Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
David   João Pessoa PARAIBA
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Grasiano   Campo bom - RS - RS

Portfólios Ver Mais

3dmarco   Blumenau - SC
JOM   Portugal
wesleiandrade   Natal / RN - AC

Grama com Hair and Fur e Mental Ray

Por: Goulart  

Em: 16/11/2007 02:54

Fala pessoal... Comecei a estudar Mental Ray tem uma semana +/- , eu só usava Vray, achava q MR era dioficil e lento... mas o este forum e o André me convenceram do contrário então resolvi estudar rsrsrsr Mas grma é um dos requisitos pra eu ficar com um render como oficial, pois sou arquiteto e utilizo bastante isso... Fiz uns testes com hair and fur pra gerar grama pois não estava gostando muito da que estava conseguindo com o displace no Mental Ray. Já fiu instruido e li a respeito que o disp do MR pode fazer tudo q o do vray e até mais.. no entanto não consegui os mesmos resultados... Li bastante o manual do max entrei em alguns foruns para entender como fazer o hair gerar sombras com MR e com MR SUN E SKY, fiz esse teste com Final Gather preset HIGH e 1 no difuse bounces, uma vez q não sei configurar o MR ainda, usei preset... e acredito ser por isto a demora no render 1h57 mins em 800x600 ... talve o fato de ser um close da grama tb tenha influencia... Nas configs do hair usei mr_prim ao invés de buffer, pois é o metodo que faz o MR renderizar melhor o hair and fur e aceitar as luzes e sombras, utilizei tb um shader chamado MuHair, fui atrás do Bo_FastHair mas li aqui mesmo q era incrivelmente lento apesar do nome, dai de cara com esse Muhair que estava cotado como tendo um desempenho muito superior ao shader padrão do max e ao bo_fasthair... Ele tem muitas opçõs de configuração e parece bem completo, e no preset draft renderizou em 2.53 mins, acredito que a lerdesa no meu render seja por ignorancia minha em MR. Enfim, deêm uma olhada, critiquem e se gostarem explico mais detalhadamente o que fiz para que com pitacos aqui e ali de todos possamos chegar numa grama bem legal... Segue o teste mais bem sucedido que consegui... Por favor corrijam-me se errei em alguma informação, como disse, estou começando em MR. Abs,
Gustavo Goulart
Arquiteto / Artista Gráfico
para ficar bom com o displacement o objeto precisa ter uma boa resolução, ou então precisa configurar o displacement na aba renderer para fazer mais subdivisão, só que ai gasta mais memória e demora mais no render. vale mais a pena aplicar um mesh smooth no objeto que vai receber o displacement. Estando com um objeto com boa resolução, até usando o displacement do material padrão do max já fica bom. para fazer mais coisas precisa usar shaders de displacement, tem vários no Mental Ray. ai vc vai aplicar no displacement do menu mental ray connection agora, o hair and fur funciona super bem com o mental ray e não é demorado. acho que é melhor testar e estudar com os recursos padrões que todo mundo conhece em vez de usar shaders de hair, ainda mais se está començando. Mas eu queria ver este Shader de hair que você disse, não conheço ele e já estudo o MR faz um certo tempo, desde que comprei o curso do André no meio do ano. Fala onde você baixou ele. Eu acho que a configuação e a textura do hair and fur não está legal, a grama está muito embaralhada e está ficando branca em cima. E tem que lembrar que você não vai aprender o Mental Ray em poucos dias só porque já usa o V-Ray, muito pelo contrário, é capaz de encontrar mais dificuldade por ficar pensando na forma que o V-Ray fazia. Se lembrar do começo dos estudos no V-Ray, também não conseguia bons resultados com o Displacement como consegue hoje, porque todo programa tem seus macetes e vai levar meses até pegar os macetes do mental ray, igual aconteceu quando começou a estudar o v-ray.
Múcio
Mucio valeu pelas dicas!! Depois vou passar aqui novamente e explicar mais detalhadamente com ousei o shader pra quem se interessar agente poder desevolver junto dentro desse shader que segundo comentários é melhor que o padrão e que o fasthair... As pontas esbranquiçadas aconteceram qndo resolvi deixar ativar uma conifiguração do shader que, segundo manual, define a influencia do GI sobre a grama. Só que achei melhor sem essa influencia do GI, pois eu deixei um percentual quase nulo de inflencia e ficou com as pontas brancas, com o percentual máximo fica tudo branco... não sei se é pelo mr sun e sky talvez terem potencia de luz grande demais para o shader.. não entendi bem... mas o tópico taí pra isso, pra entedermos essas coisas juntos.. vamos ver se alguem se interessa rsrsrsr Seguem os links aqui foi onde descobri sobre ele: http://www.mymentalray.com/forum/showthread.php?t=215 pra download tem que procurar por "Daniel Rind" no maxplugins.de lá vc acha o link para download do plugin original para XSI (MuhHair V1.01) na pagina do autor e no proprio maxplugins.de vc tem o link pra baixar o .mi complemento pro MAX. http://www.maxplugins.de/mentalray.php?search=&sort=Author abs,
Gustavo Goulart
Oi Goulart, tudo bem? Eu concordo plenamente com o Múcio, mas eu acho que se está começando agora com o Mental Ray, o certo é estudar como controlar os Photons para gerar GI, depois a suavização com Final Gather, ai vai estudar Caustics, Antialiasing, Displacement, estes recursos próprios do Render Depois pode testar recursos do Max com o Mental Ray, como o Hair And Fur, partículas, Volume e tudo mais. Só depois que vai estudar Shaders de terceiros, porque depende de conhecer tudo isso que eu disse antes para poder se entender bem com eles e ter certeza se os resultados estão desta forma por causa do Shader ou por problemas em outras configurações do programa. Mas agradeço pela dica do Shader, porque é legal para usuários avançados e vale a pena postar como notícia na 3D1. Abraços
André e Múcio, Realmente vcs estão certos, to no famoso "dar o passo maior que as pernas".. rsrsr mas é dificil controlar a ansiedade de obter bons resultados qndo vc os obtem em outro render, se eu não soubesse nada seria fácil segurar a onda e ir passo a passo, mas o ritmo de trabalho pede q sejamos rápidos nas atualizações e era o que eu estava tentando... mas vou tentar ir com mais calma rsrs enquanto isso vou usando o Vray pra conseguir os resultados que estou acostumado, a hora que eu me sentir mais fluente no mental ray troco de vez rsrsr ou não... hehehe.. bem , obrigado pelas dicas e continuarei tentando aprender aqui com vcs neste excelente forum. Abraços a todos.
Gustavo Goulart
Ai goulart, o Eduardo moderador aqui do site trocou o vray pelo mental ray também, ele postou um tópico hoje falando para outro amigo que depois que comprou o curso de mental aqui do site, ele levou 4 meses para começar a conseguir os resultados que conseguia no V-Ray. Eu acho que ele estava no mesmo pé que você está hoje, conversa com ele que pode ajudar. Quando começou com o V-Ray também demorou para conseguir bons resultados, mas se está migrando de render é pior ainda, porque fica pensando em como o V-Ray fazia e tenta fazer igual no Mental Ray, só que ele funciona diferente. Por isso que eu indico o Mental Ray para os iniciantes, mesmo com alguns usuários bringando comigo por conta disso, para o cara não ter que migrar depois, porque é mais difícil do que aprender do zero.
Múcio
É isso ai Mucio... a transição é mais pesada do que o aprendizado no ponto de perder os vícios, por outro lado a experiência faz vc obter resultados mais rapidamente do que um novato. Acho que não sofrer tanto assim , pq trabelhei um breve período com um renderizados baseado em photomap para LightWave chamado K-Ray e meio que comecei a entender a filosofia da coisa rsrsr a noçao de luz, comportamento de shaders ajuda agente a prosseguir .. fiz esse teste, que o pessoal tem achado legal, foi meu primeiro render no Mental Ray mais finalizado.... tem ai seus defeitos rsrs claro, eu tava louco pra testar a luz e os materiais, dá uma passada lá faz umas criticas... levou um bom tempo pra renderiza, ai que entra a exeperiência.... saber reduzir o tempo sem perder a qualidade... http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28565&highlight=goulart valeu pelo help, abs,
Gustavo Goulart
Oi Goulart, tudo bem? Como te disse no email, você está indo muito bem nos seus estudos de Mental Ray. Eu achei que estava se perdendo nesta questão de Shaders por causa deste tópico, mas a imagem que você fez mostra que está no caminho certo, parabéns, ficou muito boa. Agora é só uma questão de refinar os detalhes e pegar bem as manhas de configuração e de criação de materiais no Mental Ray. Sobre aquele lance de Shaders para controlar melhor os recursos do Render e ganhar tempo, hoje eu postei um dos melhores Shaders para isso na seção de Shaders do Mental Ray aqui na 3D1, fica dentro da seção Texturas, o Shader se chama Is Mat Irradiance. Ele deixa você configurar FG, GI e Caustics em cada material, comparando com o V-Ray seria o mesmo que poder configurar os valores de Irradiance e Light Cache individualmente em cada material. Assim, pode deixar os objetos em segundo plano com menos GI e FG, fazendo o render ficar muito mais rápido. Em cenas complexas com muitas árvores por exemplo, você pode usar valores baixos nestes objetos e valores normais só no resto. É muito bom e fácil de usar, dá uma olhada lá. Abraços
André, tudo ótimo! e por ai? Estou estudando mais, ainda lutando contra o tempo, nos dois sentidos tempo pra estudar e o tempo de render rsrsr Vi o shader essa madrugada e percebi que seria uma bela solução mesmo, vou começar a testar!! Valeu pela dica! Abraços,
Gustavo Goulart
Goulart, peço licença pra invadir o seu tópico, e te fazer uma pergunta. Tenho um problema em usar Hair na Fur usando MR PRIM e com MR SUN E SKY, minha grama sempre fica preta, talvez meu problema nem esteja ai, esteja no Exposure Control, mas ai eu já não sei. Se você poder me dar alguma luz, agradeço.
3dsMax 2017 / VRay / Corel

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138756

Últimos membros registrados: Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks.

Usuário(s) on-line na última hora: 522, sendo 7 membro(s) e 515 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Figurol696, artizynt, Varney, JesusEnzo , Thiago Couto, nildoe, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.