Textura parecendo lisa, quando na realidade não é...

Por: Baldolino51  

Em: 27/09/2007 07:35

Pessoal estou com uma duvida...tenho notada que minhas texturas não tem ficado bem em meus renders, uso o v-ray, nota que, apesar de usar texturas com boas definições, por vezes elas aparecem "meio lisas" sem uma nitidez maior...outro dia renderizando um sofá, a textura na lateral do braço estava ok, mas, no topo parecia lisa...e o braço estava devidamente mapeado com uvw map box e o angulo nao era tão baixo a ponto de não ser possivel uma boa visualização do "topo do braço"...vejam bem, notavasse que ali havia uma textura (pequenos sinais) mas nao estaava nitida. Algum dos colegas teria alguma sugestão para melhor esta nitidez da textura?
Bom dia Baldolino51, seja bem vindo ao fórum. Quanto a sua dúvida, pode ser problema no mapeamento, assim como pode ser falta de bump, poste uma imagem que mostre exatamente o que você quer saber que fica mais fácil te ajudar... OK?
Site sendo reformulado!!!
Seja bem vindo no site. Você poderia postar uma imagem para gente ver o problema? Dependendo do ângulo de visão o Max suaviza a textura, se você coloca zero no valor do Blur no menu Coordinates, o primeiro menu do Mapa Bitmap que usa para aplicar a textura, não vai mais acontecer isso. Veja se é esse o problema. Se não for, tenta aumentar o bump da textura.
Múcio
Obrigado pelas Boas vindas e aos dois amigos que prontamente responderam...mucio tu vês o que é o conhecimento...ja resolveste a parada...baixei o blur para 0,01 (o max nao aceitou 0) e a textura ficou ótima... Obrigado aos amigos
Oi Baldolino51, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Eu fico feliz que os amigos já te ajudaram super bem. E quanto ao valor do Blur, ele não aceita zero mesmo, coloque 0,01 que já fica bom, pois não haverá a suavização da textura de acordo com o ângulo da visão. Agora, mesmo com 0,01 no Blur, se for um mapa de Bump não funciona, porque o Bump é uma ilusão criada com sombreamento, então, se estiver vendo num ângulo muito inclinado, o efeito de saliência se perde. Neste caso você não deve usar o Bump, deve usar o Displacement, para criar as saliências de verdade na malha. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 680, sendo 13 membro(s) e 667 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, JMDesign, Leonardo, gilson antunes, Vladis, Rodrigo, Willmitnick, Thiago Couto, Adalberto Rocha, Antonio Neosmar P Silva, Hot, Felipe Duarte, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.