Oi Elias, tudo bem?
Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente.
Para criar grama em grande quantidade é melhor usar o Hair And Fur como o Dudu disse ou então usar Displacement.
Porque se tiver muita geometria na cena, é normal travar, mesmo máquinas poderosas colocam a língua para fora com 3D.
Tudo tem que ser muito bem otimizado e pensado, porque mesmo que tenha o melhor computador do mundo, você consegue fazer ele travar facilmente se exagerar na cena.
Os PCs são muito fracos para 3D ainda, precisam evoluir muito.
O Hair And Fur a Displacement também são pesados, mas será mais leve do que o Super Grass.
Nesta FAQ eu mostro como criar Displacement no render padrão do Max, o Scanline: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19795
Você pode fazer igual no Mental Ray, mas não precisa aplicar o modificador Disp Approx, basta colocar o mapa no canal Displacement para criar o efeito.
Se precisar de mais qualidade, aumente a resolução do Plane que aplicou o Displacement.
E tem este artigo aqui no site que mostra as funcionalidades do Hair and Fur, pode ser útil para você se guiar nos estudos dele.
O link é esse: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15380
Abraços