Oi gente, tudo bem?
Primeiro precisa saber qual é o renderizador usado, não tem nem como falar nada sem saber isso, porque depende puramente do renderizador, cada um tem seus macetes.
Se o 3Denis está usando o Scanline, que é o mais provável, já que está usando Shadow Map e só no Scanline que se usa essa sombra, vai ter problemas de render com muitos materiais de vidro, porque o Scanline é muito ruim com Raytrace, é super lento.
Se você trocar para o Mental Ray, sem mudar nada na cena, com os mesmos materiais e tudo mais, só vai ter que trocar a sombra para Raytraced Shadows, o tempo de render vai cair absurdamente, porque o Mental Ray é muito bom com Raytrace, provavelmente ele tem o melhor sistema de raytrace do mundo.
Como tudo no Mental Ray é feito por Raytrace, para traçar materiais de vidro é uma baba e faz rapidinho, enquanto que no Scanline vai demorar pacas mesmo.
Agora, se ligar os efeitos avançados de iluminação do Mental Ray, ai o tempo começa a subir novamente, mas também a qualidade e o realismo da cena aumentam muito.
Faça o teste para você ver, mude para o Mental Ray no menu Assing Render dentro da ficha Commons na janela Render Scene e veja o tempo que vai dar.
Agora, sobre a questão de sombras Shadow Map e as outras, no Mental Ray só usa Raytraced Shadows, então, nem conta a Shadow Map e nenhuma outra.
Mas no render padrão tem uma boa diferença entre elas, não de qualidade, porque é possível criar ótimas sombras difusas e duras com a Shadow Map.
O problema está no quanto gasta de memória e processamento.
A sombra Raytrace não ocupa memória, mas gasta muito processamento, enquanto que a sombra Shadow Map não gasta processamento, mas consome muita memória para guardar o mapa.
Se aplicar uma Shadow Map numa luz que ilumina um objeto muito grande com detalhes pequenos, pode dar falta de RAM por causa dessa Shadow Map.
Usar muitas luzes Shadow Map na cena costuma fazer o render dar pau de RAM.
Abraços