Como criar terrenos no 3d studio max...

Por: afarensis  

Em: 11/10/2007 09:28

Olá a todos. Eu estou iniciando no uso do 3ds max e estou tentando criar terrenos pra jogos, eu ví aqui mesmo um tutorial pra criação de ruas em terrenos, mas não de terrenos especificamente. O mais fácil que encontrei foi esse link: http://www.delta3d.org/article.php?story=20051115140557167&topic=tutorials Realmente muito fácil, mas depois do terreno criado, como colocar minhas árvores lá ? quero criar uns campos de golfe e tá difícil achar alguma informação. Alguém poderia me indicar algum site, eu já fiz várias pesquisas no google, ou algum livro a respeito ? Obrigado.
bom...o jeito mais facil eh criar um plane bem segmentado e aplicar um displace com uma imagem em escala de cinza de acordo com o relevo do terreno (branco para alto e preto para baixo) e depois ir modelando os outros itens a parte e ir inserindo na cena...mas atenção se vc quiser fazer um terreno muito grande com muitas coisas atente a qualidade da modelagem dos objetos...se forem muito pesados vc tera problemas de memoria... na computerarts nº1 saiu um tutorial bem interessante ensinando passo a passo como criar terrenos e na desse mes tem a continuação do guia... abraço
Pode editar o relevo com p pait deformation do edit poly. é que nem pintar o relevo. Depois pode salvar em um mapa de displace e dar mais detalhe no PS.
tem um tutorial aki no site que ensina a criar terreno com o displace da uma olhada
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Olá a todos, obrigado pela ajuda. Eu estou tentando começar por esses mapas em escala de cinza, isso é fácil, mas é ruim pois não posso dar o formato exato que quero. Eu quero fazer campos de golfes, simples, nada exagerado, são poucos elementos que compoe os campos... Será que consigo fazer algo parecido com isso em mais ou menos seis meses de estudo do max ? http://www.turbosquid.com/FullPreview/Index.cfm/ID/330289 http://www.turbosquid.com/FullPreview/Index.cfm/ID/312658/SID/330289/blFP/1 Sei que nesses dois modelos acima tem alguns detalhes como a fonte que podem ser cortados do meu projeto. Desculpe a falta de conhecimento, mas até procurei no google e não encontrei, mas onde acho a ComputersArts, por favor ? Só mais uma... :lol: Será que se eu tentar encontrar um profissional brasileiro pra fazer os campos pra mim sairia mais barato que os modelos acima (U$60/U$40)? Muito obrigado pela ajuda, estou precisando mesmo. Abraços.
Oi Afarensis, tudo bem? É super tranquilo fazer terrenos no Max e dá para ficar bem melhor do que este que mostrou. Para criar a malha do terreno você pode usar curvas de nível e o recurso Terrain que fica no Creat>Compound Objects, ou pode criar com o Displace, usando um mapa pintado no PhotoShop em tons de cinza. Este tutorial aqui explica como fazer o terreno com Displace: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14970 Para distribuir as árvores você pode usar o Scatter, que também fica no Compound Object, mas apesar de fácil, ele é chato e limitado. Vale muito mais a pena distribuir com o Particle Flow, que apesar de ser fácil de fazer isso nele, quando a pessoa não conhece o sistema dele fica complicado. Basicamente você precisa aplicar um operador Birth com zero no Start e no Stop, depois um Position Object e adicionar o terreno, por fim um Shape Instance e adiciona a árvore ou o grupo de árvores, neste último caso deve marcar a opção Group Members do Shape Instance. Ainda poderia criar grama com Displacement ou com Hair and Fur, ai ficaria muito melhor do que o terreno do exemplo. :) Abraços
Olá André, obrigado pela força. O esquema do mapa através dos tons de cinza eu já fiz, testei e ainda não me acertei. Depois que eu crio um mapa de textura e aplico eu não acho o resultado satisfatório, ou estou fazendo algo errado ou é ruim mesmo. Mas como estou começando agora pode ser que eu esteja completamente errado ;) Quanto as suas dicas eu agradeço muito, mas ainda são bem avançadas pra mim, estou començando mesmo, mas já salvei aqui na minha máquina e logo que entender eu usar, obrigado. Eu encontrei um tutorial de camarada mostrando a modelagem de um campo de golfe no 3d studio, que sorte ! http://www.ggssystems.com/max3dstutorial1.htm Obrigado pela ajuda, vou estudar um pouco do básico, já comprei um livro e estou mergulhando nele. Abraços, Carlos.
Oi afarensis, tudo bem? Depende da resolução do Plane que está aplicando o mapa de Displace. Se o Plane tiver poucas faces, fica ruim mesmo. Coloca o máximo de Segments que aceita no Plane e depois ainda aplica um Turbo Smooth. Depois aplica o Displace com o mapa que pintou no PHotoShop. Ficará bem melhor. Pode melhorar mais ainda aplicando um outro Turbo Smooth depois, mas fica pesado, obviamente. Depois que estiver pronto, você pode aplicar o modificador Optimize para otimizar e diminuir a quantidade de polígonos, deixando mais leve. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 786, sendo 4 membro(s) e 782 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, RogerBalboa, JMDesign, nandao.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.