Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
Tiago   Indaiatuba - AC
Lucas Rafael   Parana - PR
dpi3d   Recife - PE
juliano.henrique   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Fontanetti   São Carlos - SP - SP
JGBRENE   SAO PAULO - AC
Gui Oliveira   Telêmaco Borba - PR

como fazer aluminio?

Por: Mandinha  

Em: 31/10/2007 17:36

Alquem pode me explicar como eu crio uma textura de aluminio que fique realista? Ja fiz algumas experiencias mais não consequi um resultado satisfatorio...
ola mandinha...tu quer Aluminio ou Aço escovado? muita gente se confunde com isso...se for mesmo aluminio eu coloco um bocado de reflexo e do uma disperçada basica nele...abaixo um pouco o valor do Reflect Glossines, caso seja msm aço escovado tem uma configuraçao meio complexa para seguir...assim que puder passo
Edward Richards http://edwardcg.deviantart.com
Mandinha primeira coisa a saber é qual o renderizador que vc está usando? Outra coisa importante sobre qualquer textura que tenha reflexão, o seu realismo vai depender bastante do que está em volta do objeto que vc aplicou a textura, o ambiente ou enviroment em inglês. Na seção de texturas do site existem diversas texturas de alumínio para vc utilizar nos renderizadores Scanline, Vray e MentalRay.
ola Rogério, eu estou usando o render padrão do max, e vou utilizar a texturas para esquadrias, mais especificamente janelas de um edificio... ja andei procurando na seção de texturas e não vi mais vou dar outra olhada se vc diz que tem la obrigado
imagino que essas imagens serão feitas com uma certa distância. Tenho o costume de colocar as esquadrias com cor (cinza claro ou branco) apenas, sem reflexão. Com isso não carrega o arquivo e representa a janela. Se tiver alguma imagem próxima (+ou- 5m), aí sim use algo reflexivo. O alumínio é perigoso, pq muito reflexivo deixa um material falso e outra, esquadrias de edifícios, tem acabamento fosco. Com o tempo, a sujeira vai impregnando e fica mais fosco ainda (não sei se podemos usar essa expressão). Valeu
Ai Mandinha, com o render padrão não dá para criar alumínio realista, porque este material precisa de reflexo borrado de verdade. no render padrão só dá para simular reflexo borrado com o mapa reflect/refract. Você pode fazer igual está fazendo no render padrão, mas troca o render para o Mental Ray teclando F10 e escolhendo o Mental Ray no Production do menu Assign Render. Ai você vai conseguir aplicar reflexo borrado de verdade colocando o Shader Metal (lume) no canal Reflection do material Standard. Ligando o Blur dele, o reflexo borra, você controla o borrado no Spread e a qualidade no Samples. Ajustando legal, fica um alumínio perfeito. Precisa colocar cinza no diffuse e ajustar a cor do Shader Metal. Alumínio é bem borrado, precisa colocar bastante no Spread. No final das contas, só de trocar para o Mental Ray, sem aplicar GI nem nada, fazendo igual você está fazendo no render padrão, vai ficar muito mais rápido no Mental Ray. OBS: se estiver com sombras shadow map, muda para raytrace ou troca as luzes para MR Area Omni ou MR Area Spot, o resto é tudo igual no render padrão.
Oi Mandinha, tudo bem? Concordo com o Supermax, só de você mudar para o Mental Ray, poderá fazer tudo da mesma forma que faz no Render padrão, a única diferença é que vai renderizar mais rápido. Ainda terá a vantagem de poder usar estes recursos de Shaders para criar materiais que são impossíveis de criar no render padrão, como metal escovado e vidro jateado, por exemplo. Segue a dica do Supermax para criar o alumínio que vai ficar legal, o render deste material é um pouco mais pesado, mas fica muito bom. Pode ser que a imagem fique um pouco serrilhada, então, para não complicar as coisas, apenas entre na ficha Renderer, dentro da janela Render Scene e coloque 16 no Maximum Samples no primeiro menu que tiver. Assim, vai renderizar bem suave, demora um pouco mais, mas fica super suave. Outra vantagem é que poderá usar luzes com sombras difusas de verdade, usando as luzes MR Area Spot e MR Area Omni. Depois, mais para frente, quando quiser GI, é só habilitar o Final Gather na ficha Indirect Illumination e você vai obter uma imagem com qualidade bem superior. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711222.

Total de membros registrados: 138747

Últimos membros registrados: Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic.

Usuário(s) on-line na última hora: 738, sendo 2 membro(s) e 736 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Janva026, Claudio Nichollas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.