Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

NataliaEM   Carlos Barbosa, RS - RS
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
claudiosdr   Brasil - CE
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC

Portfólios Ver Mais

Zemer   Brasil - AC
ken3d   brasil - AC
Parooliveira   Sinop, MT - MT
Igor   San Alberto Paraguay - AC

Solução para grande área florestal?

Por: Fabrizio Mei  

Em: 03/10/2007 12:45

Olá pessoal, bom estou desesnvolvendo um trabalho para um cliente e bom, a principio não ia precisar, mas agora o foco do trabalho mudou um pouco e eles precisam representar uma floresta. A questão é a seguinte, é uma industria com uma extensão muito grande e que fica localizada no meio de uma floresta, as imagens não vão ser foto realistas, os predios, tanques, galpões e etc vão ser representados como se fossem peças de plástico, mas eu preciso representar a floresta q está por toda a volta da industria, serão varias imagens, alguma aéreas outras focando determinados pontos da industria de perto, outras de longe e talves eles vão precisar de um videozinho. Como posso representar essa floresta de uma forma que não pese absurdos nos renders? Arvores em 3D do max e speedtree estão descartados, pensei em utilizar um displacement em um plane, mas dependendo do angulo da imagem ele não fica muito convincente, alguém teria alguma solução ou ideia de como resolver esse problema? Agradeço a quem puder dar uma força aí ;) Valeu.
Grandes oportunidades surgem a partir de grande empenho. www.behance.net/fabriziomei
uma dica seria o o uso de um softer amigo do max q é o VUE infinite http://www.e-onsoftware.com/ ja se o caso for usar somente o max, dai espero q colegas do forum te ajude, pois eu não sei o q falar abços
www.marcospaulo.com
Cara, faz as árvores com imagens aplicadas em Planes, fica super leve e fica bom, vai dar para lotar de árvores no terreno.
Múcio
Opa, então o Vue não daria certo pq como eu falei é um floresta.. é densa e um cenário com arvores bem "coladas" uma nas outras e realmente é um terreno grande, é um terreno com mais ou menos 10km x 50km, sendo que pelo menos 90% dessa área é de floresta densa, mata fechada mesmo, ficaria extremamente pesado, quanto aos planes eu pensei nisso tbm, porem nos planes eu vou ter uma vista frontal das arvores, e como eu disse vão ter algumas imagens aéreas do local, aí usando a técnica dos planes, visto de cima, as arvores vão parecer de papel..rs
Grandes oportunidades surgem a partir de grande empenho. www.behance.net/fabriziomei
o vue mesmo!!! tem o modulo ecosystem dele que vc faz e num pesa muito no render!! http://www.e-onsoftware.com/products/vue/vue_6_xstream/?page=3 e se tu usar o xstream vc junta o max e o vue!! renderizando com o mental ray
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
O Vue é muito bom, mas dependendo do caso o render fica bem demorado, em alta resolução então pode demorar muito tempo, pois ele vai renderizar bilhões de poligonos de arvores 3d de alta qualidade. Uma solução rapida, é fazer imagens das arvores com canal alpha para aplicar em um plane, e distribuir pelo local. Assim fica bem mais rapido. Abraço.
Olha vou te mostrar uma alternativa que estou usando para um trabalho. O tempo de render chega a ser uma palhaçada, pq estou renderizando com scanline e os materiais estão com o selfilumination em 100%, ou seja ele não renderiza nem as sombras de volume. ;) http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=26965
Oi Tiago e Caio, obrigado por responderem, então a solução de usar mapas de opacidade em planes eu tbm tinha pensado, mas é como eu falei logo acima, eu usando uma mapa de opacidade da arvore, vou ter ela de frente, e quando eu tiver cenas mostrando a área por cima ou em perspectiva, vou ter arvores de papel ..rss Gostei bastante do resultado que o Tiago postou, o que eu preciso é algo bem próximo disso, uma floresta bem densa, mata fechada mesmo..rs porém a cena não vai ser vista só de cima e de longe, em alguns momentos vou ter imagens mais proximas do local, mostrando os galpões e tals e aí as arvores vão estar mais próximas tbm .. esse tá sendo meu problema, poder mostrar as arvores de longe e de perto sem prejudicar o desempenho e o visual ..rs afinal vou ter uma animação disso, se fossem só imagens paradas eu podia fazer montagens, usando displace pra imagens de longe e planes ou até mesmo arvores em 3d para perto.. mas vou ter uma animação de camera no local q vem de longe e vai pra perto, fica indo e vindo e tals..rs é isso q tá me matando aqui ...
Que nada, existe uma técnica chamada "Billboarding", consiste justamente em fazer as arvores rotacionarem na direção da camera, como vai ser uma area grande, creio que não vá chegar muito perto das arvores, então nem vai dar pra perceber. As arvores que ficarem perto da camera vc pode usar arvores mais detalhadas mesmo. É tudo uma questão de "level of detail", hehee.. Mas a idéia do Thiago é boa mesmo. Abraço.
Vc pode usar pra animação da cena aérea o mesmo lance que eu usei e ai faz um corte seco e passa pra outra cena... que seria esse mais em detalhe... Ai vc pode fazer o seguinte... renderiza os elementos todos separados e com alpha, joga tudo em layers 3d no after e faz uma pam com a camera do after, vai ficar show de bola e de quebra vc ainda não se encomoda com tempo de render dessa animação. E por ser apenas um render still vc pode detalhar a cena a vontade como vc quiser.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 699, sendo 12 membro(s) e 687 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Daniel Monteiro, Frederico Wagner N. R., Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.