Iluminação interna (Preciso de ajuda)

Por: Superfotos  

Em: 23/09/2007 19:18

Boa noite, Comecei ontem a ter contato com o 3DS MAX e tentei hj modelar um quarto só pra "brincar", coloquei apenas uma Omni com intensidade 2 só pra teste e Renderizei. Pra minha surpresa ficou completamente escuro. Essa foto que to mandando tive que colocar uma intensidade 15 pra ficar assim... Pq será dessa "escuridão" toda? Como poderia melhorar a iluminação desse quarto? Ontem, no meu primeiro contato com o programa, "modelei" pra teste uma salinha muito modesta, mas a iluminação ficou razoavelmente boa com um omni a 0,5 de intensidade e 3 Free spot no máximo com intensidade de 0,5 cada. E hj não deu certo... :cabeçada: Muito obrigado Gente...
Superfotos, A intensidade (ou quantidade) das luzes deve ser proporcional à área a ser iluminada. Não podemos esperar que uma incandescente de 60 W ilumine um estádio de futebol. O ideal é modelar tudo respeitando as medidas do mundo padrão do max, e para tal o ideal é tratar uma unidade como um centímetro. então a sala (que deve ser 3,5x3,5, ou 4x4 pela sua imagem deve ter 350 x350 unidade de área. Nestas proporções pode-se utilizar tranquilamente uma omni com 1 de intensity. Espero ser este o problema! abraços
Doe medula óssea! Doe vida!
"tirmey" disse: Superfotos, A intensidade (ou quantidade) das luzes deve ser proporcional à área a ser iluminada. Não podemos esperar que uma incandescente de 60 W ilumine um estádio de futebol. O ideal é modelar tudo respeitando as medidas do mundo padrão do max, e para tal o ideal é tratar uma unidade como um centímetro. então a sala (que deve ser 3,5x3,5, ou 4x4 pela sua imagem deve ter 350 x350 unidade de área. Nestas proporções pode-se utilizar tranquilamente uma omni com 1 de intensity. Espero ser este o problema! abraços
Tirmey, creio que não seja isso não, pelo que olhei nos 2 projetos, possuem a mesma unidade e + ou - o mesmo tamanho. Em ambos, a unidade é em cm. No caso do tamanho, a sala (aparentemente boa) tem 570 x 260 x 470* e o quarto tem 600 x 300 x 400* Já olhei o render tmb... Nenhuma configuração diferente.. Ambos com Mental Ray e configuração padrão. Será que possui alguma outra configuração que eu não tenha visto? * - medidas: LxCxA Muito obrigado mais uma vez.
n tenho certeza mas na 1 imagem tem alguma abertura para o enviroment entrar?? se n pode ser ele q esteja influenciando a cena visto q na 2 a uma janela e uma porta aparecendo...
é... essas medidas estão razoáveis... Bom já que você está usando o Mental ray, está usando exposure control? pois este ajuste da exposição de luz muda completamente a intensidade das luzes, de acordo com a configuração...
Doe medula óssea! Doe vida!
Bom dia amigos... s3rg1o, o que eu realmente estava pensando em fazer era uma iluminação interna, saca? até tem aberturas, porém em nada iriam adiantar pois não tem nenhuma fonte de luz vindo de fora. Saca? Mas valeu mesmo... Quero mesmo fazer esse "quarto" com mais um tipo de iluminação. tirmey, quase isso carinha, habilitei o Cálculo automático da Energia e Photons e melhorou um pouco, mas ainda não resolvei tudo... Então resolvi fazer uma gambiarra que deu certo.. Exportei o projeto, criei um novo e importei.. hehehe só não veio com texturas, foi então só aplicar novamente os materiais e voalá! Agora posso continuar brincando com meu quarto.. hehehe Uma pergunta... Como posso fazer sombras suaves e com um degradê?? minhas sombras estão ficando duras e feias! Aki no site tem algum tutorial sobre sombras no Mental Ray? Mais uma vez, muito obrigado!
Oi Superfotos, tudo bem? As luzes Standard não perdem força com a distância, por padrão, mas as luzes Photometrics perdem, então, se colocou luzes Photometrics, é normal ficar tudo escuro se não estiver numa determinada escala, mas você pode corrigir numa boa aumentando a intensidade. Agora, se está usando luzes Standard, isso não é para acontecer, a não ser que você habilite as opções de Decay ou Attenuation, pois estas opções fazem a luz perder força com a distância. Você pode ler sobre as luzes Standard neste tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14932 E pode ler sobre as luzes Photometrics neste tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250 Sobre sombras, não tem segredo, no Mental Ray você só vai usar um tipo de sombra, sempre vai ser Raytraced Shadows. Não é o tipo de sombra que cria sombra suave, é o tipo de luz, como acontece na realidade, então, usando o Mental Ray você pode esquecer todos os outros tipos de sombra que tem no Max, inclusive a Mental Ray Shadow Map. Para ter sombra suave você usa as luzes MR Area e aumenta a área de luz no menu Area Light Parameters, quanto maior a área de luz, mais difusa serão as sombras. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 663, sendo 12 membro(s) e 651 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, JMDesign, gilson antunes, Vladis, Rodrigo, Willmitnick, Thiago Couto, Adalberto Rocha, Antonio Neosmar P Silva, Hot, Felipe Duarte, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.