Porque os objetos da Evermotion são tão pesados

Por: emersonforentin  

Em: 30/08/2007 17:29

Pessoal, eu baixei uns objetos da Evermotion para fazer uns testes de maquete, porque demora para modelar tudo e são só testes. Mas eu estou achando muito ruim, estes modelos são pesados demais e sem necessidade, tem muitas faces onde não precisa, eu peguei um prato que na borda está cheio de faces, mas é reta, poderia ter poucas faces. Eu tentei aplicar o Optimize, mas ai fica com defeito, tinha que ser modelado com resolução menor ou ter o Mesh Smooth ativo para gente poder controlar a resolução. Do jeito que está eu vou perder o maior tempo de render sem precisar. Tem alguma outra forma de diminuir a resolução sem dar defeito?
Os modelos da Evermotion são de extrema qualidade, modelados para que vc possa fazer vistas bem próximas, só que infelizmente para serem renderizados em máquinas absurdas.
Ah, são pesados mesmo, mas isso não atrapalha em nada, se a viewport estiver ficando muito pesada, o max tem recursos para otimizar a navegação, o mais prático é o Display as box, depois que o objeto ja estiver texturizado, com os materiais prontos e posicionados, você pode clicar com o botão direto e ir nas propiredades do objeto, e habilitar essa opção, daí é só alegria! hehe Abraço
Então, mas qualidade é uma coisa e exagero é outra. Eu vejo que os modelos da Evermotion estão com as malhas exageradas sem necessidade, porque consigo modelar um prato daquele com muito menos faces e vai ficar com a mesma qualidade visualmente. De pouco em pouco a diferença é muito grande e pesa na viewport e no render sem necessidade. Eu poderia fazer um restuarante com muito mais detalhes se não fosse isso, porque com as poucas mesas que eu coloquei, já deu 2.8 milhões de faces, achei absurdo. Daria para fazer igual com 500 mil faces. Será que as bibliotecas originais vem com o Mesh Smooth ativo para poder configurar? Porque eu acho que colocaram 3 no Interations de tudo, poderia colocar 2 ou 1 em alguns casos. Valeu pessoal
Não, os modelos ja vêm assim mesmo, mas cara, é como eu disse, depois que o objeto estiver ajustado, habilita o Display as box, que de 200 mil polys vai cair para 6... rsrsrsrs Daí sua viewport nunca mais vai ficar pesada. Quanto aos modelos da evermotion, nem comento, são pesados mesmo, eles exageram em tudo, não é só na modelagem não... mas o que é pesado para nós, para eles é brincadeira. Porém, como eu disse, tudo tem solução, você pode modificar a malha manualmente também, é muito facil. Mas eu não acho que valha a pena. Abraço.
Oi gente, tudo bem? Realmente são duas coisas diferentes, você pode fazer um objeto de alta qualidade com o menor número de vértices possíveis e pode fazer o mesmo objeto disperdiçando muitos vértices, as vezes, mesmo com muitos vértices pode ficar pior do que o outro objeto com menos vértices. Então, ter muitos vértices não é sinônimo de qualidade e se os vértices realmente forem exagero, sem necessidade de estarem no objeto, então, quem modelou é um amador e não conhece de 3D, mesmo que tenha muito computador para renderizar coisas exageradas desnecessariamente. Porque mesmo que tenha um super computador, se levou uma hora de render, poderia levar 20 minutos com os objetos otimizados. Agora, se fizeram assim mesmo, com vértices desnecessários e colocaram a venda para os outros usarem em micros comuns, então, fizeram de sacanagem. Porque é uma idiotice disperdiçar vertices, pesa na Viewport sem necessidad e pesa no render, mesmo que coloque tudo como Display As Box na Viewport, na hora do Render você vai estar disperdiçando um bom tempo e também vai diminuir a quantidade de detalhes que poderia colocar na cena, porque disperdiçou vértices onde não deveria. Por isso que eu sempre falo do amadorismo das pessoas que usam tudo pronto da Evermotion. Porque modelar é o mais fácil de tudo e é o que deveria ser aprendido primeiro em 3D, a maioria dos modelos você faz até vendado, alguns são maravilhosos mesmo, como alguns sofas, por exemplo, mas a maioria você faz melhor e mais leve. Usar de biblioteca só vale a pena para ganhar tempo, se os modelos e os materiais são absurdamente pesados e você consegue fazer muito mais leve, então, vale mais a pena pegar uma semana para modelar tudo e usar seus próprios modelos, personalizados e muito mais leves, porque o tempo de render que vai disperdiçar é enorme. Por isso que um monte de gente vive falando aqui que teve problema de RAM para renderizar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 587, sendo 17 membro(s) e 570 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, hosixi4, JMDesign, Daniel Monteiro, Victor Mendonça, Sergio1987, Renatto, Fabio Catelleno, Vladis, klogg, Luan, Joao Barreto, Adalberto Rocha, TadeuB79, Osvaldo Arquiteto, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.