Gramado trava!

Por: eliasreis  

Em: 13/09/2007 11:07

Saudações! Sou novato no Max, e, na minha primeira maquete, encontrei problemas na criação do gramado, travava na renderização, sem contar que a minha máquina tem um desenpenho suficiente para pelo menos não travar, e eu estava usando o SuperGrass. Bem, qual é a melhor forma ou caminho de criar um gramado realista sem passar por este incoveniente? Agradeço desde já as dicas!
tambem estou coim esse problema mais no meu caso foi feito com hair and fur abraços!
Oi Elias, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Para criar grama em grande quantidade é melhor usar o Hair And Fur como o Dudu disse ou então usar Displacement. Porque se tiver muita geometria na cena, é normal travar, mesmo máquinas poderosas colocam a língua para fora com 3D. Tudo tem que ser muito bem otimizado e pensado, porque mesmo que tenha o melhor computador do mundo, você consegue fazer ele travar facilmente se exagerar na cena. Os PCs são muito fracos para 3D ainda, precisam evoluir muito. O Hair And Fur a Displacement também são pesados, mas será mais leve do que o Super Grass. Nesta FAQ eu mostro como criar Displacement no render padrão do Max, o Scanline: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19795 Você pode fazer igual no Mental Ray, mas não precisa aplicar o modificador Disp Approx, basta colocar o mapa no canal Displacement para criar o efeito. Se precisar de mais qualidade, aumente a resolução do Plane que aplicou o Displacement. E tem este artigo aqui no site que mostra as funcionalidades do Hair and Fur, pode ser útil para você se guiar nos estudos dele. O link é esse: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15380 Abraços
Cara, muito obrigado pelas dicas, valeu mesmo!
E ae, também prefiro trabalhar com o Displacement, mais é importante que a textura a ser usada não seje pesada, para melhorar o desempenho da máquina. Valeu!!!
Maquete Eletrônica - Planta Humanizada - Montagem Fotográfica
Oi João, tudo bem? Então vou te dar uma dica muito legal, pelo jeito você usa o V-Ray, certo? Ele não gosta muito de texturas grandes, no Mental Ray não tem esta limitação. Mas em qualquer render é melhor usar mapa procedural do que textura bitmap e o Max vem com um mapa procedural que é ideal para criar gramado com Displacement. O nome dele é Speckle, aplica ele no Displacement do material e apenas inverte as cores, já vai ficar com aspecto de grama, além de ser super leve, não apresentar emenda, ser 3D, não precisar de mapeamento, ser animável e ladrilhável. :) :) Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 642, sendo 10 membro(s) e 632 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Oh_Estevao, Victor Mendonça, gilson antunes, Osvaldo Arquiteto, Willmitnick, joao liu, Adalberto Rocha, Hot, Leonardo, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.