Oi gente, tudo bem?
Realmente são duas coisas diferentes, você pode fazer um objeto de alta qualidade com o menor número de vértices possíveis e pode fazer o mesmo objeto disperdiçando muitos vértices, as vezes, mesmo com muitos vértices pode ficar pior do que o outro objeto com menos vértices.
Então, ter muitos vértices não é sinônimo de qualidade e se os vértices realmente forem exagero, sem necessidade de estarem no objeto, então, quem modelou é um amador e não conhece de 3D, mesmo que tenha muito computador para renderizar coisas exageradas desnecessariamente.
Porque mesmo que tenha um super computador, se levou uma hora de render, poderia levar 20 minutos com os objetos otimizados.
Agora, se fizeram assim mesmo, com vértices desnecessários e colocaram a venda para os outros usarem em micros comuns, então, fizeram de sacanagem.
Porque é uma idiotice disperdiçar vertices, pesa na Viewport sem necessidad e pesa no render, mesmo que coloque tudo como Display As Box na Viewport, na hora do Render você vai estar disperdiçando um bom tempo e também vai diminuir a quantidade de detalhes que poderia colocar na cena, porque disperdiçou vértices onde não deveria.
Por isso que eu sempre falo do amadorismo das pessoas que usam tudo pronto da Evermotion.
Porque modelar é o mais fácil de tudo e é o que deveria ser aprendido primeiro em 3D, a maioria dos modelos você faz até vendado, alguns são maravilhosos mesmo, como alguns sofas, por exemplo, mas a maioria você faz melhor e mais leve.
Usar de biblioteca só vale a pena para ganhar tempo, se os modelos e os materiais são absurdamente pesados e você consegue fazer muito mais leve, então, vale mais a pena pegar uma semana para modelar tudo e usar seus próprios modelos, personalizados e muito mais leves, porque o tempo de render que vai disperdiçar é enorme.
Por isso que um monte de gente vive falando aqui que teve problema de RAM para renderizar.
Abraços