Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR
fcluk   SP - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

troy   São Paulo - AC
guiguerra   Fortaleza - AC
tingoxd   São Paulo - SP
Nego7   Teresópolis,rj - RJ

Mental Ray dando mensagem de erro direto..... é normal ??

Por: ZENITH  

Em: 04/09/2007 04:12

Olá eu uso o 3ds 9, que ja vem com o mental ray.... (3.5 certo?) ok.... eu preciso de uma imagem de alta resolução, e estou trabalhando com um arquivo de 75Mb, bastante vegetação (arvores do prórprio 3ds).... e toda hora me aparece essa mensagem abaixo MENTAL RAY HAS ENCOUNTERED A FATAL ERROR AND THE APPLICATION WILL NOW SHUTDOWN. THE ERROR IS: MEM 0.3 FATAL 031008 CAN'T ALOCATE 45818944 bytes qual é a maneira correta de configurar o mental ray para imagens de alta resolução ??? se alguém poder me ajudar..... obrigado desde já Marcelo[/img][/url]
www.arqmarceloaraujo.carbonmade.com
Não é o Mental Ray, é o computador que não tem memória para renderizar essa imagem. 3D não foi feito para imagens em alta resolução, muito menos para imprimir em grande formato, 3D foi feito para vídeo que trabalha com 720 x 480 pixels, tanto que o programa só aceita RGB, que é o padrão de cor em vídeo. Para fazer imagens em alta resolução tem que ter muito poder computacional, se for para impressão em grande formato, então, tem que mandar para renderizar num renderfarm ou ter um renderfarm, porque em pczinho não vai renderizar na boa. Mas conhecendo bem o Mental Ray e o programa, você consegue otimizar muito a cena e pode ser que renderize. Mas conhecendo bem o Mental Ray mesmo, além das otimizações que você pode configurar, num caso de imagem muito pesada numa máquina fraca para fazer o trabalho, você ainda pode usar o Render Passes, ai vai renderizar com certeza, apesar de demorar. No vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 o André explica tudo isso.
Múcio
bom dia galera..... olhem só: em versões mais antigas até não havia essa opção que tem nas versões 8 e 9 (e se naum me engano já havia desde a versão 6 do Max).....que é a opção do menu: rendering: PRINT SIZE WIZARD... lá se escolhe uma resolução de até 600 dpis(outras tmb como 300, a mais usada)....Tudo isso porque a área da Arquitetura, começou a usar maciçamente o Max e tiverem que aprimorar o software para saída de impressão e tmb. por isso, que na janela Print Size Wizard o formato de salvamento será: tif (excelente para impressão profissional) Contudo a mensagem de erro. é devido a falta de memória. E o Mental ray conforme o mucio comentou, é para produzir a cena, deixar ela com cara de fotografia......e com certeza dependendo da cena, das luzes dos materiais o render irá ficas pesado usando o MR, mas aí entra o conhecimento do renderizador. A resolução final é outro papo, é com a Janela Print Size Wizard do Menu Rendering Valeu? abraço e até +
Oi MAR_UK05, tudo bem? É verdade que o Max foi desenvolvido para trabalhar com vídeo, mas é verdade também que o uso maciço na área de arquitetura e design fez a Autodesk direcionar ferramentas para estas áreas, mas o programa não renderiza no padrão de cores para impressão e não aceita nenhuma textura no formato CMKY de impressão, apenas formatos RGB e HDR usados em vídeo. O Max também não renderiza com mais de 72 DPI, pois 72 DPI é a resolução de vídeo. Mesmo usando o Print Size o programa não renderiza com 300 DPI, ele renderiza uma imagem com 72 DPI, só que quase 4 vezes maior em quantidade de pixels, depois ele troca tamanho por resolução, deixando a imagem menor em tamanho com maior concentração de pontos por polegada. O mesmo poderia ser feito renderizando com a quantidade de pixels adequada, salvando em qualquer formato e fazendo essa conversão no PhotoShop, daria exatamente na mesma e você não fica limitado a salvar em TIF como no Print Size, pois pode querer salvar em JPG, por exemplo. Neste artigo eu explico como saber com quantos Pixels precisa renderizar para ter a resolução adequada e mostro como converter, dessa forma você poderia fazer uma imagem com 1000 DPI se quisesse e se tivesse computador para isso. O link para o artigo é: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15351 Agora, sobre a questão de renderizar imagens em grande formato com o Mental Ray ou com qualquer outro render, realmente precisa de muito computador. No caso da sua cena ele está tentando alocar 4 GB de RAM, mas por padrão o máximo que um programa no Windows 32 bits aceita é 2 GB, se modificar o Boot.ini aceita até 3 GB, mesmo assim daria pau. Precisaria de um sistema de 64 bits, que aceita trabalhar com mais de 3 GB de RAM por aplicativo. Mas como o Múcio disse, conhecendo bem o Mental Ray é possível renderizar imagens muito mais pesadas do que supostamente a máquina suportaria. Você pode habilitar o Use Placeholder Objects, o Conserve Memory, pode ajustar corretamente o valor no Memory Limit, pode habilitar o Use Mental Ray Map Manager, pode diminuir o Bucket de Render. Se nada der certo, ainda pode trocar para Large BSP no Raytrace Acceleration. E se isso também não der certo, ainda pode usar o Render Passes para renderizar a imagem em partes, no final o Mental Ray monta a imagem completa para você. São muitas opções de otimização, no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 eu explico todas elas detalhadamente. Abraços
bah galera.... valeu mesmo!!! obrigado a todos.... Mucio, Daniel, André foram todos muito bastante esclarecedores !!! (e eu com meu PC de 1Gb achando que era o MR que dava pau..... ehehehe) valeu gente um abraço
www.arqmarceloaraujo.carbonmade.com
Oi pessoal, pelomenos isso o max 64 bits tem de vantagem. Eu uso os 4GB sem problemas... rsrsrs E minhas memórias são duall, daí carrega rapidinho, nunca dá problema de ter q esperar mt pra carregar displace, ou light map de sss... isso em resolução alta. Tomara q OS 64bits sejam estáveis e compatíveis logo logo para que todos também possam desfrutar do uso exagerado de memória RAM. hehe Abraços!
legal André.... sempre pensei que após a inserção da janela Print Size wizard.....com a possibilidade de configurar documento como um formato A3 por ex....e poder escolher a resolução como 300 dpis, por ex. ele renderizava com essa qualidade, ainda mais salvando no formato Tif....então desconsidero tudo???? e procedo assim: renderiza-se tudo em 72 dpis...porém 4x maior....aí no photoshop abro o documento diminuo o tamanho da imagem e aumento a resolução de Dpis????? ate+
Oi Daniel, tudo bem? Em vídeo não existe 300 DPI, então, mesmo que tenha uma imagem com 300 DPI, no vídeo ela só aparece com 72 DPI, porque é impossível ter mais de 72 DPI no vídeo. Então, quando você abre aquela foto de câmera digital com 3 megapixel na tela do micro a foto parece ser imensa, mas se imprimir sai com 10 x 15 centímetros. Porque no papel aceita 300 DPI e no vídeo não, mas a imagem é a mesma, você não mudou nada entre a exibição no vídeo e a impressão. Porque se a imagem tem uma determinada quantidade de pontos, quando é mostrada no vídeo só dá para colocar 72 pontos por polegada e vai precisar de muito mais espaço para distribuir todos os pontos da imagem, então, a imagem fica quase 4 vezes maior no vídeo. Mas quando imprime, dá para colocar 300 pontos em cada polegada, sendo assim, precisa de menos espaço para colocar todos os pontos da imagem. Entende isso? Então, o Max sempre renderiza em 72 DPI, ele não foi feito para renderizar em 300 DPI, é impossível. O Print Size Wizard apenas troca tamanho por DPI, igual você pode fazer no PhotoShop como eu explico no artigo. O Print Size faz isso para você automaticamente, só que permite apenas salvar em TIF, não entendo porque disso, não precisava dessa limitação, poderia usar qualquer formato de imagem. Se você leu o artigo e fez o teste, percebeu que nada é processado na troca de DPI por tamanho no PhotoShop, a imagem não perde qualidade porque não foi modificada, você apenas falou para colocar 300 pontos em uma polegada em vez de 72 pontos, sendo assim, como a quantidade de pontos é fixa, a imagem fica menor e com mais resolução quando troca para 300 DPI, ou fica maior e com menos resolução quando troca para 72 DPI. O que você disse no final da sua mensagem está perfeito, mas só vai modificar o tamanho ou modificar a resolução (DPI), porque o outro parâmetro será modificado automaticamente de acordo com a modificação do primeiro parâmetro. Se aumentar o tamanho, automaticamente vai cair a resolução, porque terá menos pontos em cada polegada. Se diminuir o tamanho, automaticamente vai aumentar a resolução, porque terá mais pontos por polegada. Se diminuir a quantidade de pontos por polegada (DPI), então, a imagem automaticamente aumenta de tamanho e fica com menos resolução. Em todas estas transformações, não perde nenhuma qualidade, porque nada será processado, é apenas uma troca de tramanho por resolução. Se fizer o teste numa imagem bem grande vai perceber nitidamente, porque é na hora, nem processa nada no PhotoShop, é só uma troca. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 704, sendo 12 membro(s) e 692 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: hosixi4, Daniel Monteiro, Thiago Couto, Sergio1987, Renatto, klogg, Luan, Joao Barreto, TadeuB79, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Eng Damasceno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.