray faz uma semana antes eu mexia com vray, continuo ultilizando o mesmo, mas só para internas, resolvi testar o mental ray pra externas, estou achando ateh melhor que as minhas externas com mental ray, já q sou péssimo com externas ._. Tenho algumas dúvidas, li que o pessoal que usa externa no mental ray costuma usar MR SUN + MR SKY, pois bem tentei usa-los mas não consegui ficava inteirinho branco a imagem bem estourado mesmo, consegui um resultado legal até usando IES SUN e uma skylight + final gather... também usei o light shader pro IES SUN. bom ficou algo assim um dos meus testes: como podem ver está bem ruinzinho ainda, o que me incomoda mais são as sombras, parecem muito fortes, enquanto o sol estoura muito, com o mrsky+ mr sun a cosia fica mais atenuada? também se alguém puder me dar alguma dica pra grama eu agradeceria, usei um material standart com difuse faloff verde escuro e verde claro e um displace padrão... valew
o_o
Essas luzes são muito fortes, tem que diminuir bastante para ficar bom, ou então colocar a luz lá na PQP. :) :) Você leu o tutorial de Physical Sky no MR aqui na 3D1? Ele explica estes ajustes, lá mostra com as IES, mas você pode usar com as MR Sun e Sky, é só diminuir o Multipler delas no painel Modify, coloca 0.02 ou 0.03 para você ver, vai ficar bem melhor, com o valor padrão de 1 fica tudo branco. :) O link do tutorial é esse: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25194 Para as sombras não ficarem tão escuras, coloca 1 no Diffuse Bounces do Final Gather.
Múcio
E ae... "Dan_Makateri" belezera? Kara como o "mucio" disse suas luzes estão estouradas e a tomada de câmera esta incorreta, parece que sua casa esta caindo em relação a cidade que esta no background... verifique isso ae!!! Beleza!
Jefferson Santana
ta leagal a cena,vc q modelou? qto ao mrsun e mrsky, devem estar estourando pq provavelmente o exposure cotrol esta desligado flw
Olá Dan_Makateri! Sj bem-vindo aqui no forum :) Vc tá indo muito bem! Com o tempo vc vai ver que o mentalray é bem simples também para cenas internas. Segue as dicas do pessoal que não terá erro. Outra dica simples é usar uma mrspot para o sol e uma skylight com valor baixo para ajuste das sombras. Na mrspot vc pode ajustar o parametro area para borar a sombra e os samples para ajuste de qualidade. Perceba porém que a foto que vc utilizou como BG não está legal. Ele ficou muito estourada. Para se trabalhar com fotomontagem, o ideal é ter uma boa imagem e tentar reproduzir a mesma luz com os recursos do max. E isso é possível de ser feito semproblemas com o mentalray. Espero ter ajudado! bons estudos!
Amigos valew ! eu estava doido atraz de um tutorial eu não acho quase nada na net sobre mental ray X_X e como só usei vray até hoje fico meio perdido. Fui eu sim quem modelou a cena e sobre o BG realmente ficou bem tosquinho haha, mas ela não é pra cliente mesmo usei isso ´so pra ter um fundo. Obrigado a vocês pelas dicas assim que eu fizer mais testes vou postando aqui obrigado mesmo!.
o_o
pessoal tentei usar o mad physical sky e não deu certo, instalei o script no max 9 64 e dá pau aparece uma mensagem de erro no começo i_i, existe outra coisa q eu posso usar além do MAD physical sky que dê um resultado parecido? obrigado... (obs tentei usar o mr sky e mr sun com valores baixos mas ficou meio esquisito, tbm usei o expossure control e não ficou bom, tentei com automatic.. qual vcs recomendam linear? valew...
o_o
Oi Dan, tudo bem? No início é complicado mesmo, tem que estudar com calma e por partes, porque se for diferente, complica demais. Os amigos tiveram a melhor boa intensão, mas não é boa idéia você usar o Mad Physical Sky se está muito no início dos estudos, deixa isso para depois. Se ainda está no Max 64, então, tudo será mais difícil para você, porque não é tudo que tem para essa versão e estes Shaders não aceitam no 64 bits, só no 32 bits. O Max 9 tem um Shader próprio para céu físico e não precisa do Mad Physical Sky, amanhã eu vou postar um tutorial sobre ele, mas é um tutorial bem mais avançado, explicando como fazer nuvens com Haze, eu sugiro que você não leia, deixa para depois. Faz o que eu vou te falar para ver o que acontece. Deleta tudo da cena, dá um reset mantendo só os objetos, ou então, volta tudo para o padrão. Como você está no início, eu acho melhor importar o modelo de novo numa cena zerada, para ter certeza que tudo está no padrão. Depois, coloca uma Skylight na cena com valor de 0.6, em seguida coloca uma MR Area Spot apontada para a cena e com o cone aberto o suficiente para englobar toda a cena, mude o valor do Multipler dela para 0.7. Acesse o menu Area Light Parameters dessa luz e modifique para a opção Disc na lista, logo abaixo aumente o valor do Radius clicando sobre as setinhas na frente do campo numérico, clique sobre elas e arraste para você ver, na Viewport aparece um círculo azul em volta da luz. Este círculo é o tamanho da área de luz, quanto maior, mais suave serão as sombras, então, não pode ficar muito grande, depende do tamanho dos objetos na cena, ele deve ter o tamanho do halo do sol no céu. Abaixo do Radius tem o grupo Quality com os valores de U e V, coloque 3 nos dois. Agora, abra a janela Render Scene e acesse a ficha Indirect Illumination. Habilita o Final Gather clicando no Enable e escolha o Preset Low na lista que tem logo no início. Coloca o valor 2 no Diffuse Bounces e renderize. Deve ficar razoável, você ajusta melhor controlando a intensidade da Skylight e da MR Area Spot. Se a sombra ficar muito marcada, aumente o valor do Radius no Area Light Parameters. Se ficar muito suave, diminua o valor do Radius no Area Light Parameters. Depois que tudo isso estiver pronto e configurado corretamente, se quiser, pode abrir o Environment teclando 8 e aplicar o Shader Physical Sky nele, assim, vai gerar o céu físico na cena. Abraços
"Andre Vieira" disse: Oi Dan, tudo bem? No início é complicado mesmo, tem que estudar com calma e por partes, porque se for diferente, complica demais. Os amigos tiveram a melhor boa intensão, mas não é boa idéia você usar o Mad Physical Sky se está muito no início dos estudos, deixa isso para depois. Se ainda está no Max 64, então, tudo será mais difícil para você, porque não é tudo que tem para essa versão e estes Shaders não aceitam no 64 bits, só no 32 bits. O Max 9 tem um Shader próprio para céu físico e não precisa do Mad Physical Sky, amanhã eu vou postar um tutorial sobre ele, mas é um tutorial bem mais avançado, explicando como fazer nuvens com Haze, eu sugiro que você não leia, deixa para depois. Faz o que eu vou te falar para ver o que acontece. Deleta tudo da cena, dá um reset mantendo só os objetos, ou então, volta tudo para o padrão. Como você está no início, eu acho melhor importar o modelo de novo numa cena zerada, para ter certeza que tudo está no padrão. Depois, coloca uma Skylight na cena com valor de 0.6, em seguida coloca uma MR Area Spot apontada para a cena e com o cone aberto o suficiente para englobar toda a cena, mude o valor do Multipler dela para 0.7. Acesse o menu Area Light Parameters dessa luz e modifique para a opção Disc na lista, logo abaixo aumente o valor do Radius clicando sobre as setinhas na frente do campo numérico, clique sobre elas e arraste para você ver, na Viewport aparece um círculo azul em volta da luz. Este círculo é o tamanho da área de luz, quanto maior, mais suave serão as sombras, então, não pode ficar muito grande, depende do tamanho dos objetos na cena, ele deve ter o tamanho do halo do sol no céu. Abaixo do Radius tem o grupo Quality com os valores de U e V, coloque 3 nos dois. Agora, abra a janela Render Scene e acesse a ficha Indirect Illumination. Habilita o Final Gather clicando no Enable e escolha o Preset Low na lista que tem logo no início. Coloca o valor 2 no Diffuse Bounces e renderize. Deve ficar razoável, você ajusta melhor controlando a intensidade da Skylight e da MR Area Spot. Se a sombra ficar muito marcada, aumente o valor do Radius no Area Light Parameters. Se ficar muito suave, diminua o valor do Radius no Area Light Parameters. Depois que tudo isso estiver pronto e configurado corretamente, se quiser, pode abrir o Environment teclando 8 e aplicar o Shader Physical Sky nele, assim, vai gerar o céu físico na cena. Abraços
valew rapaz vou tentar! assim q testar eu posto aqui! =D
o_o

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138745

Últimos membros registrados: [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow.

Usuário(s) on-line na última hora: 646, sendo 13 membro(s) e 633 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Joao Barreto, Duda, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, Roberto Movanni, Leonardo, Claudio Nichollas, Daniel Monteiro, Sergio1987, [email protected], Felipe Duarte, [email protected], Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.